Artigos
Pesquisa, diagnóstico e dignidade: o compromisso do MCTI com a saúde da mulher
Multimídia
Rosemberg prevê vitória de Jerônimo contra ACM Neto no 1º turno
Entrevistas
Após retorno à AL-BA, Luciano Ribeiro descarta disputa pela reeleição e diz estar focado na campanha de ACM Neto
jorja smith
O Afropunk Brasil anunciou duas novas atrações internacionais que irão agitar a edição de 2026 do festival, que acontece nos dias 7 e 8 de novembro no Parque de Exposições, em Salvador.
Após a confirmação de Kehlani, a organização do evento anunciou as apresentações de Kelela e FLO, que se juntam a uma grade repleta de estrelas nacionais, como Gilberto Gil, Criolo, Gaby Amarantos, Lazzo Matumbi e Emicida, além da artista internacional Jorja Smith.
QUEM É KELELA?
Considerada uma das estrelas da música eletrônica, a artista é tida como um destaque na cena com uma das vozes mais originais do eletrônico experimental alternativo. A cantora e compositora etíope-americana, que lançou seu primeiro trabalho na indústria musical em 2013, apresenta ao público um R&B de textura densa com nuances da música experimental.
QUEM É FLO?
O trio britânico formado por Jorja Douglas, Renée Downer e Stella Quaresma, vem sendo considerado o Destiny's Child da nova geração. Inspirada justamente nos grupos femininos dos anos 90, as artistas levam para o público uma proposta que combina harmonias e referências dos anos 1990 e 2000, com uma linguagem totalmente contemporânea. Em 2023, a banda se tornou o primeiro grupo efminino britânico a ser indicado ao Grammy, e atualmente é considerado a renovação global do R&B.
Para Ana Amélia Nunes, diretora de conteúdo da IDW Company, empresa responsável pelo Afropunk Brasil, a grade de 2026 traduz o gosto do público e a proposta que o Afropunk sempre teve, de unir gerações em uma grande celebração da cultura afro-diaspórica.
"O lineup de 2026 traduz exatamente o que buscamos construir com o AFROPUNK Brasil: um espaço onde diferentes gerações, territórios e expressões da música negra possam dialogar. Reunir tantos artistas mostra a potência dessa conexão entre legado, presente e futuro. Salvador segue sendo o coração dessa história e é desse lugar que continuamos expandindo o projeto para o Brasil. Reunir artistas como Gilberto Gil, Emicida, Jorja Smith, Kehlani, Kelela, FLO e AJULLIACOSTA mostra a potência dessa conexão entre legado, presente e futuro", afirmou.
O festival que em Salvador desde 2021, reuniu mais de 75 mil pessoas no último ano com edições em São Luís, Rio de Janeiro e Salvador.
De acordo com a organização, o Afropunk Brasil impactou mais de 12 milhões de pessoas e gerou R$ 136 milhões na economia local, com público de todos os estados brasileiros e de mais de 36 países.
Para Potyra Lavor, CEO da IDW Company, o projeto é uma prova de como o investimento na cultura dá retorno ao país. “É cultura gerando negócios e fortalecendo os mercados por onde o festival passa”.
O plano de expansão segue para os próximos anos com novas praças, e edições em Fortaleza, Belo Horizonte, Brasília e Porto Alegre. Os ingressos para o Afropunk Brasil 2026 ainda não começaram a ser vendidos.
A cantora britânica Jorja Smith, anunciada como uma das grandes atrações do AFROPUNK Brasil 2025, ainda em 2024, teve a apresentação em Salvador cancelada.
Por meio de nota, a equipe do festival anunciou o cancelamento, informando que a decisão da cantora impacta outras apresentações no Brasil.
Comunicado oficial. pic.twitter.com/DniEDSy4Dc
— AFROPUNK Brasil (@oafropunkbrasil) August 21, 2025
Apesar da ausência da artista na grade do AFROPUNK Brasil, a produção do evento já anunciou nesta quinta-feira (21) a atração que irá substituir a cantora na grade.
A cantora e compositora norte-americana Coco Jones, de 27 anos, estrela do R&B, estará na grade no dia 8 de novembro.
A artista se tornou conhecida do público ao participar do filme musical Let It Shine, do Disney Channel. Com mais de 3 milhões de ouvintes mensais no Spotify, a cantora tem entre os grandes hits 'Here We Go (Uh Oh)' e 'ICU'.
Além de Coco, e DJ Sister Nancy, a outra atração internacional da grade é a estrela nigeriana Tems, dona de 2 Grammys e um dos expoentes da cena dos Afrobeats ao lado de nomes como Burna Boy, Fireboy DML e Wizkid, será a grande atração do segundo dia de festa, 9 de novembro.
