Modo debug ativado. Para desativar, remova o parâmetro nvgoDebug da URL.

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies

Marca Bahia Notícias
Você está em:
/
/
Tag

Artigos

Luciana Santos
Pesquisa, diagnóstico e dignidade: o compromisso do MCTI com a saúde da mulher
Foto: Rodrigo Cabral / MCTI

Pesquisa, diagnóstico e dignidade: o compromisso do MCTI com a saúde da mulher

Governar com sensibilidade é transformar o conhecimento científico em dignidade e qualidade de vida para as pessoas. Por muito tempo, as dores e os desafios da saúde menstrual e da endometriose foram tratados sob o manto da invisibilidade, relegados a um silêncio que penaliza milhões de mulheres, trabalhadoras e estudantes brasileiras. Neste mês de junho, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em um esforço conjunto com o Instituto Alana, deu um passo histórico para mudar essa realidade.

Multimídia

Rosemberg prevê vitória de Jerônimo contra ACM Neto no 1º turno

 Rosemberg prevê vitória de Jerônimo contra ACM Neto no 1º turno
Em entrevista ao podcast Projeto Prisma, com Fernando Duarte, o deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) afirmou ter confiança na vitória do atual governador Jerônimo Rodrigues na disputa contra ACM Neto (União) pelo governo do estado.

Entrevistas

Após retorno à AL-BA, Luciano Ribeiro descarta disputa pela reeleição e diz estar focado na campanha de ACM Neto

Após retorno à AL-BA, Luciano Ribeiro descarta disputa pela reeleição e diz estar focado na campanha de ACM Neto
Foto: Divulgação / Agência AL-BA
De volta à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) desde janeiro, após assumir a vaga aberta com a morte do deputado Alan Sanches, Luciano Ribeiro (União) concedeu entrevista ao Bahia Notícias na última semana e falou sobre a produtividade do Legislativo para 2026, ano que será marcado pela disputa eleitoral, e o cenário político para a corrida ao governo da Bahia. O deputado também tratou da formação da chapa de oposição e afirmou que, neste momento, descarta disputar a reeleição. Desde o seu retorno, Luciano passou a ocupar a vice-liderança da oposição e a vice-presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa.

jacuipense x juazeirense

Juazeirense promove dois atletas da base para fazerem estreia na Série D do Brasileiro
Foto: Thiago Tolentino / Bahia Notícias

A Juazeirense promoveu a subida de dois atletas para integrarem a equipe principal no jogo deste sábado (11), contra o Jacuipense, pela Série D do Brasileiro. Adhones (atacante) e Kauan (volante), ambos com 18 anos de idade, receberam a atenção do técnico Evandro Guimarães para subirem do sub-20 e atuarem pelo profissional. Em conversas com o Bahia Notícias, Mário Ribeiro, membro da comissão técnica da divisão de base do Cancão explicou como se deu esse processo.

 

''Hoje dois desses atletas que hoje estão aqui no profissional fazem parte da equipe Sub 20, que hoje está disputando o Campeonato Baiano. Nos olhares do treinador, eles foram observados e foram escolhidos para participar do profissional. Hoje é o primeiro dia deles no clube, receberam o chamado e já vieram para o jogo. A gente está agradecendo a parte profissional por essa oportunidade que estão dando a esses garotos. Existe mais um bocado que está esperando também essa oportunidade, mas a gente, desde já, agradece esse momento'', revelou Ribeiro.

 

Apesar da celebração, os garotos não puderam estrear com vitória neste sábado, pois o Cancão perdeu pelo placar de 2 a 1 diante do Leão do Sisal. A equipe agora volta as atenções para enfrentar o CSE, no Adauto de Moraes, no próximo sábado (18), e precisa da vitória para fugir da última colocação do Grupo A4.

 

 

Kanu enaltece equipe após primeira vitória do Jacuipense na Série D: ''Estávamos precisando da vitória''
Foto: Thiago Tolentino / Bahia Notícias

No confronto do Grupo A4, o Jacuipense venceu a Juazeirense neste sábado (11), pela terceira rodada da Série D do Brasileiro. Um dos destaque em campo, Kanu falou sobre o bom desempenho da equipe contra o Cancão, o zagueiro também falou sobre como conseguiu suportar à pressão no fim do jogo, mesmo com um jogador a mais.

 

''Acho que a gente fez um bom jogo. Controlarmos o primeiro tempo todo e não é a toa que a gente fez dois. Podia ser mais. Acho que a gente suportou muito bem, com um campo muito pesado e muito difícil. Jogar com uma equipe como a Juazeirense é muito difícil por ser muito competitiva. Em geral, acho que fizemos um bom jogo. No segundo tempo a gente teve muito pouco a bola. A equipe da Juazeirense pressionou, fez um gol e criou várias oportunidades, dava até para empatar. Mas, graças a Deus, a gente conseguiu suportar bem. O meu goleiro também pegou umas bolas muito importantes ali. Três pontos muito importantes, né? Estavamos precisando. A gente vinha de dois empates e aí a gente colocou na cabeça que tinhamos que ganhar o jogo dentro de casa. Graças a Deus a gente garantiu a primeira vitória e esperamos que a gente possa dar continuidade no trabalho. Jogo fora de casa, jogo muito difícil, e que a  gente possa chegar e fazer o resultado que é mais importante pra nós. É a única competição que tem esse ano, então a gente tem que chegar e tentar subir esse time pra série C. Estamos sonhado com essa classificação'', comentou Kanu.

