Artigos
Pesquisa, diagnóstico e dignidade: o compromisso do MCTI com a saúde da mulher
Multimídia
Rosemberg prevê vitória de Jerônimo contra ACM Neto no 1º turno
Entrevistas
Após retorno à AL-BA, Luciano Ribeiro descarta disputa pela reeleição e diz estar focado na campanha de ACM Neto
frio extremo
O número de mortes provocadas por uma onda de frio intenso em Nova York subiu para 18 no último domingo (8), segundo informações da prefeitura da cidade.
A morte mais recente foi registrada no sábado, quando uma pessoa foi encontrada por volta das 9h nas proximidades da East Gun Hill Road com a Seymour Avenue, no bairro do Bronx. O caso foi confirmado por um funcionário da administração municipal.
Também no sábado pela manhã, um homem de 81 anos foi encontrado morto no telhado do prédio onde morava, no Brooklyn. De acordo com a polícia, há indícios de que ele tenha escorregado no gelo enquanto carregava uma sacola de compras. Até o momento, não foi realizada autópsia, e as autoridades não confirmaram se o frio teve relação direta com a morte. O nome da vítima não foi divulgado.
As mortes ocorreram em meio à pressão sobre a administração do prefeito Mamdani para conter o número de óbitos durante o prolongado período de frio extremo. Entre a noite de sexta-feira e sábado, equipes da cidade retiraram seis pessoas das ruas e as levaram a hospitais. Outras 70 foram encaminhadas para abrigos.
Segundo a prefeitura, o número de pessoas que passaram a noite em centros de aquecimento e ônibus adaptados subiu para 462 no sábado, contra 392 na noite anterior. Além dos 10 centros já em funcionamento, outros dois foram abertos no sábado, e 48 novas vagas foram disponibilizadas em abrigos com regras mais flexíveis, voltados a pessoas que resistem aos abrigos tradicionais.
De acordo com Andrew Orrison, meteorologista do Weather Prediction Center, as temperaturas extremas foram causadas por sucessivas incursões de ar ártico, enquanto partes do Nordeste dos Estados Unidos ainda se recuperavam de duas fortes tempestades de neve recentes.
A neve acumulada também contribuiu para problemas no fornecimento de energia elétrica. No domingo, quase mil clientes ficaram sem luz em áreas do Brooklyn. Segundo Ann Marie Corbalis, porta-voz da empresa Con Edison, equipamentos subterrâneos foram danificados após o derretimento da neve, que se misturou ao sal das ruas e infiltrou-se no sistema elétrico.
A concessionária informou que o serviço deveria ser restabelecido até as 7h desta segunda-feira (9), mas destacou que camadas de gelo e tampas de acesso cobertas de neve dificultaram o trabalho das equipes. Diante da situação, moradores foram orientados a procurar um centro de aquecimento instalado em uma escola de ensino fundamental próxima.
As informações são do New York Times.
Curtas do Poder
Pérolas do Dia
João Roma
"A lei não pode ter lado político".
Disse o presidente estadual do PL na Bahia e pré-candidato ao Senado Federal pelo estado, João Roma, utilizou as redes sociais nesta sexta-feira (19) para comentar a operação de busca e apreensão realizada pela Polícia Federal (PF), com autorização do Supremo Tribunal Federal (STF), que teve como um dos alvos o senador Jaques Wagner (PT), líder do governo no Senado.