Modo debug ativado. Para desativar, remova o parâmetro nvgoDebug da URL.

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies

Marca Bahia Notícias
Você está em:
/
/
Tag

Artigos

Luciana Santos
Pesquisa, diagnóstico e dignidade: o compromisso do MCTI com a saúde da mulher
Foto: Rodrigo Cabral / MCTI

Pesquisa, diagnóstico e dignidade: o compromisso do MCTI com a saúde da mulher

Governar com sensibilidade é transformar o conhecimento científico em dignidade e qualidade de vida para as pessoas. Por muito tempo, as dores e os desafios da saúde menstrual e da endometriose foram tratados sob o manto da invisibilidade, relegados a um silêncio que penaliza milhões de mulheres, trabalhadoras e estudantes brasileiras. Neste mês de junho, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em um esforço conjunto com o Instituto Alana, deu um passo histórico para mudar essa realidade.

Multimídia

Alex Santana revela convite de ACM Neto para assumir secretaria

 Alex Santana revela convite de ACM Neto para assumir secretaria
Em entrevista ao Projeto Prisma, com Fernando Duarte, o secretário de Relações Institucionais de Salvador e deputado federal licenciado, Alex Santana (Republicanos), afirmou que a decisão de não disputar a reeleição em 2026 foi motivada exclusivamente por razões pessoais.

Entrevistas

Após retorno à AL-BA, Luciano Ribeiro descarta disputa pela reeleição e diz estar focado na campanha de ACM Neto

Após retorno à AL-BA, Luciano Ribeiro descarta disputa pela reeleição e diz estar focado na campanha de ACM Neto
Foto: Divulgação / Agência AL-BA
De volta à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) desde janeiro, após assumir a vaga aberta com a morte do deputado Alan Sanches, Luciano Ribeiro (União) concedeu entrevista ao Bahia Notícias na última semana e falou sobre a produtividade do Legislativo para 2026, ano que será marcado pela disputa eleitoral, e o cenário político para a corrida ao governo da Bahia. O deputado também tratou da formação da chapa de oposição e afirmou que, neste momento, descarta disputar a reeleição. Desde o seu retorno, Luciano passou a ocupar a vice-liderança da oposição e a vice-presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa.

coelho

Goleiro do América-MG é ameaçado após vitória sobre o Cruzeiro
Foto: Reprodução / Instagram

A esposa do goleiro Matheus Mendes, do América-MG, foi xingada e sofreu ameaças após a vitória do Coelho sobre o Cruzeiro no último sábado (22). A vitória do Verde Esmeralda resultou na eliminação do Cabuloso na semifinal do Campeonato Mineiro. O duelo terminou com o placar de 1 a 1 no tempo regulamentar e o Alviverde levou a melhor nas penalidades, vencendo por 4 a 2.

 

A vítima da situação, Jaqueline Freitas, casada com o defensor do clube finalista do estadual, expôs as mensagens que recebeu depois do jogo em suas redes sociais. 

 

 

Depois da repercussão do caso, o clube repudiou o acontecido e afirmou que torce para que as autoridades tomem as medidas cabíveis para punir os envolvidos. 

 

 

“O América Futebol Clube expressa seu repúdio e indignação diante das ofensas criminosas direcionadas ao nosso goleiro Matheus Mendes nas redes sociais. A rivalidade no futebol deve se limitar ao campo, e jamais extrapolar para ataques pessoais. Acreditamos que as autoridades competentes tomarão as medidas cabíveis para identificar e punir o(s) responsável(eis) por essa barbaridade”, completou o clube.

 

O goleiro pertence ao Atlético-MG, mas foi emprestado ao América para disputar a Série B em 2024. Durante a semifinal contra o Cruzeiro, Mendes defendeu um dos pênaltis e brincou com os jogadores do adversário. 

VÍDEO: Fantasiado de coelho, homem protagoniza cena de violência no Distrito Federal
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um caso inusitado de violência ocorreu na madrugada de terça-feira (7) no Lago Sul, Distrito Federal, envolvendo um homem fantasiado de coelho, que vandalizou um veículo e ameaçou outras pessoas. Apesar da intervenção da Polícia Militar, o suspeito conseguiu escapar e segue sendo procurado.

 

**

De acordo com o boletim de ocorrência registrado pela 10ª Delegacia de Polícia, o incidente começou por volta das 3h50. Testemunhas relataram que o homem golpeou a janela de uma caminhonete S-10 com cotoveladas e, em seguida, utilizou um facão para furar os quatro pneus do veículo. Ainda com uma pedra, destruiu o para-brisa enquanto proferia ameaças como: "Vou entrar" e "Estou armado".

 

A intimidação se intensificou quando os moradores da casa acionaram familiares para ajudar na situação. Em tom desafiador, o suspeito gritou: "Não tenho medo de vocês" e "Pode vir que eu estou armado".

 

A cena inusitada e preocupante mobilizou vizinhos, que saíram às ruas. Após o ataque, o homem se refugiou em uma casa próxima, posteriormente identificada como sua residência.

 

A Polícia Militar chegou ao local e tentou contato com os ocupantes da casa, mas não obteve resposta. Foram realizadas buscas no perímetro, mas o suspeito não foi localizado. O caso foi registrado como dano qualificado e está sob investigação.

 

Segundo a polícia, o homem é vizinho da quadra onde ocorreu o ataque. Os moradores aguardam esclarecimentos sobre a motivação para o ato de vandalismo e as ameaças proferidas. O episódio gerou apreensão na comunidade local, que espera por medidas de segurança mais eficazes.

