Artigos
Bandeirolas e fogueiras: a festa junina como recurso de aprendizagem
Multimídia
Rosemberg prevê vitória de Jerônimo contra ACM Neto no 1º turno
Entrevistas
Após retorno à AL-BA, Luciano Ribeiro descarta disputa pela reeleição e diz estar focado na campanha de ACM Neto
comentarios
O ex-jogador alemão Bastian Schweinsteiger respondeu às críticas recebidas após afirmar que o futebol africano é "selvagem" e "não tão marcado pela tática". As declarações foram contestadas pelo técnico da seleção da Costa do Marfim, Emerse Faé, que considerou o discurso passível de interpretação racista.
Em comunicado enviado à emissora pública alemã ARD, para a qual atua como comentarista durante a Copa do Mundo, Schweinsteiger negou qualquer intenção de ofender.
"Eu estava falando de futebol, não de pessoas. Esta é uma análise de futebol. Nada mais, nada menos. Eu absolutamente não tive a intenção de ofender ninguém."
A ARD também se posicionou sobre o caso. O coordenador de esportes da emissora, Axel Balkauksy, defendeu o ex-meio-campista e afirmou que os comentários se restringiam ao aspecto esportivo.
"Ele expressou suas expectativas em relação ao estilo de jogo da seleção marfinense."
Segundo Balkauksy, "Ele resumiu suas experiências e observações de partidas recentes. Não se tratava de uma análise individual, mas sim de uma avaliação futebolística."
As críticas de Emerse Faé ocorreram após a vitória da Costa do Marfim sobre Curaçao, resultado que garantiu a classificação inédita da equipe para a segunda fase da Copa do Mundo. O treinador disse ter ficado decepcionado com as declarações do ex-atleta.
"Quando ouvi os comentários dele, fiquei decepcionado com o homem. Quando você entende de futebol como ele entende, é estranho que você fale desse jeito, o que poderíamos chamar de racista se fôssemos diretos. Mas é assim que as coisas são."
Vice-líder do Grupo I, com seis pontos, a Costa do Marfim agora aguarda a definição da segunda colocação do Grupo E, disputada entre Noruega e França, para conhecer seu adversário na fase eliminatória.
Escalado para comentar a cerimônia de entrega do Oscar 2021 na plataforma Globoplay, neste domingo (25), o apresentador e comediante Marcelo Adnet vai se caracterizar como José Wilker. O ator, morto em abril de 2014, no Rio de Janeiro (relembre), já foi comentarista do prêmio em transmissões da Globo.
De acordo com informações da coluna de Mônica Bergamo, na Folha de S. Paulo, além de Adnet, a transmissão vai ao ar a partir das 20h e contará ainda com a participação dos humoristas Paulo Vieira e Luciana Paes.

