Modo debug ativado. Para desativar, remova o parâmetro nvgoDebug da URL.

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies

Marca Bahia Notícias
Você está em:
/
/
Tag

Artigos

Gustavo Falcón
O Paraguaçu sob ataque
Foto: Acervo pessoal

O Paraguaçu sob ataque

O rio Paraguaçu é o mais longo rio baiano. Ele nasce na cidade de Barra da Estiva e desagua em Salinas das Margaridas após um longo percurso de cerca de 600 km. Irriga plantações, serve de bebedouro para os animais, fonte de renda para pescadores, corta povoados e cidades, incorpora muitos afluentes e em Cachoeira, já próximo a sua foz, majestoso e imponente, se transforma num imenso lago represado na Barragem de Pedra do Cavalo. Dali manda água para abastecer milhares de pessoas, no interior e principalmente na capital do estado.

Multimídia

Alex Santana revela convite de ACM Neto para assumir secretaria

 Alex Santana revela convite de ACM Neto para assumir secretaria
Em entrevista ao Projeto Prisma, com Fernando Duarte, o secretário de Relações Institucionais de Salvador e deputado federal licenciado, Alex Santana (Republicanos), afirmou que a decisão de não disputar a reeleição em 2026 foi motivada exclusivamente por razões pessoais.

Entrevistas

Após retorno à AL-BA, Luciano Ribeiro descarta disputa pela reeleição e diz estar focado na campanha de ACM Neto

Após retorno à AL-BA, Luciano Ribeiro descarta disputa pela reeleição e diz estar focado na campanha de ACM Neto
Foto: Divulgação / Agência AL-BA
De volta à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) desde janeiro, após assumir a vaga aberta com a morte do deputado Alan Sanches, Luciano Ribeiro (União) concedeu entrevista ao Bahia Notícias na última semana e falou sobre a produtividade do Legislativo para 2026, ano que será marcado pela disputa eleitoral, e o cenário político para a corrida ao governo da Bahia. O deputado também tratou da formação da chapa de oposição e afirmou que, neste momento, descarta disputar a reeleição. Desde o seu retorno, Luciano passou a ocupar a vice-liderança da oposição e a vice-presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa.

clara beatriz

Ginástica Rítmica: Jovens baianas retornam de torneio internacional com medalhas na bagagem
Foto: Acervo pessoal/Montagem Bahia Notícias

A ginástica rítmica baiana fechou o ano de 2023 com grandes resultados no Campeonato Sul-Americano, disputado em Assunção, capital do Paraguai, entre atletas de 9 a 15 anos. Clara Vaz e Luiza Zugaib, dupla que competiu na modalidade arco, venceram a medalha de ouro no geral e a de bronze no aparelho na categoria AC4 (13 e 14 anos). Já Keila Santos, na categoria júnior (15 anos), conquistou o bronze no geral, no arco, e na fita, e a prata nas maças. Ao lado da sua treinadora, Joseane Coelho, as garotas retornaram para Salvador com o combustível renovado para seguir trilhando os caminhos das suas promissoras carreiras.

 

Atletas do Clube de Ginástica Gorba, localizado na AABB, no bairro de Piatã, em Salvador, Clara, Luiza e Keila conversaram com o Bahia Notícias sobre a experiência no torneio internacional. Clara e Luiza, inclusive, debutaram em um Campeonato fora do Brasil. Segundo Luiza, o resultado exemplifica a força da Ginástica Rítmica brasileira nos últimos anos.

 

"A competição foi muito boa, foi minha primeira competição internacional e gostei muito do resultado. Foi fruto de muito treino e dedicação. Fiquei muito feliz e emocionada ao subir no pódio e também em escutar o hino do Brasil. Sei que é um resultado importante para mim, para o meu clube, e para o Brasil, que vem cada vez mais se destacando na ginástica rítmica. Esse ano não terá mais Campeonato, mas os treinos não podem parar pois em 2024 tem as competições do nosso estado, que é o Baiano e o Brasileiro", afirmou a ginasta de 14 anos.

