Modo debug ativado. Para desativar, remova o parâmetro nvgoDebug da URL.

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies

Marca Bahia Notícias
Você está em:
/
/
Tag

Artigos

Luciana Santos
Pesquisa, diagnóstico e dignidade: o compromisso do MCTI com a saúde da mulher
Foto: Rodrigo Cabral / MCTI

Pesquisa, diagnóstico e dignidade: o compromisso do MCTI com a saúde da mulher

Governar com sensibilidade é transformar o conhecimento científico em dignidade e qualidade de vida para as pessoas. Por muito tempo, as dores e os desafios da saúde menstrual e da endometriose foram tratados sob o manto da invisibilidade, relegados a um silêncio que penaliza milhões de mulheres, trabalhadoras e estudantes brasileiras. Neste mês de junho, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em um esforço conjunto com o Instituto Alana, deu um passo histórico para mudar essa realidade.

Multimídia

Alex Santana revela convite de ACM Neto para assumir secretaria

 Alex Santana revela convite de ACM Neto para assumir secretaria
Em entrevista ao Projeto Prisma, com Fernando Duarte, o secretário de Relações Institucionais de Salvador e deputado federal licenciado, Alex Santana (Republicanos), afirmou que a decisão de não disputar a reeleição em 2026 foi motivada exclusivamente por razões pessoais.

Entrevistas

Após retorno à AL-BA, Luciano Ribeiro descarta disputa pela reeleição e diz estar focado na campanha de ACM Neto

Após retorno à AL-BA, Luciano Ribeiro descarta disputa pela reeleição e diz estar focado na campanha de ACM Neto
Foto: Divulgação / Agência AL-BA
De volta à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) desde janeiro, após assumir a vaga aberta com a morte do deputado Alan Sanches, Luciano Ribeiro (União) concedeu entrevista ao Bahia Notícias na última semana e falou sobre a produtividade do Legislativo para 2026, ano que será marcado pela disputa eleitoral, e o cenário político para a corrida ao governo da Bahia. O deputado também tratou da formação da chapa de oposição e afirmou que, neste momento, descarta disputar a reeleição. Desde o seu retorno, Luciano passou a ocupar a vice-liderança da oposição e a vice-presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa.

fabamed

Governo do Estado anuncia oficialmente que Hospital Espanhol vai mudar para receber leitos clínicos e de UTI
Foto: Elói Corrêa / GOVBA

O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (2), que o Hospital Espanhol vai deixar atender pacientes com diagnóstico de Covid-19 e outras síndromes respiratórias, para receber 246 leitos clínicos e 70 de UTI. A decisão permite que o hospital esteja à disposição dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e receba pacientes em casos de clínica médica adulto e pediátrica, que correspondem à maior demanda de solicitações feitas à Central Estadual de Regulação. 

 

O anúncio foi feito pelo governador, Jerônimo Rodrigues (PT), em publicação nas redes sociais. “Essa é mais uma das medidas para acelerar as transferências e ampliar o acesso a leitos hospitalares. Todos os pacientes atendidos serão 100% regulados pela Central Estadual. Inicialmente, 98 leitos, sendo 45 de UTI, estarão operacionais, alcançando a capacidade máxima de 246 leitos nos próximos 30 dias”, afirmou Jerônimo. 

 

A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, destacou que, somente de janeiro a julho de 2023, a Central Estadual de Regulação já atendeu mais de 161 mil pacientes. 

 

“Do total de solicitações diárias por leitos hospitalares, as três maiores demandas são de clínica médica, ortopedia e UTIs. Com a abertura dessa unidade resolvemos duas questões imediatamente. E, em breve, com a abertura do Hospital Ortopédico, teremos um cenário mais ágil de atendimento dos casos mais graves“, disse a secretária. 

 

A titular da Sesab contou estar "facilitando e ampliando o acesso". "Somente este ano, abrimos mais de 220 novos leitos em Jaguaquara, Irecê, Itaberaba e Salvador. Isso sem contabilizar a emergência do Hospital Geral de Ipiaú, que dobrou a capacidade de atendimentos diários”, destaca a titular da pasta da Saúde.

