Modo debug ativado. Para desativar, remova o parâmetro nvgoDebug da URL.

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies

Marca Bahia Notícias
Você está em:
/
/
Tag

Artigos

Fernanda Menezes
Bandeirolas e fogueiras: a festa junina como recurso de aprendizagem
Foto: Divulgação

Bandeirolas e fogueiras: a festa junina como recurso de aprendizagem

Quando pensamos em festa junina na escola, é comum que a primeira imagem seja a de bandeirolas coloridas, músicas típicas, danças e comidas tradicionais. Limitar esse momento apenas à comemoração é deixar de reconhecer um dos projetos pedagógicos mais ricos do calendário escolar brasileiro.

Multimídia

Rosemberg prevê vitória de Jerônimo contra ACM Neto no 1º turno

 Rosemberg prevê vitória de Jerônimo contra ACM Neto no 1º turno
Em entrevista ao podcast Projeto Prisma, com Fernando Duarte, o deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) afirmou ter confiança na vitória do atual governador Jerônimo Rodrigues na disputa contra ACM Neto (União) pelo governo do estado.

Entrevistas

Após retorno à AL-BA, Luciano Ribeiro descarta disputa pela reeleição e diz estar focado na campanha de ACM Neto

Após retorno à AL-BA, Luciano Ribeiro descarta disputa pela reeleição e diz estar focado na campanha de ACM Neto
Foto: Divulgação / Agência AL-BA
De volta à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) desde janeiro, após assumir a vaga aberta com a morte do deputado Alan Sanches, Luciano Ribeiro (União) concedeu entrevista ao Bahia Notícias na última semana e falou sobre a produtividade do Legislativo para 2026, ano que será marcado pela disputa eleitoral, e o cenário político para a corrida ao governo da Bahia. O deputado também tratou da formação da chapa de oposição e afirmou que, neste momento, descarta disputar a reeleição. Desde o seu retorno, Luciano passou a ocupar a vice-liderança da oposição e a vice-presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa.

comentarios

Schweinsteiger rebate críticas após comentários sobre seleções africanas: “Eu estava falando de futebol”
Foto: Reprodução/Instagram (@bastianschweinsteiger)

O ex-jogador alemão Bastian Schweinsteiger respondeu às críticas recebidas após afirmar que o futebol africano é "selvagem" e "não tão marcado pela tática". As declarações foram contestadas pelo técnico da seleção da Costa do Marfim, Emerse Faé, que considerou o discurso passível de interpretação racista.

 

Em comunicado enviado à emissora pública alemã ARD, para a qual atua como comentarista durante a Copa do Mundo, Schweinsteiger negou qualquer intenção de ofender.

 

"Eu estava falando de futebol, não de pessoas. Esta é uma análise de futebol. Nada mais, nada menos. Eu absolutamente não tive a intenção de ofender ninguém."

 

A ARD também se posicionou sobre o caso. O coordenador de esportes da emissora, Axel Balkauksy, defendeu o ex-meio-campista e afirmou que os comentários se restringiam ao aspecto esportivo.

 

"Ele expressou suas expectativas em relação ao estilo de jogo da seleção marfinense."

 

Segundo Balkauksy, "Ele resumiu suas experiências e observações de partidas recentes. Não se tratava de uma análise individual, mas sim de uma avaliação futebolística."

 

As críticas de Emerse Faé ocorreram após a vitória da Costa do Marfim sobre Curaçao, resultado que garantiu a classificação inédita da equipe para a segunda fase da Copa do Mundo. O treinador disse ter ficado decepcionado com as declarações do ex-atleta.

 

"Quando ouvi os comentários dele, fiquei decepcionado com o homem. Quando você entende de futebol como ele entende, é estranho que você fale desse jeito, o que poderíamos chamar de racista se fôssemos diretos. Mas é assim que as coisas são."

 

Vice-líder do Grupo I, com seis pontos, a Costa do Marfim agora aguarda a definição da segunda colocação do Grupo E, disputada entre Noruega e França, para conhecer seu adversário na fase eliminatória.

Marcelo Adnet comentará cerimônia do Oscar caracterizado como José Wilker
Foto: Divulgação / TV Globo

Escalado para comentar a cerimônia de entrega do Oscar 2021 na plataforma Globoplay, neste domingo (25), o apresentador e comediante Marcelo Adnet vai se caracterizar como José Wilker. O ator, morto em abril de 2014, no Rio de Janeiro (relembre), já foi comentarista do prêmio em transmissões da Globo.