 

Foto: Acervo pessoal

 

Clara também disse que ficou muito feliz com o resultado, consequência das sessões de treinos que compreendem uma carga horária de 20 a 25 horas semanais e quatro a cinco horas diárias. A jovem atleta de 13 anos explicou quais foram os sentimentos quando subiu ao pódio.

 

"A sensação de competir internacionalmente representando meu país, o meu estado e meu bairro, Periperi, foi incrível. Ficamos muito felizes com o nosso resultado porque sabemos que para chegar lá tivemos que lutar muito. Saber que valeu muito a pena nos deixou muito alegres", comentou.

 

Keila Santos, a mais experiente da equipe, com 15 anos, e integrante da Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica, dona de diversos títulos nacionais e internacionais, falou que foi um “campeonato com muitos aprendizados”.

 

“Foi um campeonato muito bom, com muitos aprendizados, e foi uma oportunidade incrível de representar o meu país nessa competição. Eu estou muito feliz com o meu desempenho”, comentou a atleta, que também serve de inspiração para as suas companheiras de equipe, como comentou Luiza em recente entrevista para o Bahia Notícias antes da viagem para a disputa do Campeonato Sul-Americano.

 

Foto: Acervo pessoal

 

Para Joseane Coelho, treinadora de ginástica rítmica desde 1996 e mentora das garotas, o resultado no Campeonato Sul-Americano de Assunção foi “bem promissor” e um feito importante para a Bahia.

 

"Foi um Campeonato bem promissor, bem bacana porque eu pude levar três ginastas do nosso clube, do nosso estado e representar o nosso país, que é o mais alto, o que todo mundo espera. É um feito muito bom para o nosso estado e uma alegria muito grande trazer essas classificações e estar colocando a Bahia em evidência, no cenário nacional e internacional", comentou a orgulhosa treinadora.

Atletas baianas se preparam para disputa do Sul-Americano de Ginástica Rítmica
Foto: Acervo pessoal

De 27 de novembro até 4 de dezembro, acontece em Assunção, capital do Paraguai, o Campeonato Sul-Americano de Ginástica Rítmica de 2023 e a Bahia terá três representantes na disputa.

 

Clara Beatriz, de 13 anos, Luiza Marques, 14, e Keyla Santos, 15, todas atletas do Clube de Ginástica Gorba, localizado na AABB, em Piatã, se preparam para a competição sul-americana. Em conversa com o Bahia Notícias, as talentosas ginastas falaram sobre a preparação, expectativas e rotina de treinos com a treinadora Joseane Coelho.

 

Clara e Luiza irão competir em dupla no arco, na categoria AC4, que envolve ginastas de 13 e 14 anos, enquanto Keyla disputará na categoria juvenil, com ginastas de 14 e 15 anos, no individual com os aparelhos arco, bola, maças e fita.

 

Clara Beatriz e Luiza Marques treinam juntam desde o final de 2020 | Foto: Acervo pessoal

 

Criada após a ginástica artística, a ginástica rítmica, também conhecida como GR, ainda é praticada com cordas e exercícios em conjunto. Oficialmente, o esporte entrou nas Olimpíadas na edição de 1984, em Los Angeles, com disputas individuais, e, em equipes, 12 anos depois, nos Jogos de Atlanta.

 

As amigas Clara e Luiza conheceram a ginástica rítmica com 6 e 7 anos, respectivamente. Clara participou de um teste de bolsa no Centro de Treinamento TALENT, no Subúrbio, e se apaixonou pelo esporte. Luiza, que conheceu a GR na escola, conta que já fazia ballet e o fato da ginástica rítmica ser mais dinâmica a encantou.

 

As duas ginastas treinam juntas desde o final de 2020 e a classificação para o Sul-Americano veio após vencerem a seletiva de duplas. Com as vagas garantindas, as duas atletas receberam as suas passagens para a competição através da (SUDESB) Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia.