 

A unidade terá mais de 900 profissionais entre médicos, enfermeiros e equipe multiprofissional, sendo gerida pela Fundação Fabamed, após processo de seleção pública da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). 

 

Dentre as especialidades médicas que estarão à disposição dos pacientes internados, destaque para a cardiologia, nefrologia, cirurgia geral, neurologia, gastroenterologia, ginecologia, pediatria, hematologia e infectologia. No que tange a equipe multiprofissional, haverá fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, dentre outros.

 

A informação da mudança no modelo de atendimento da unidade de saúde e a organização que iria assumir a nova gestão já tinha sido informada pelo Bahia Notícias, nesta terça-feira (1º). 

Após processo licitatório e disputa judicial, gestão do Hospital Espanhol é concedida oficialmente; saiba mais
Foto: Sesab

Chegou ao fim os capítulos da novela de quem assumiria a gestão do novo Hospital Espanhol, em Salvador. A Fabamed é a organização escolhida para gerir o hospital que será transformado em uma referência clínica médica. O Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), que estava à frente do hospital desde 2020, não conseguiu ganhar na justiça o processo licitatório que concederia a administração do equipamento de saúde a uma organização social. 

 

As duas organizações foram as únicas inscritas no processo de licitação. A Fabamed já tinha conseguido a licitação, depois que o edital foi publicado no Diário Oficial.  Porém, a INTS entrou com dois recursos para a decisão ser revista. O processo chegou até a ir para o Supremo Tribunal Federal (STF), mas, mesmo assim, a INTS não teve êxito, e no processo que poderia ser respondido até ontem, último dia de contrato da empresa, o recurso não foi deferido. 

 

A empresa esteve à frente do plantão até as 6h da manhã desta terça-feira (1º). Logo depois, às 7h a nova equipe da Fabamed já assumiu o plantão vespertino do hospital. A INTS confirmou o “desligamento” ao Bahia Notícias. Já a Fabamed não retornou os contatos feitos pela reportagem do BN. 

 

Com a mudança, o debate acerca da do Hospital do Servidor ser implantado no Espanhol, volta a ser questionado, já que a unidade de saúde era uma das opções do Governo do Estado, para receber o projeto. 

 

Siga a coluna Saúde do Bahia Notícias no Google News e veja os conteúdos de maneira ainda mais rápida e ágil pelo celular ou pelo computador!

Com impasse da Sesab, INTS e Fabamed disputam gestão de Hospital Espanhol em Salvador; entenda
Foto: Ascom Hospital Espanhol

A novela acerca de quem vai assumir a gestão do “novo Hospital Espanhol” parece que não chegou ao fim. O Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), atual responsável pela gestão da unidade de saúde, desde 2020, disputa com a Fabamed o comando do hospital, que vai passar a ser uma unidade de leitos clínicos. 

 

Segundo informações obtidas pelo Bahia Notícias, a Fabamed será a empresa que vai assumir o Hospital Espanhol. As informações apontaram que a organização já está com a equipe de trabalho definida para atuar no local. A empresa chegou a publicar em seu site, um edital com postos de trabalho para a unidade. 

 

 

No entanto, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou ao BN que o processo para escolha da organização social que fará a gestão ainda está em andamento e não existe um posicionamento oficial sobre do tema. 

 

MUDANÇA

O embate começou quando a secretária da saúde, Roberta Santana, revelou em entrevista ao Jornal da Cidade, da Rádio Metrópole, que a unidade será transformada em uma referência em clínica médica, ao invés de unidade especializada no tratamento da Covid-19.  

 

Após o anúncio da titular foi iniciado o debate de quem ficaria responsável pelo hospital de fato, se seria a atual organização ou a Fabamed. 

 

A reportagem do BN procurou o INTS e o instituto explicou que seguirá na unidade até a data prevista do contrato, mas que possui interesse em assumir a gestão do novo modelo do hospital. A entidade tem contrato até a próxima segunda-feira (31), mas corre o risco de não continuar à frente da gestão do hospital. 

 

Procurada também pelo BN, a Fabamed ainda não retornou sobre o assunto até a publicação desta matéria.  