 

De acordo com informações da coluna de Mônica Bergamo, na Folha de S. Paulo, além de Adnet, a transmissão vai ao ar a partir das 20h e contará ainda com a participação dos humoristas Paulo Vieira e Luciana Paes.

 


José Wilker durante transmissão do Oscar | Foto: Divulgação / TV Globo

George Clooney brinca lendo publicações com elogios feitos a ele por brasileiros
Foto: Divulgação

O ator George Clooney apareceu em um vídeo da Netflix Brasil nesta segunda-feira (28) falando português. O artista foi convidado pela plataforma para ler tweets de brasileiros sobre ele e tentar advinhar o significado das postagens.

 

"George Clooney deixa a língua portuguesa mais sedutora", brincou a Netflix. Ele ainda se comparou com Brad Pitt e ficou surpreso com os elogios nas publicações.

 

"São bons. Não são os tipos de tweets que estou acostumado a ler", disse. George Clooney está no filme "O Céu da Meia-Noite", recém-lançado pela Netflix. Segundo publicou o UOL, a produção entrou na plataforma de streaming no dia 23 de dezembro.

 

Confira o vídeo:

Apoiador de Bolsonaro, Carlos Vereza diz que 'tirou time de campo' após ataques a Mandetta
Foto: Reprodução / TV Globo

Veterano da dramaturgia e apoiador do presidente Jair Bolsonaro, o ator Carlos Vereza anunciou nas redes sociais, nesta sexta-feira (3), que encerrá as postagens abertas ao público. 

 

A iniciativa foi tomada após ele publicar, na quinta-feira (2), uma opinião sobre a conduta de Bolsonaro diante dos posicionamentos do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. “Estava tentando defender Bolsonaro, não tanto por ele, mas pela normalidade das instituições. Mas ele desautorizar publicamente o ministro da Saúde por ciúmes, não dá mais. Tirei o time”, escrevera. 

 

Segundo Vereza, a decisão, de a partir de agora escrever para poucos, não foi motivada por “cansaço”, mas pelo fato dele “estar constatando a invasão de uma horda de bárbaros, quadrúpedes fanatizados, filhotes sectários formados pelo populismo do honesto mas egocêntrico Jair Messias Bolsonaro”.

 

O veterano afirmou não ver “nenhuma diferença” de tal grupo com “os quadrúpedes petistas fanatizados pelo gatuno Lula da Silva”, mas lembrou de Umberto Eco, que previu e “alertou para os imbecis que ocupariam as redes sociais”. 

 

“Nada veem além da própria limitação para compreender, que a crítica bem intencionada, significa alguma esperança no político que apoiei publicamente, antes das eleições, e mesmo depois, e depois. Mas os dedos acusadores erguem-se ao lado de clichês, de frases mal articuladas. E, os que tentam apontar os desvios de rumo do presidente, são alvo da ignorância, do linchamento de reputações”, continuou. 

 

Ao término do desabafo, Vereza destacou que fez “muitos e queridos amigos e amigas”, tantos que lhe “honraram com trocas intelectuais, amoráveis e nunca virtuais”. Ele, porém, lamentou ao constatar que “tentar a racionalidade neste momento, é tarefa semelhante ao mito de Sísifo - no caso, em geral, dialogar com o próprio eco”.

 

Confira:

Mãe Stella de Oxóssi é alvo de intolerância nas redes sociais
Foto: Mário Cravo Neto / Reprodução

A ialorixá Mãe Stella de Oxóssi, que faleceu na última quinta-feira (27), foi alvo de intolerância nas redes sociais. Em uma postagem publicada pelo G1 em seu perfil oficial no Instagram, alguns seguidores utilizaram-se de palavras ofensivas e homofóbicas em referência a líder religiosa. A notícia em questão, publicada no sábado (29), tratava-se sobre o cortejo realizado nas ruas de Salvador, o qual levava o corpo de Mãe Stella até o cemitério Jardim da Saudade. 

 

Um dos perfis, identificado como pastor evangélico, escreveu diversos comentários em tom de deboche e associou a ialorixá ao satanás: “Satanás é descarado mesmo”, “como sempre macumbeiro sendo macumbeiros”, “como sempre, vocês pereceram por falta de conhecimento. Deus tem misericórdia das suas pobres almas, porém essa daí está angustia (sic) com os donos dela, são muitos demônios”, “nobres comedores e bebedores de sangue de galinha”.