 

Garantindo sua primeira vitória na competição após dois empates consecutivos, o Leão do Sisal agora mira suas atenções para o Asa de Arapiraca, no estádio Municipal Arapiraca, em partida válida pela quarta rodada da primeira fase. A bola rola às 17h, no próximo sábado (18).

Técnico da Juazeirense analisa derrota para o Jacuipense na Série D: ''Tomamos dois gols muito infantis''
Foto: Thiago Tolentino / Bahia Notícias

Jogando pela terceira rodada da primeira fase na Série D do Brasileiro, a Juazeirense levou a pior diante do Jacuipense neste sábado (11). Evandro Guimarães, treinador do Cancão de Fogo, analisou a derrota da equipe e destrinchou sobre os aspectos que faltaram para sua equipe não sofrer gols.

 

''A análise que eu faço é bem simples, nosso time no primeiro tempo errou demasiadamente na parte de transição defensiva. Não estava tão mal, mas errou em um momento crucial com dois gols muito infantis. Depois do segundo tempo nós voltamos com um jogador a menos, mas mantivemos uma pressão grande em que eu acho que até mereceu empatar o jogo dentro do que produzimos no segundo tempo. O futebol não é dito, mas sim efetivo. Se não tiver efetividade para concluir as jogadas e conseguir os gols, nada se pode fazer. Nosso time precisa melhorar nesse aspecto de duelo, de ganhar mais essas jogadas e errar menos''

 

Evandro também fez uma projeção para o próximo confronto contra o CSE. A partida será com o mando de campo do Cancão e desta vez o clube terá sua torcida local para apoiar dentro do Adauto de Moraes.

 

''Temos que esfriar a cabeça, descansar e fazer grandes jogos dentro da nossa casa. Agora nós temos a chance de jogar em casa e temos a chance de disputar jogos difíceis lá também, mas precisamos nos impor mais e fazer as coisas acontecerem''

 

A partida da Juazeirense contra o CSE é válida pela quarta rodada da Série D, a bola rola às 16h em Juazeiro. O Cancão de Fogo amarga a última colocação na tabela do Grupo A4, somando apenas um ponto do empate contra o Itabaiana, na primeira rodada.

 

 

Jacuipense resiste à pressão da Juazeirense no final e garante primeira vitória na Série D do Brasileiro
Foto: Lucas Pena / Jacuipense

Jacuipense e Juazeirense se enfrentaram neste sábado (11), no estádio Roberto Santos (Pituaçu) pela terceira rodada da primeira fase da Série D do Campeonato Brasileiro. O Leão do Sisal venceu o jogo pelo placar de 2 a 1, com gols de Vitinho e Adriano Michael Jackson


O primeiro tempo começou com muita intensidade por parte das equipes e o Cancão de Fogo foi quem chegou mais à área no início do jogo, mas não causou perigo ao Jacupa, que soube ser mais organizado e passou a tomar as ações com bons toques de bola nos espaços deixados pela  equipe de Juazeiro. Aos 37 minutos do primeiro tempo, Adriano Michael Jackson rolou para Firmino, que achou Vitinho livre na entrada da área, o camisa 11 passou pelo goleiro, limpou a defesa e abriu o placar da partida com um chute no canto. Aos 47 minutos, Rafinha Silva rolou para Firmino após bate-rebate, o camisa 10 arrncou em contra-ataque, passou pelo marcador e encontrou Adriano livre à sua esquerda para limpar toda a defesa e fazer o segundo para o Leão.

 

Na segunda etapa, a Juazeirense começou melhor no jogo e abriu o placar logo aos oito minutos, a equipe recuperou uma bola no ataque do Jacuipense e a bola foi rolada para Pedro Henrique guardar no cantinho. Ambas as equipes tiveram chances claras de gols, mas o placar terminou em 2 a 1.


Com o resultado da partida, o Jacupa se iguala a Itabaiana e Retrô, ambos com cinco pontos na tabela e mira os esforços para encarar o Asa, em Arapiraca, no próximo sábado (18), às 17h. Já o Cancão retorna para sua casa onde enfrenta o CSE, no Adauto Moraes, também no sábado, às 16h. Com o resultado, a Juazeirense segue na lanterna da Competição com apenas um ponto somado.

Curtas do Poder

Ilustração de uma cobra verde vestindo um elegante terno azul, gravata escura e língua para fora
Vamos ver quem vai poder cantar "Amigo estou aqui". Porque às vezes é homenagem, às vezes é premonição. Mas preocupado mesmo eu estou com Gargamel. Enquanto isso, o São João chega com os clássicos: amendoim cozido, político dançando mal e Bruno de Wagner com uma combinação questionável. Mas decidiram cantar dessa vez, e aí foi uma surpresa - negativa - atrás da outra. Saiba mais!

Pérolas do Dia

João Roma

João Roma

"A lei não pode ter lado político".

 

Disse o presidente estadual do PL na Bahia e pré-candidato ao Senado Federal pelo estado, João Roma, utilizou as redes sociais nesta sexta-feira (19) para comentar a operação de busca e apreensão realizada pela Polícia Federal (PF), com autorização do Supremo Tribunal Federal (STF), que teve como um dos alvos o senador Jaques Wagner (PT), líder do governo no Senado.

Podcast

Deputado Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda

Deputado Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda
Foto: Projeto Prisma
O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda-feira (15). O podcast é transmitido ao vivo a partir das 16h no YouTube do Bahia Notícias.

Mais Lidas