José Wilker durante transmissão do Oscar | Foto: Divulgação / TV Globo
O ator George Clooney apareceu em um vídeo da Netflix Brasil nesta segunda-feira (28) falando português. O artista foi convidado pela plataforma para ler tweets de brasileiros sobre ele e tentar advinhar o significado das postagens.
"George Clooney deixa a língua portuguesa mais sedutora", brincou a Netflix. Ele ainda se comparou com Brad Pitt e ficou surpreso com os elogios nas publicações.
"São bons. Não são os tipos de tweets que estou acostumado a ler", disse. George Clooney está no filme "O Céu da Meia-Noite", recém-lançado pela Netflix. Segundo publicou o UOL, a produção entrou na plataforma de streaming no dia 23 de dezembro.
Confira o vídeo:
Veterano da dramaturgia e apoiador do presidente Jair Bolsonaro, o ator Carlos Vereza anunciou nas redes sociais, nesta sexta-feira (3), que encerrá as postagens abertas ao público.
A iniciativa foi tomada após ele publicar, na quinta-feira (2), uma opinião sobre a conduta de Bolsonaro diante dos posicionamentos do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. “Estava tentando defender Bolsonaro, não tanto por ele, mas pela normalidade das instituições. Mas ele desautorizar publicamente o ministro da Saúde por ciúmes, não dá mais. Tirei o time”, escrevera.
Segundo Vereza, a decisão, de a partir de agora escrever para poucos, não foi motivada por “cansaço”, mas pelo fato dele “estar constatando a invasão de uma horda de bárbaros, quadrúpedes fanatizados, filhotes sectários formados pelo populismo do honesto mas egocêntrico Jair Messias Bolsonaro”.
O veterano afirmou não ver “nenhuma diferença” de tal grupo com “os quadrúpedes petistas fanatizados pelo gatuno Lula da Silva”, mas lembrou de Umberto Eco, que previu e “alertou para os imbecis que ocupariam as redes sociais”.
“Nada veem além da própria limitação para compreender, que a crítica bem intencionada, significa alguma esperança no político que apoiei publicamente, antes das eleições, e mesmo depois, e depois. Mas os dedos acusadores erguem-se ao lado de clichês, de frases mal articuladas. E, os que tentam apontar os desvios de rumo do presidente, são alvo da ignorância, do linchamento de reputações”, continuou.
Ao término do desabafo, Vereza destacou que fez “muitos e queridos amigos e amigas”, tantos que lhe “honraram com trocas intelectuais, amoráveis e nunca virtuais”. Ele, porém, lamentou ao constatar que “tentar a racionalidade neste momento, é tarefa semelhante ao mito de Sísifo - no caso, em geral, dialogar com o próprio eco”.
Confira:
A ialorixá Mãe Stella de Oxóssi, que faleceu na última quinta-feira (27), foi alvo de intolerância nas redes sociais. Em uma postagem publicada pelo G1 em seu perfil oficial no Instagram, alguns seguidores utilizaram-se de palavras ofensivas e homofóbicas em referência a líder religiosa. A notícia em questão, publicada no sábado (29), tratava-se sobre o cortejo realizado nas ruas de Salvador, o qual levava o corpo de Mãe Stella até o cemitério Jardim da Saudade.
Um dos perfis, identificado como pastor evangélico, escreveu diversos comentários em tom de deboche e associou a ialorixá ao satanás: “Satanás é descarado mesmo”, “como sempre macumbeiro sendo macumbeiros”, “como sempre, vocês pereceram por falta de conhecimento. Deus tem misericórdia das suas pobres almas, porém essa daí está angustia (sic) com os donos dela, são muitos demônios”, “nobres comedores e bebedores de sangue de galinha”.
Já outro perfil escreveu um comentário homofóbico, pelo fato de Mãe Stella ter mantido um relacionamento com outra mulher: “Agora estou entendendo o aumento considerável do número de homossexuais, acho que tem a ver com a troca dos orixás na feitura do santo… Coloca uma entidade feminina na cabeça do homem e uma masculina na cabeça da mulher. Ele passa a se ‘sentir’ mulher e ela passa a se ‘sentir' homem".
Os comentários preconceituosos foram duramente criticados. Além destes perfis no Instagram, outros perfis no Facebook também escreveram mensagens intolerantes, mas a publicação do portal de notícias por lá já tinha sido removida no momento da realização desta nota.
Veja os comentários:

Foto: Reprodução / Instagram

Foto: Reprodução / Instagram

Foto: Reprodução / Instagram
Sandy e Lucas Lima são muito discretos com relação ao filho Theo, de 4 anos. Porém, nesta terça-feira (21), o músico publicou em sua conta do Instagram uma foto que aparece um par de sapatos do filho e uma boneca da personagem Elsa, de “Frozen”. Na legenda, Lucas escreveu: “Toda vez que vou tomar café da manhã e esbarro com um tênis desses e uma Elsa aleatória no chão, me lembro do quão ridiculamente abençoado sou”.
A presença da boneca na imagem chamou atenção dos fãs que elogiaram os pais por deixarem a criança escolher os próprios brinquedos: “Que lindo! E mais lindo ainda é ele ter a liberdade de brincar com uma Elsa!”, disse uma seguidora. “Muito legal que seja assim... Afinal, brinquedo não tem gênero”, defendeu uma mulher. Mas por outro lado, alguns internautas fizeram comentários ofensivos e também tentaram encontrar uma razão para ter uma boneca de princesa na imagem. “Elsa é de mariquinha”, escreveu um seguidor. “Vocês vão ser pais de uma menina?”, questionou uma seguidora. Lucas não se manifestou sobre os comentários até agora. Veja a publicação:
Ele contou que, ao postar qualquer foto na rede social, chega a receber mais de 100 mil comentários, muitos com frases repetidas que não consegue entender. Isso acontece também com outros atores da série, que é exibida pela Record no Brasil. "Tenho uma foto com 125 mil comentários, todos em português, e todos dizem a mesma coisa. Falei com todo o elenco, mas ninguém entende. É muito confuso. Nós postamos uma foto, aí tem um comentário em português e depois vêm 36 mil comentários iguais em português. Não sabemos o que é. Acho que é um jogo", considerou.
A incidência de comentários em português não diminuiu após as queixas públicas de Williams, que chegou a ameaçar bloquear os brasileiros (lembre aqui). O UOL sugeriu que ele viesse conhecer o Brasil, mas ele afirmou que teme a aproximação. "Eu tenho medo. Se é assim nas fotos, imagine na vida real?", ressaltou. Apesar disso, o intérprete de Chris diz não se importar com o assédio. "Eu não fico chateado com as opiniões de quem não conheço. Mas se for positivo, agradeço", afirmou. Muitos comentários são apenas bordões da série, em especial da personagem Rochelle (Tichina Arnold), mãe de Chris. Os mais comuns são "Quem é esse monte de gente branca?" e "Você não precisa disso, seu pai tem dois empregos".

"Por favor, me ajudem a encontrar essa conta falsa que está postando os comentários mais horríveis com meu nome", postou a atriz | Foto: PrintScreen / Twitter Leslie Jones

"Eu saio do Twitter hoje á noite com lágrimas e um coração muito triste. Tudo por causa de um filme que eu fiz. Você pode odiar o filme, mas a merda que eu recebi hoje... Errado", compartilhou | Foto: PrintScreen / Twitter Leslie Jones

Foto: Reprodução/ Twitter
Mensagem a todos ;)
Posted by Gloria Pires on lunes, 29 de febrero de 2016
A juventude parece estar cada vez mais alienada. O que talvez tenha sido uma onda de brincadeiras – de potencial humorístico questionável - acabou chamando atenção para a desvalorização de artistas lendários, como Paul McCartney. Na noite desta segunda-feira (13), o Twitter se viu repleto de comentários questionando quem seria o ex-Beatle. Durante a exibição da premiação, o site “BuzzFeed” capturou na rede social uma série de usuários que alegavam não saber quem seria o cantor Paul McCartney. “Estou prestes a soar ingênuo, mas quem é Paul McCartney?”, comentou um perfil. Além de parecer ter perdido a popularidade entre a nova geração, o artista também não agradou com sua performance. “Essa música é horrível, por sinal”, continuou o rapaz. A maioria dos Tweets sobre Paul foi perguntando quem seria o cantor e criticando sua performance e idade.

Curtas do Poder
Pérolas do Dia
Michelle Bolsonaro
"Vamos todos trabalhar juntos para derrotar o atual desgoverno. Não há briga, nem competição. Peço apenas que não retirem trechos da minha fala de contexto para não gerar confusão".
Disse a ex-primeira dama Michelle Bolsonaro depois de expor um desentendimento com o enteado Flávio Bolsonaro (PL) e voltar a comentar o caso envolvendo o presidenciável nesta quinta-feira (25), em um texto publicado em suas redes sociais.