 

Já outro perfil escreveu um comentário homofóbico, pelo fato de Mãe Stella ter mantido um relacionamento com outra mulher: “Agora estou entendendo  o aumento considerável do número de homossexuais, acho que tem a ver com a troca dos orixás na feitura do santo… Coloca uma entidade feminina na cabeça do homem e uma masculina na cabeça da mulher. Ele passa a se ‘sentir’ mulher  e ela passa a se ‘sentir' homem". 

 

Os comentários preconceituosos foram duramente criticados. Além destes perfis no Instagram, outros perfis no Facebook também escreveram mensagens intolerantes, mas a publicação do portal de notícias por lá já tinha sido removida no momento da realização desta nota. 

 

Veja os comentários: 

Foto: Reprodução / Instagram
 


Foto: Reprodução / Instagram

 


Foto: Reprodução / Instagram

 

Brinquedo do filho de Sandy e Lucas Lima chama atenção dos seguidores e gera debate
Foto: Divulgação

Sandy e Lucas Lima são muito discretos com relação ao filho Theo, de 4 anos. Porém, nesta terça-feira (21), o músico publicou em sua conta do Instagram uma foto que aparece um par de sapatos do filho e uma boneca da personagem Elsa, de “Frozen”. Na legenda, Lucas escreveu: “Toda vez que vou tomar café da manhã e esbarro com um tênis desses e uma Elsa aleatória no chão, me lembro do quão ridiculamente abençoado sou”. 

 

A presença da boneca na imagem chamou atenção dos fãs que elogiaram os pais por deixarem a criança escolher os próprios brinquedos: “Que lindo! E mais lindo ainda é ele ter a liberdade de brincar com uma Elsa!”, disse uma seguidora. “Muito legal que seja assim... Afinal, brinquedo não tem gênero”, defendeu uma mulher. Mas por outro lado, alguns internautas fizeram comentários ofensivos e também tentaram encontrar uma razão para ter uma boneca de princesa na imagem. “Elsa é de mariquinha”, escreveu um seguidor. “Vocês vão ser pais de uma menina?”, questionou uma seguidora. Lucas não se manifestou sobre os comentários até agora. Veja a publicação: 


 

Intérprete de ‘Chris’ tem medo dos brasileiros: 'Se é assim nas fotos, imagine na vida real?'
Foto: Reprodução / Instagram Tyler James Williams
Depois de ameaçar bloquear os fãs brasileiros que enchem suas fotos de comentários em português no Instagram, o ator Tyler James Williams, que protagoniza a série "Todo Mundo Odeia o Chris", disse que desistiu de monitorar sua rede social. "Eu entreguei meu Instagram, entreguei para eles. Tipo: 'Ok, peguem'", afirmou em entrevista ao UOL durante a San Diego Comic-Con 2016. Williams participou do painel da série "Criminal Minds: Beyond the Borders", em que interpreta Russ "Monty" Montgomery.
 
Ele contou que, ao postar qualquer foto na rede social, chega a receber mais de 100 mil comentários, muitos com frases repetidas que não consegue entender. Isso acontece também com outros atores da série, que é exibida pela Record no Brasil. "Tenho uma foto com 125 mil comentários, todos em português, e todos dizem a mesma coisa. Falei com todo o elenco, mas ninguém entende. É muito confuso. Nós postamos uma foto, aí tem um comentário em português e depois vêm 36 mil comentários iguais em português. Não sabemos o que é. Acho que é um jogo", considerou.

A incidência de comentários em português não diminuiu após as queixas públicas de Williams, que chegou a ameaçar bloquear os brasileiros (lembre aqui). O UOL sugeriu que ele viesse conhecer o Brasil, mas ele afirmou que teme a aproximação. "Eu tenho medo. Se é assim nas fotos, imagine na vida real?", ressaltou. Apesar disso, o intérprete de Chris diz não se importar com o assédio. "Eu não fico chateado com as opiniões de quem não conheço. Mas se for positivo, agradeço", afirmou. Muitos comentários são apenas bordões da série, em especial da personagem Rochelle (Tichina Arnold), mãe de Chris. Os mais comuns são "Quem é esse monte de gente branca?" e "Você não precisa disso, seu pai tem dois empregos".
No elenco do novo 'Caça-Fantasmas', Leslie Jones é alvo de racismo no Twitter
Foto: Divulgação
Em cartaz nos cinemas como Patty Tolan na nova versão de "Caça-Fantasmas", a atriz Leslie Jones foi surpreendida com uma avalanche de comentários racistas no Twitter, nessa segunda-feira (18). Ao longo do dia, diversos usuários da rede social dispararam insultos à atriz, que é também comediante do Saturday Night Live. "Caça-Fantasmas não é o primeiro a ter um macaco", "Ela é a líder do grupo [em referência a gorilas]" foram alguns dos tweets preconceituosos. "Ok, eu já fui chamada de macaco, recebi fotos de bundas e até uma imagem com esperma no meu rosto. Estou tentando descobrir o que é o ser humano. Desisto", respondeu Leslie.



