Modo debug ativado. Para desativar, remova o parâmetro nvgoDebug da URL.

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies

Marca Bahia Notícias
Você está em:
/
/
Tag

Artigos

Luciana Santos
Pesquisa, diagnóstico e dignidade: o compromisso do MCTI com a saúde da mulher
Foto: Rodrigo Cabral / MCTI

Pesquisa, diagnóstico e dignidade: o compromisso do MCTI com a saúde da mulher

Governar com sensibilidade é transformar o conhecimento científico em dignidade e qualidade de vida para as pessoas. Por muito tempo, as dores e os desafios da saúde menstrual e da endometriose foram tratados sob o manto da invisibilidade, relegados a um silêncio que penaliza milhões de mulheres, trabalhadoras e estudantes brasileiras. Neste mês de junho, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em um esforço conjunto com o Instituto Alana, deu um passo histórico para mudar essa realidade.

Multimídia

Rosemberg prevê vitória de Jerônimo contra ACM Neto no 1º turno

 Rosemberg prevê vitória de Jerônimo contra ACM Neto no 1º turno
Em entrevista ao podcast Projeto Prisma, com Fernando Duarte, o deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) afirmou ter confiança na vitória do atual governador Jerônimo Rodrigues na disputa contra ACM Neto (União) pelo governo do estado.

Entrevistas

Após retorno à AL-BA, Luciano Ribeiro descarta disputa pela reeleição e diz estar focado na campanha de ACM Neto

Após retorno à AL-BA, Luciano Ribeiro descarta disputa pela reeleição e diz estar focado na campanha de ACM Neto
Foto: Divulgação / Agência AL-BA
De volta à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) desde janeiro, após assumir a vaga aberta com a morte do deputado Alan Sanches, Luciano Ribeiro (União) concedeu entrevista ao Bahia Notícias na última semana e falou sobre a produtividade do Legislativo para 2026, ano que será marcado pela disputa eleitoral, e o cenário político para a corrida ao governo da Bahia. O deputado também tratou da formação da chapa de oposição e afirmou que, neste momento, descarta disputar a reeleição. Desde o seu retorno, Luciano passou a ocupar a vice-liderança da oposição e a vice-presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa.

insulina

Paciente relata busca e denuncia falta de insulina em postos de Salvador; SMS nega
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Parte dos postos de saúde de Salvador estão sem estoque de insulina para pessoas diabéticas cadastradas junto ao município. Isso é o que aponta a denúncia recebida pelo Bahia Notícias nesta quinta-feira (6), em que uma idosa de 64 anos relata a busca pelo medicamento em seis unidades municipais de saúde da capital, sem sucesso. Procurada, a Secretaria Municipal de Saúde nega a falta do insumo. 

 

A reportagem vai ocultar os nomes reais das denunciantes, para preservar sua segurança e privacidade. Os nomes utilizados neste relato são fictícios. Na denúncia, a idosa Maria, de 64 anos, foi em busca de sua primeira “recarga” de insulina de 2026, insumo utilizado em suportes (canetas) reutilizáveis, fornecida pelo Sistema Único de Saúde. 

 

Cadastrada oficialmente no sistema da Secretária Municipal de Saúde em dezembro de 2025, Maria foi orientada a buscar o medicamento para sua diabetes tipo 2 nas unidades de saúde (UBSs e USFs) próximas a sua casa, no bairro de Sete de Abril. Ao lado da neta, Luciana, de 22 anos, a idosa frequentou, ainda nesta quinta-feira (8), seis unidades da região: UBS Sete de Abril; USF Vale do Cambonas, também no bairro de Sete de Abril; USF Nova Brasília, na Avenida Aliomar Baleeiro;  UBS Canabrava, no bairro homônimo; USF São Marcos II, no bairro de São Marcos; e USF João Roma Filho, em Jardim Nova Esperança.

 

 

Em todas as unidades a resposta foi a mesma: “Não temos estoque”. Maria e Luciana questionaram os agentes de saúde sobre os prazos e o retorno foi de uma renovação de estoque em 15 dias ou mais. Para Maria, que faz uso diário do medicamento e só possui insumos até esta sexta, a resposta preocupa. 