Por excesso de confiança em ‘prato de família’ sexto concorrente é eliminado do Masterchef
Foto: Carlos Reinis/Band
O nono episódio do Masterchef Brasil, exibido nesta terça-feira (10), na Band, tirou a maioria dos cozinheiros da zona de conforto, e até quem deveria estar mais familiarizado com um dos desafios pecou pelo excesso de confiança e deixou o reality gastronômico. Na primeira etapa da competição veio a prova em grupo, que desta vez aconteceu em uma fazenda de agricultura orgânica, onde os concorrentes deveriam cozinhar sem eletricidade, utilizando apenas uma chapa com fogo de chão e um forno a lenha. Divididos entre o time azul, liderado por Lee e o vermelho, sob comando de Pedro, os cozinheiros tiveram 1h30 para preparar pratos ovolactovegetarianos – entrada e sobremesa - para clientes habituados e ávidos por consumir carne.
 

Competidores cozinharam em uma fazenda de agricultura orgânica | Foto: Carlos Reinis/Band
 
Ambos os grupos tiveram bastante dificuldade em controlar a brasa e o fogo, mas conseguiram apresentar seus pratos. O time vermelho ofereceu um bobó de legumes na moranga com farofa de pinoli e uma espuma de banana com caramelo salgado de sobremesa. Já a equipe azul resolveu arriscar com uma massa fresca com molho de tomate rústico e legumes na chama de principal, com uma sobremesa diferente: um romeu e julieta caipira, uma espécie de goiabada cremosa com queijo coalho na chapa. O resultado surpreendeu a todos, desde competidores aos jurados: 45 x 5 para o grupo liderado por Lee. “Nunca teve uma diferença tão grande na história do programa”, lembrou o chef Erick Jacquin. Paola Carosella também parabenizou os competidores e destacou os comentários dos convidados após experimentar os pratos do time azul. “Eu estive no salão, eles disseram que nunca tinham comido um bobó daquele jeito. Não sentiram falta do camarão e disseram que a partir de agora fariam dessa forma”, contou a jurada.
 

As equipes tiveram que trabalhar sem eletricidade, utilizando apenas um fogo de chão e forno a lenha | Foto: Carlos Reinis/Band
 
Com o resultado, Pedro, Bruna, Leonardo, Raquel, Aluísio, Vanessa, Fábio e Nuno foram para a prova de eliminação. “Hoje vocês vão trabalhar com uma proteína pouco consumida no Brasil”, disse a apresentadora Ana Paula Padrão antes dos competidores abrirem a caixa misteriosa. O desafio consistia em preparar coelho, que segundo Paola é um ingrediente delicado. Mais uma vez, Raquel se destacou e fez o melhor prato do dia, um espaguete de palmito pupunha com coelho desfiado. Ao avaliar o trabalho da empresária mineira, Paola Carosella disse que a estratégia foi arriscada e que “estratégias arriscadas só ficam bem para uma pessoa que leva a cozinha na alma”. “Seu prato está sensacional!”, concluiu a jurada. 
 

Raquel fez o melhor prato do dia | Foto: Carlos Reinis/Band
 
Já os destaques negativos foram Vanessa e Nuno. A professora de dança do ventre preparou um coelho ao molho primavera que, segundo os chefs, tinha muitos problemas técnicos, como carne seca e um molho que parecia purê. Já o português, competidor que mais tinha afinidade com a proteína, já que é bastante consumida na Europa, decepcionou os jurados com um coelho à caçadora, receita do próprio pai. “Parabéns, você fez um dos piores coelhos que comi na vida. Isso não é coelho à caçadora. Não se mistura vinho branco e tinto”, disparou Jacquin.
 
Os piores pratos foram preparados por Vanessa e Nuno | Foto: Carlos Reinis/Band

“Os dois tiveram erros graves e os dois deveriam sair”, afirmou Henrique Fogaça. “São duas porcarias de comida. Um com um pouco mais de autoria, algo mais fácil de engolir, não de saborear, porque isso a pessoa quer que acabe logo. A pessoa que fica, com a cordinha no pescoço é você, Vanessa”, anunciou o chef. Com o resultado, Nuno é o sexto competidor a deixar a cozinha do Masterchef Brasil 3.

Curtas do Poder

Ilustração de uma cobra verde vestindo um elegante terno azul, gravata escura e língua para fora
Na era da IA, será Gargamel o último que mostra a verdade nas redes? Tudo bem que não é lá uma verdade muito bonita, mas... Enquanto isso, o Soberano devia parar de focar no cozido de Card e ficar de olho nas chapas que estão montando pra ele por aí. E teve prefeito brilhando também essa semana. É anúncio emocionado de São João, é #tápago com post sobre buraco na rua... Mas o amor mesmo está no Detalhes! Saiba mais!

Pérolas do Dia

João Roma

João Roma

"A lei não pode ter lado político".

 

Disse o presidente estadual do PL na Bahia e pré-candidato ao Senado Federal pelo estado, João Roma, utilizou as redes sociais nesta sexta-feira (19) para comentar a operação de busca e apreensão realizada pela Polícia Federal (PF), com autorização do Supremo Tribunal Federal (STF), que teve como um dos alvos o senador Jaques Wagner (PT), líder do governo no Senado.

Podcast

Deputado Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda

Deputado Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda
Foto: Projeto Prisma
O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda-feira (15). O podcast é transmitido ao vivo a partir das 16h no YouTube do Bahia Notícias.

Mais Lidas