"Por favor, me ajudem a encontrar essa conta falsa que está postando os comentários mais horríveis com meu nome", postou a atriz | Foto: PrintScreen / Twitter Leslie Jones

Primeiro, a atriz decidiu bloquear os usuários que a atacavam, depois, passou a compartilhar a fim de ajudar a denunciar os perfis. Leslie também pediu providências ao Twitter, que, na pessoa do chefe executivo da companhia, Jack Dorsey, pediu que a atriz o encaminhasse uma mensagem pessoal, retratando o caso. Personalidades como as atrizes Jada Pinkettt Smith e Brie Larson, e o diretor do filme, Paul Feig, defenderam a atriz. "Leslie Jones é uma das melhores pessoas que eu conheço. Qualquer ataque pessoal contra ela é um ataque contra todos nós", declarou Feig. Depois de muitas respostas, Leslie deixou a rede social abalada.


"Eu saio do Twitter hoje á noite com lágrimas e um coração muito triste. Tudo por causa de um filme que eu fiz. Você pode odiar o filme, mas a merda que eu recebi hoje... Errado", compartilhou | Foto: PrintScreen / Twitter Leslie Jones

'Eu não poderia assistir a uma festa como aquela sem ter visto os filmes, diz Glória Pires
Foto: Reprodução/ Twitter
Após ver diversos memes gerados com seus comentários durante a transmissão da Globo da cerimônia do Oscar, no último domingo (28), Glória Pires resolveu se pronunciar no Facebook. "Eu não estou fazendo esse vídeo como resposta a ninguém, apenas eu queria esclarecer algumas coisas", avisa, de antemão, no vídeo. Por conta dos comentários vagos sobre os filmes e a premiação, em geral, a atriz virou piada na Internet. "Eu achei os memes muito interessantes, muito criativos, como na grande maioria da vezes eles são e eu acho que é maravilhoso você poder ter uma ferramenta que te traz isso, a oportunidade de brincar, de se divertir", reconheceu. Com a grande repercussão - o nome de Glória chegou aos Trending Topics do Twitter, a atriz quis dar uma satisfação aos amigos e fãs que saíram em sua defesa. "Então eu estou fazendo esse vídeo primeiro pra agradecer as reações, as manifestações de apoio, como '#SomosTodosGloriaPires' que eu achei muito fofo", agradeceu. Filha de Glória, a também atriz Cléo Pires foi uma das pessoa a defender a mãe. "Aprendam com a Gloria Pires: em vez de falarem asneira, digam 'não sei opinar'", compartilhou no Instagram.



Foto: Reprodução/ Twitter

Apesar de afirmar que o vídeo não se trata de uma resposta, Glória se defendeu ao ressaltar que assistiu aos filmes indicados. "Eu sou uma pessoa bastante séria, eu tenho já muitos anos trabalhando com isso e sou uma pessoa muito sincera. Claro que eu vi a maioria dos filmes, não poderia ser diferente. Eu não poderia assistir a uma festa como aquela sem ter visto os filmes. É claro que eu vi a maioria, porém alguns eu não vi", ressaltou. A atriz afirmou que não viu os indicados a melhor curta-metragem e melhor animação, categoria a qual o brasileiro "O Menino e o Mundo" concorria. Glória também ressaltou que participou da roda de transmissão apenas a convite de amigos. "Eu não precisaria participar da cerimonia do Oscar a não ser pelo fato de que foi realmente um convite de amigos, de pessoas que trabalham comigo e que, por terem seus motivos, me convidaram e eu aceitei com o maior prazer", explicou.