 

HOSPITAL DO SERVIDOR

O debate acontece em meio a relatos de problemas que servidores têm encontrado no uso do Planserv, plano de saúde destinado a funcionários públicos do estado da Bahia e dependente. O Hospital Espanhol chegou a ser alvo de um Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para a implantação do Hospital do Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais (Planserv), em março de 2022. O projeto, todavia, não registrou novidades.

 

Em agosto do ano passado, quando foi estendido o contrato com o INTS para a manutenção de uma unidade especializada no enfrentamento à Covid-19, o governo admitiu que a medida postergaria o processo para que o Hospital Espanhol fosse destinado para atendimento de servidores e do próprio Planserv, promessa feita ainda em 2020 pelo então governador Rui Costa.

Hospital de Jaguaquara será gerido por nova fundação
Foto: Blog Marcos Frahm

O Hospital de Jaguaquara foi transferido oficialmente para a gestão do governo estadual. Após licitação, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) firmou contrato de seis meses com a Fundação Fabamed. Cerimônia realizada esta semana marcou a transferência da gestão da unidade hospitalar. 

 

A Fabamed, segundo o Blog Marcos Frahm, parceiro do Bahia Notícias, também é responsável pela gestão de leitos hospitalares em Seabra, Lauro de Freitas, Simões Filho, Madre de Deus, São Francisco do Conde, Senhor do Bonfim, além de Unidades de Pronto Atendimento na capital e interior.

 

”o trabalho será focado no reforço à assistência. O Hospital de Jaguaquara passa a ser gerido por uma organização social que traz consigo uma história de êxito, que trabalha sempre para oferecer serviços mais qualificados e tecnologia de última geração, aliando cuidado e estrutura de ponta”, afirmou  o presidente da fundação, José Saturnino Rodrigues,

 

Rodrigues assegurou ainda que priorizará absorver o máximo de profissionais que já atuam na unidade. ”Faremos treinamento e capacitação, caso necessário. A exceção são os funcionários que possuem vínculo municipal, ou seja, são servidores da prefeitura. Por isso, não poderão atuar na unidade estadual”, explicou. 

 

O Hospital de Jaguaquara possui 54 leitos, entre clínicos, cirúrgicos, pediátricos, de saúde mental e isolamento. A previsão da Fabamed é que sejam realizados mais de 5 mil atendimentos ambulatoriais e de emergência por mês. 

 

Há três anos foi inaugurada uma duplicação da unidade, passando de 1,5 mil metros quadrados para mais de 3 mil, fruto de um convênio entre o Governo do Estado e a prefeitura de Jaguaquara no montante de R$ 8,1 milhões. Por se tratar de uma construção antiga, foi realizada uma reforma completa para adequar o hospital às normas sanitárias vigentes.

 

”As intervenções contemplaram rede de gases, alvenaria, pintura, serviços elétricos, hidráulicos, climatização, além da ampliação do centro cirúrgico e da emergência, com a implantação de uma sala de estabilização, bem como a readequação das áreas do ambulatório, cozinha e refeitório”, detalhou a secretária de Saúde do Estado, Roberta Santana.

Curtas do Poder

Ilustração de uma cobra verde vestindo um elegante terno azul, gravata escura e língua para fora
Na era da IA, será Gargamel o último que mostra a verdade nas redes? Tudo bem que não é lá uma verdade muito bonita, mas... Enquanto isso, o Soberano devia parar de focar no cozido de Card e ficar de olho nas chapas que estão montando pra ele por aí. E teve prefeito brilhando também essa semana. É anúncio emocionado de São João, é #tápago com post sobre buraco na rua... Mas o amor mesmo está no Detalhes! Saiba mais!

Pérolas do Dia

João Roma

João Roma

"A lei não pode ter lado político".

 

Disse o presidente estadual do PL na Bahia e pré-candidato ao Senado Federal pelo estado, João Roma, utilizou as redes sociais nesta sexta-feira (19) para comentar a operação de busca e apreensão realizada pela Polícia Federal (PF), com autorização do Supremo Tribunal Federal (STF), que teve como um dos alvos o senador Jaques Wagner (PT), líder do governo no Senado.

Podcast

Deputado Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda

Deputado Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda
Foto: Projeto Prisma
O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda-feira (15). O podcast é transmitido ao vivo a partir das 16h no YouTube do Bahia Notícias.

Mais Lidas