 

"Na competição em dupla temos que trabalhar juntas em todos os sentidos para ter uma boa sintonia. Com a dupla, a série depende do empenho de ambas. As duas estão dando seu melhor e tem que ser tudo bem sincronizado", contam Clara e Luiza.

 

Luiza disse que no esporte a sua referência é Natália Gáudio, ex-ginasta. Já Clara contou que a sua inspiração é Keila Santos, atleta que também treina no Gorba e está na Seleção Brasileira individual de Ginástica Rítmica.

 

Keila Santos irá competir no Campeonato Sul-Americano de Ginástica Rítmica de 2023 | Foto: Ricardo Bufolin

 

Keila, que conheceu a ginástica rítmica através de uma colega de escola, treina de segunda à sábado das 14h às 19h, assim como Clara e Luiza.

 

"É muito importante saber conciliar os treinos com a escola, a escola ajuda bastante principalmente quando tem as viagens, e precisa fazer as segundas chamadas", explicou Keila, que está sendo patrocinada pelo programa FazAtleta e pelo Atacadão São Roque. 

 

Para arrecadar recursos que irão bancar despesas como confecção de collants, hospedagem, alimentação, entre outras, a dupla Clara e Luiza está com uma campanha que recebe doações via pix, através do e-mail [email protected].

 

"A maior dificuldade é conseguir patrocínio, pois minha mãe ganha pouco em sua profissão e o GR é um esporte que tudo é caro, os aparelhos são caros, os collants, assim como as inscrições das competições", contou Luiza.

 

Joseane Coelho é a treinadora de Clara Beatriz, Luiza Marques e Keila Santos | Foto: Acervo pessoal

 

Joseane Coelho, treinadora de ginástica rítmica desde 1996, detalhou a rotina de treinos das garotas.

 

"As rotinas compreendem uma carga horária de 20 a 25 horas semanais. De quatro a cinco horas diárias. As atividades de treino, obedecendo ao cronograma diário, são: prevenção a lesões, preparação física, ballet, preparação técnica, repetições de aparelhos, passagem com músicas e alongamentos".

 

A treinadora, que disse que a ginástica rítmica brasileira hoje está entre os três melhores países do mundo, com a seleção de conjunto e no individual com a ginasta Bárbara Domingos, que estará nas Olimpíadas de Paris do ano que vem, também contou sobre o prazer que é trabalhar com jovens tão dedicadas.

 

"É prazeroso trabalhar com jovens tão dedicadas. Temos que incentivar sempre, acreditar nelas, entender que tanto para elas quanto para nós, treinadoras, há momentos de altos e baixos. Mas só o fato de serem esportistas, de buscarem uma meta, um objetivo, já são diferenciadas!", disse Joseane. 

Curtas do Poder

Ilustração de uma cobra verde vestindo um elegante terno azul, gravata escura e língua para fora
Na era da IA, será Gargamel o último que mostra a verdade nas redes? Tudo bem que não é lá uma verdade muito bonita, mas... Enquanto isso, o Soberano devia parar de focar no cozido de Card e ficar de olho nas chapas que estão montando pra ele por aí. E teve prefeito brilhando também essa semana. É anúncio emocionado de São João, é #tápago com post sobre buraco na rua... Mas o amor mesmo está no Detalhes! Saiba mais!

Pérolas do Dia

João Roma

João Roma

"A lei não pode ter lado político".

 

Disse o presidente estadual do PL na Bahia e pré-candidato ao Senado Federal pelo estado, João Roma, utilizou as redes sociais nesta sexta-feira (19) para comentar a operação de busca e apreensão realizada pela Polícia Federal (PF), com autorização do Supremo Tribunal Federal (STF), que teve como um dos alvos o senador Jaques Wagner (PT), líder do governo no Senado.

Podcast

Deputado Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda

Deputado Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda
Foto: Projeto Prisma
O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda-feira (15). O podcast é transmitido ao vivo a partir das 16h no YouTube do Bahia Notícias.

Mais Lidas