 

Mensagem a todos ;)

Posted by Gloria Pires on lunes, 29 de febrero de 2016
A fim de encerrar o assunto, ela detacou seus trabalhos, como o filme de "Nise da Silveira - A Senhora das Imagens" (2015). Na trama baseada em fatos reais, Glória vive o papel da protagonista. "Cheguei ontem mesmo às 14h30 da tarde do Uruguai, no Festival de Cinema de Punta del Este, que recebeu um homenagem linda. Mostramos o filme Nise da Silveira, que foi muito bem recebido como sempre tem sido e é isso. Eu estou super bem, live and kicking, como se diz, cheia de planos", destacou. Glória aproveitou a oportunidade para falar também sobre um novo projeto para o Fantástico. "Fui convidada pelo Ricardo Waddington, pelo Pedro Pelegrino, que vai ser o diretor. É um formato que eu nunca fiz, estou super animada e tenho projetos também que eu estou desenvolvendo, um programa", revelou sem dar muitos detalhes.
Em estreia de 'O Canto da Sereia', internautas lembram 'Avenida Brasil'
A estreia da microssérie “O Canto da Sereia” foi um dos assuntos mais comentados da rede sociais na noite desta terça-feira (8). Em suas publicações os telespectadores chamaram atenção para o fato de grande parte do elenco da novela “Avenida Brasil” estar presente na nova trama. Além de Isis Valverde, que viveu a periguete Suelen, Marcos Caruso deixou o jeito boêmio de Leleco para encarar o governador da Bahia, o doutor Jotabê; Fabíula Nascimento abandonou o salão de Monalisa, em que Olenka trabalhava, para virar a mãe de santo Marina de Oxum. E Camila Morgado se despediu de Noêmia para encarar Mara, empresária de Sereia. Além da presença em peso de parte do elenco de “Avenida Brasil”, os diretores Ricardo Waddington e José Luiz Vilharim também contribuíram com a série.
 
Os fãs da novela, que terminou em outubro de 2012, trataram logo de fazer comparações e relembrar a história da família de Tufão (Murilo Benício). Veja alguns comentários que rolaram noTwitter:
 
“Certeza que foi Carminha (Adriana Esteves) que matou a Sereia, porque Avenida Brasil em peso está na série, menos ela”.
 
"Adorei a continuação de Avenida Brasil na Bahia".
 
"Leleco virou governador, Suelen cantora de axé, Noêmia empresária, Olenka mãe de santo... Isso só me dá mais saudades de Avenida Brasil”.
 
“O elenco todo de Avenida Brasil está na série, então eu já sei quem matou a Sereia: foi a Carminha!”.
 
“Realmente, se tivesse Avenida Brasil hoje, ia ser uma seguidinha maravilhosa”.
Usuários juvenis do Twitter não sabem quem é Paul McCartney

A juventude parece estar cada vez mais alienada. O que talvez tenha sido uma onda de brincadeiras – de potencial humorístico questionável - acabou chamando atenção para a desvalorização de artistas lendários, como Paul McCartney. Na noite desta segunda-feira (13), o Twitter se viu repleto de comentários questionando quem seria o ex-Beatle. Durante a exibição da premiação, o site “BuzzFeed” capturou na rede social uma série de usuários que alegavam não saber quem seria o cantor Paul McCartney. “Estou prestes a soar ingênuo, mas quem é Paul McCartney?”, comentou um perfil. Além de parecer ter perdido a popularidade entre a nova geração, o artista também não agradou com sua performance. “Essa música é horrível, por sinal”, continuou o rapaz. A maioria dos Tweets sobre Paul foi perguntando quem seria o cantor e criticando sua performance e idade.

Curtas do Poder

Ilustração de uma cobra verde vestindo um elegante terno azul, gravata escura e língua para fora
Vamos ver quem vai poder cantar "Amigo estou aqui". Porque às vezes é homenagem, às vezes é premonição. Mas preocupado mesmo eu estou com Gargamel. Enquanto isso, o São João chega com os clássicos: amendoim cozido, político dançando mal e Bruno de Wagner com uma combinação questionável. Mas decidiram cantar dessa vez, e aí foi uma surpresa - negativa - atrás da outra. Saiba mais!

Pérolas do Dia

Michelle Bolsonaro

Michelle Bolsonaro
Foto: Reprodução / Redes Sociais

"Vamos todos trabalhar juntos para derrotar o atual desgoverno. Não há briga, nem competição. Peço apenas que não retirem trechos da minha fala de contexto para não gerar confusão". 


Disse a ex-primeira dama Michelle Bolsonaro depois de expor um desentendimento com o enteado Flávio Bolsonaro (PL) e voltar a comentar o caso envolvendo o presidenciável nesta quinta-feira (25), em um texto publicado em suas redes sociais.

Podcast

Deputado Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda

Deputado Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda
Foto: Projeto Prisma
O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda-feira (15). O podcast é transmitido ao vivo a partir das 16h no YouTube do Bahia Notícias.

Mais Lidas