Com mais um ano de patrocínio do Banco do Brasil e apoio da Heineken, o AFROPUNK Brasil já está com os ingressos à venda no site Byinti, e custam a partir de R$ 76.
Confira o line-up confirmado até agora:
- 08 de novembro (sábado) Coco Jones, ÀTTOOXXÁ, BK', Boneka, MC Luanna, Núbia convida Muzenza, Péricles.
- 09 de novembro (domingo) Tems, Baianasystem e Sister Nancy, Budah, Liniker, Tatau convida Márcia Short e Lazzo Matumbi, Os Garotin, Umiranda.
O Axé Music terá espaço no palco do Afropunk Brasil em 2025. A organização do festival anunciou nesta quinta-feira (3) um show especial para celebrar os 40 anos do movimento musical que faz parte da identidade do Carnaval de Salvador.
Tatau convida Márcia Short e Lazzo Matumbo para o show 40 anos da Afro Axé Music. De acordo com a organização do festival, o termo Afro antes do Axé Music foi uma forma de enfatizar a participação da comunidade negra no movimento.
"AFRO AXÉ é a enfatização das reais raízes do movimento da Axé Music! Apesar de hoje em dia ser associados a várias pessoas brancas, é a raiz AFRO que criou e manteve, até hoje, a Axé Music viva e pulsando. Isso também é AFROPUNK."
O show acontecerá no dia 9 de novembro, no Parque de Exposições. Com mais um ano de patrocínio do Banco do Brasil e apoio da Heineken, o AFROPUNK Brasil já está com os ingressos à venda no site Byinti, e custam a partir de R$ 76.
Confira como está a line-up do Afropunk Brasil até o momento:
Jorja Smith
BK’
Péricles
Liniker
BaianaSystem
Sister Nancy
ÀTTØØXXÁ
Budah
Núbia convida Muzenza
MC Luanna
Os Garotin
DJ Boneka
DJ Umiranda
Tems
Tatau convida Márcia Short e Lazzo Matumbi
O festival AFROPUNK Brasil anunciou novas atrações que se juntam a cantora norte-americana Jorja Smith na programação deste ano do evento, que chega a quarta edição no país.
Confirmado para acontecer nos dias 8 e 9 de novembro no Parque de Exposições de Salvador, a festa contará com apresentações de BK', Liniker, BaianaSystem, ÀTTØØXXÁ, Péricles, Núbia convida Muzenza, DJ Umiranda, Budah e DJ Boneka.
O pagodeiro fará a grande estreia no evento, que em 2023 contou com show de Jorge Aragão, outro grande ícone do samba. Enquanto BK' é esperado pelo disco recém-lançado 'Diamantes, Lágrimas e Rostos para Esquecer', que trouxe parcerias com Djavan, Fat Family, Milton Nascimento, Luedji Luna e Evinha.

A grade volta a contar com as apresentações de Liniker e BaianaSystem.
"Mais do que um festival, o AFROPUNK Brasil é um espaço onde culturas se cruzam, se respeitam e se transformam. Quem vive a experiência afropunker sai com lembranças que ressoam no corpo", afirma Ana Amélia Nunes, sócia e diretora de conteúdo da IDW Entretenimento.
O evento terá mais um ano de patrocínio do Banco do Brasil e apoio da Heineken. Os ingressos começam a ser vendidos no dia 22 de abril para clientes BB Ourocard Visa, e no dia 28 de abril terá a venda geral.
Quem pensou que já deveria se despedir do Afropunk Bahia, se enganou. O festival anunciou, nesta quinta-feira (14), a primeira atração confirmada para a edição de 2025, em Salvador.
A cantora britânica Jorja Smith, dona de hits como ‘Be Honest’, ‘Blue Lights’ e ‘By Any Means’, foi confirmada para realizar um dos shows do festival no dia 8 de novembro de 2025. A cantora já esteve no Brasil, mas será a primeira vez da artista na capital baiana.
Jorja é uma das principais vozes do movimento R&B da Inglaterra e chegou a ser indicada ao Grammy Awards como Artista Revelação. A cantora também angariou o prêmio de Melhor Artista Feminina Britânica, no Brit Awards, uma das principais premiações do país.
A próxima edição do evento será realizada nos dias 8 e 9 de novembro de 2025. A edição de 2024, realizada no último fim de semana, em Salvador, teve como as atrações internacionais as cantoras Erykah Badu e Lianna La Havas.
Curtas do Poder
Pérolas do Dia
João Roma
"A lei não pode ter lado político".
Disse o presidente estadual do PL na Bahia e pré-candidato ao Senado Federal pelo estado, João Roma, utilizou as redes sociais nesta sexta-feira (19) para comentar a operação de busca e apreensão realizada pela Polícia Federal (PF), com autorização do Supremo Tribunal Federal (STF), que teve como um dos alvos o senador Jaques Wagner (PT), líder do governo no Senado.