 

Após o recebimento da denúncia, o Bahia Notícias entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Em resposta aos questionamentos da reportagem, o órgão disse que a denúncia “não procede”. “Não procede a denúncia de falta de insulina na rede municipal. Todas as unidades de saúde dispõem do insumo (tubetes para uso em canetas reutilizáveis), conforme preconizado pelo Ministério da Saúde”, diz a nota. 

 

Confira a nota da SMS na íntegra:

“A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador informa que não procede a denúncia de falta de insulina na rede municipal.

Todas as unidades de saúde dispõem do insumo (tubetes para uso em canetas reutilizáveis), conforme preconizado pelo Ministério da Saúde, disponível em toda a rede, podendo ser retirado mediante apresentação de receita médica e documentação pessoal do paciente.”
 

Ministério da Saúde anuncia ampliação do acesso a insulinas análogas no SUS
Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

O Ministério da Saúde anunciou a ampliação do acesso a insulinas análogas de ação rápida e prolongada, para pacientes com diabete tipo 2, na Atenção Primária à Saúde. A iniciativa foi pactuada na Comissão Intergestores Tripartite (CIT), em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), e marca um avanço histórico no tratamento do diabete no Brasil.

 

Segundo a pasta, a ação visa expandir as opções terapêuticas para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e contribuir para a redução do risco de desabastecimento, principalmente por conta das restrições globais de insulinas humanas NHP e regular. 

 

De acordo com o órgão, a transição para as insulinas análogas vai começar ainda neste ano, com prioridade para pacientes com mais de 70 anos, seguindo orientações de especialistas e estudos que destacam a alta prevalência de diabete nessa faixa etária. 

 

Uma Nota Técnica deve ser divulgada em breve com mais informações sobre a implementação da medida.

Cientistas criam "insulina inteligente" que regula níveis de glicose por até 1 semana em aplicação única
Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Cientistas da Universidade de Zhejiang, em parceria com pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill, criaram um tipo de insulina "inteligente" que regula níveis de glicose no sangue por até uma semana, após a aplicação única de uma injeção. 

 

Os estudos foram feitos em modelos de camundongos e miniporcos. De acordo com publicação do O Globo, o estudo foi publicado na revista Nature Biomedical Engineering.

 

Na pesquisa, o grupo relata como a insulina foi criada e como é o funcionamento dela. Foi informado também como a insulina agiu quando administrada a ratos diabéticos e miniporcos. Foi desenvolvido uma nova espécie de insulina que reage com determinados agentes do organismo, possibilitando o controle automático dos níveis de glicose no sangue durante um longo período de tempo.

 

A insulina inteligente seria uma ferramenta modificada da insulina já em uso. Foi adicionado ácido glucônico, que quando injetado no corpo se transforma em um complexo ao se ligar a substâncias químicas no sangue. Os complexos fazem com que a insulina fique presa dentro de um polímero natural, resultando em alterações na sinalização. 

 

Os cientistas devem continuar testando a insulina inteligente em animais e, caso os testes sejam aprovados, passarão para testes em humanos.

Ministério da Saúde antecipa entrega de 400 mil doses de insulina de ação rápida
Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

O Ministério da Saúde iniciou a entrega de de mais de 400 mil unidades de insulina análoga de ação rápida, usada no tratamento de diabetes tipo 1. A expectativa da gestão é de que a distribuição do montante seja concluída até o próximo dia 9 de julho.

 

De acordo com o governo federal, a compra do medicamento ocorreu após cinco meses de negociação com o setor farmacêutico e depois de duas tentativas frustradas - dois pregões anteriores, em agosto do ano passado e em janeiro deste ano, não receberam propostas.

 

A antecipação foi uma medida tomada pela Saúde por conta do risco de desabastecimento motivado pela escassez mundial do produto. Essa carga de 400 mil unidades se soma à de um 1,3 milhão de doses compradas emergencialmente e que vão garantir o abastecimento do Sistema Único de Saúde e de mais de 60 mil pessoas que fazem atendimento no SUS.

