Artigos
O Paraguaçu sob ataque
Multimídia
Alex Santana revela convite de ACM Neto para assumir secretaria
Entrevistas
Após retorno à AL-BA, Luciano Ribeiro descarta disputa pela reeleição e diz estar focado na campanha de ACM Neto
comissao antiviolencia
A tensão entre Real Madrid e arbitragem espanhola saiu do campo das declarações públicas e chegou à Comissão Antiviolência da Espanha. Nesta quinta-feira (21), a associação dos árbitros do país informou que apresentou denúncias contra o presidente Florentino Pérez, contra o Real Madrid e contra a Real Madrid TV.
A entidade afirma que a medida faz parte de uma ação institucional em defesa da "dignidade, integridade e proteção dos árbitros espanhóis". O posicionamento ocorre após novas falas do dirigente merengue e a continuidade de conteúdos exibidos pelo canal oficial do clube questionando decisões e atuações da arbitragem.
"Foram apresentadas denúncias contra o Sr. Pérez, contra a Real Madrid TV e contra o Real Madrid CF. A associação considera que as repetidas declarações públicas e a divulgação contínua de conteúdos que desacreditam sistematicamente a arbitragem contribuem para minar o clima de respeito necessário ao esporte e podem fomentar tensão, hostilidade ou violência contra os árbitros", afirmou a entidade.
O novo capítulo da crise foi motivado por declarações recentes de Florentino Pérez sobre o Campeonato Espanhol. Em entrevista coletiva concedida na última semana, o presidente do Real Madrid afirmou que o clube teve títulos "roubados" pela arbitragem e falou em corrupção no futebol espanhol.
"Estou aqui há muitas temporadas e ganhei sete Ligas dos Campeões e sete títulos da La Liga, porque os outros me foram roubados. Há uma corrupção sistêmica há duas décadas", declarou o presidente merengue.
Em entrevista à emissora La Sexta, Florentino também afirmou que o Real Madrid teria perdido entre "16 e 18 pontos" na atual temporada por decisões equivocadas da arbitragem.
Para a associação e para o sindicato dos árbitros espanhóis, as declarações ultrapassam o limite da crítica esportiva. Na semana passada, as entidades já haviam solicitado ao Comitê de Competição da federação espanhola a abertura de processo disciplinar contra Florentino e contra o clube.
"O Sr. Pérez não se limita a apontar erros específicos de arbitragem, mas atribui à Comissão de Arbitragem a prática contínua de corrupção ao longo de duas décadas", destacou a associação em outro trecho do documento.
A Real Madrid TV também está no centro do conflito. O canal oficial do clube costuma exibir vídeos antes de partidas com críticas a árbitros escalados, retrospectos de decisões consideradas prejudiciais ao Real Madrid e estatísticas envolvendo os juízes.
O cenário também é atravessado pelas repercussões do Caso Negreira, investigação sobre pagamentos feitos pelo Barcelona a um ex-dirigente da arbitragem espanhola.
A Comissão Estadual contra a Violência, o Racismo, a Xenofobia e a Intolerância no Esporte, na Espanha, recomendou a aplicação de uma multa de 5 mil euros (R$ 30,9 mil) e a proibição de acesso aos estádios por um período de um ano a um torcedor acusado de cometer um ato racista contra Vinicius Junior. A conduta teria ocorrido durante o confronto entre Albacete Balompié e Real Madrid, pelas oitavas de final da Copa do Rei, disputado em 14 de janeiro, no estádio Carlos Belmonte.
Segundo o Gabinete Nacional de Desporto da Polícia Nacional, imagens captadas pelo sistema de monitoramento do estádio identificaram o instante em que uma banana foi lançada das arquibancadas em direção ao gramado. O arremesso aconteceu no momento em que o time da casa comemorava o gol final da partida. Com base no material analisado, o episódio foi enquadrado como infração grave, conforme prevê a Lei 19/2007, legislação espanhola que trata do enfrentamento à violência e à discriminação em eventos esportivos.
Na mesma reunião, a Comissão avaliou outros casos relacionados à segurança e à conduta de torcedores. Um deles envolveu o CD Guadalajara, que recebeu proposta de multa de 50 mil euros (R$ 309 mil) após a constatação de superlotação e bloqueio de rotas de evacuação em uma arquibancada provisória instalada para o duelo contra o Barcelona, também pela Copa do Rei. O relatório técnico apontou irregularidades documentais e risco à integridade do público, motivando a classificação do episódio como infração grave.
O órgão ainda sugeriu punições a 51 torcedores ligados a Sevilla FC e Real Betis Balompié, em razão de confrontos registrados antes do clássico entre as equipes, realizado em 30 de novembro. As sanções propostas incluem multas que podem chegar a 5 mil euros (R$ 30,9 mil), além de impedimento de frequentar estádios por até um ano. As ocorrências envolveram brigas generalizadas nas proximidades do local da partida, além de casos de arremesso de objetos no gramado e acesso indevido a áreas restritas.
Outro processo analisado resultou na recomendação de multa de 1.500 euros (R$ 9,27 mil) e suspensão por três meses a um torcedor acusado de vaiar Yuri Berchiche durante a partida entre Athletic Club e Celta de Vigo. Por fim, a Comissão classificou como de alto risco o confronto entre Racing de Santander e Burgos CF, válido pela Segunda Divisão espanhola, agendado para o dia 22 de fevereiro.
Curtas do Poder
Pérolas do Dia
João Roma
"A lei não pode ter lado político".
Disse o presidente estadual do PL na Bahia e pré-candidato ao Senado Federal pelo estado, João Roma, utilizou as redes sociais nesta sexta-feira (19) para comentar a operação de busca e apreensão realizada pela Polícia Federal (PF), com autorização do Supremo Tribunal Federal (STF), que teve como um dos alvos o senador Jaques Wagner (PT), líder do governo no Senado.