 

Conforme alegou o Ministério da Saúde, as insulinas regulares mais consumidas, indicadas para pacientes com diabetes tipo 2 e demais tipos, estão com “estoque adequado”. 

 

As insulinas análogas de ação rápida foram incorporadas ao SUS em 2017 após aprovação da Conitec, Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde. As informações são da Agência Brasil.

Risco de desabastecimento leva Ministério da Saúde a comprar insulina sem registro
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O governo federal anunciou, nesta segunda-feira (15), uma série de medidas excepcionais para tentar evitar o desabastecimento de insulina no Brasil. Há meses pacientes e médicos estão denunciando as dificuldades de encontrar o medicamento de ação rápida essencial nos estoques da rede pública.

 

Atualmente, 67 mil pessoas dependem da distribuição desse medicamento no país. No fim de março, um relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) já havia apontado risco de desabastecimento a partir deste mês.

 

Para evitar que os pacientes fiquem sem a medicação, o Ministério da Saúde anunciou a compra de uma versão do medicamento que não tem registro na Agência Brasileira de Vigilância Sanitária (Anvisa). Um acordo com a empresa GlobalX, da China, prevê a entrega de 1,3 milhão de unidades de insulina asparte, a de ação rápida. A entrega, porém, deve começar a ser feita apenas em 9 de julho.

 

A compra foi feita, segundo a pasta, por que os laboratórios já credenciados pela Anvisa não fizeram ofertas nas licitações abertas em agosto de 2022 e em janeiro deste ano. Um relatório do TCU aponta que os fabricantes que já forneciam ao governo chegaram a pedir um preço 2,4 vezes mais caro que o da GlobalX.

 

Segundo o governo, a insulina produzida pela GlobalX respeita regulamentações internacionais do ICH (International Council for Harmonisation) e, portanto, é segura.

 

Até que cheguem as primeiras doses do medicamento porém, os pacientes enfrentarão quase dois meses de risco de falta da insulina. Para driblar isso, o Ministério da Saúde organizou em sua segunda medida emergencial um remanejamento de estoques entre os Estados até o início de junho.

 

A insulina rápida é aplicada diretamente na pele do paciente com uma caneta injetora antes ou depois das refeições. Ela é fundamental para manter a saúde controlada dos diabéticos, pois deve ser aplicada sempre que há um episódio de glicemia, agindo em menos de 15 minutos e fazendo com que o açúcar no sangue volte aos níveis adequados. As informações são do portal Metrópoles. 

 

Siga a coluna Saúde do Bahia Notícias no Google News e veja os conteúdos de maneira ainda mais rápida e ágil pelo celular ou pelo computador!

Curtas do Poder

Ilustração de uma cobra verde vestindo um elegante terno azul, gravata escura e língua para fora
Vamos ver quem vai poder cantar "Amigo estou aqui". Porque às vezes é homenagem, às vezes é premonição. Mas preocupado mesmo eu estou com Gargamel. Enquanto isso, o São João chega com os clássicos: amendoim cozido, político dançando mal e Bruno de Wagner com uma combinação questionável. Mas decidiram cantar dessa vez, e aí foi uma surpresa - negativa - atrás da outra. Saiba mais!

Pérolas do Dia

João Roma

João Roma

"A lei não pode ter lado político".

 

Disse o presidente estadual do PL na Bahia e pré-candidato ao Senado Federal pelo estado, João Roma, utilizou as redes sociais nesta sexta-feira (19) para comentar a operação de busca e apreensão realizada pela Polícia Federal (PF), com autorização do Supremo Tribunal Federal (STF), que teve como um dos alvos o senador Jaques Wagner (PT), líder do governo no Senado.

Podcast

Deputado Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda

Deputado Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda
Foto: Projeto Prisma
O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda-feira (15). O podcast é transmitido ao vivo a partir das 16h no YouTube do Bahia Notícias.

Mais Lidas