Modo debug ativado. Para desativar, remova o parâmetro nvgoDebug da URL.

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies

Marca Bahia Notícias
Você está em:
/
/
Tag

Artigos

Luciana Santos
Pesquisa, diagnóstico e dignidade: o compromisso do MCTI com a saúde da mulher
Foto: Rodrigo Cabral / MCTI

Pesquisa, diagnóstico e dignidade: o compromisso do MCTI com a saúde da mulher

Governar com sensibilidade é transformar o conhecimento científico em dignidade e qualidade de vida para as pessoas. Por muito tempo, as dores e os desafios da saúde menstrual e da endometriose foram tratados sob o manto da invisibilidade, relegados a um silêncio que penaliza milhões de mulheres, trabalhadoras e estudantes brasileiras. Neste mês de junho, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em um esforço conjunto com o Instituto Alana, deu um passo histórico para mudar essa realidade.

Multimídia

Rosemberg prevê vitória de Jerônimo contra ACM Neto no 1º turno

 Rosemberg prevê vitória de Jerônimo contra ACM Neto no 1º turno
Em entrevista ao podcast Projeto Prisma, com Fernando Duarte, o deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) afirmou ter confiança na vitória do atual governador Jerônimo Rodrigues na disputa contra ACM Neto (União) pelo governo do estado.

Entrevistas

Após retorno à AL-BA, Luciano Ribeiro descarta disputa pela reeleição e diz estar focado na campanha de ACM Neto

Após retorno à AL-BA, Luciano Ribeiro descarta disputa pela reeleição e diz estar focado na campanha de ACM Neto
Foto: Divulgação / Agência AL-BA
De volta à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) desde janeiro, após assumir a vaga aberta com a morte do deputado Alan Sanches, Luciano Ribeiro (União) concedeu entrevista ao Bahia Notícias na última semana e falou sobre a produtividade do Legislativo para 2026, ano que será marcado pela disputa eleitoral, e o cenário político para a corrida ao governo da Bahia. O deputado também tratou da formação da chapa de oposição e afirmou que, neste momento, descarta disputar a reeleição. Desde o seu retorno, Luciano passou a ocupar a vice-liderança da oposição e a vice-presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa.

africa do sul

República Tchéquia e África do Sul empatam na abertura da segunda rodada da Copa do Mundo
Foto: Reprodução/Instagram (@ceskarepre)

A Copa do Mundo segue a todo vapor. Na tarde desta quinta-feira (18), República Tchéquia e África do Sul abriram a segunda rodada da fase de grupos do Mundial e ficaram em pé de igualdade. As equipes, que foram derrotadas na estreia, empataram em 1 a 1 no Mercedes-Benz Stadium, em Atlanta, nos Estados Unidos.

 

Seis minutos foram mais que suficientes para os tchecos abrirem o placar contra os sul-africanos. Dentro da área, Ladislav Krejci passou para Michal Sadílek bater cruzado no canto inferior do goleiro. Aos 38’ da segunda etapa, Teboho Mokoena converteu o pênalti e a África do Sul deixou tudo igual, 1 a 1 e assim terminou.

 

Nesse momento, a República Tchéquia vai ocupando a terceira posição do Grupo A, na frente da África do Sul, por conta do saldo de gols. Na primeira rodada, os tchecos perderam de 2 a 1 para a Coreia do Sul, enquanto a seleção sul-africana sofreu um 2 a 0 do México, o que faz com que tenham -2 de saldo. Mas a terceira colocação parcial não é o suficiente para os europeus passarem de fase, porque se for o caso de não se colocarem entre os dois primeiros, ainda terão que ser um dos oito melhores terceiros posicionados. O mesmo vale para os africanos.

 

Daqui alguns minutos, às 16h (horário de Brasília), Suíça e Bósnia se enfrentam pela segunda rodada do Grupo B. No SoFi Stadium, em Inglewood, nos Estados Unidos, as duas equipes se enfrentam na briga pela liderança do grupo.

 

Pelo Grupo A, de República Tchéquia e África do Sul, México e Coreia do Sul se enfrentam ainda hoje, às 22h (horário de Brasília), no Estádio Akron, em Guadalajara, no México.

África do Sul perderá meia-atacante por três partidas após jogo de mais expulsões na Copa de 2026
Foto: Reprodução/Cazé TV

A África do Sul terá um desfalque importante para a sequência da Copa do Mundo. A Fifa suspendeu por três partidas o meia-atacante Themba Zwane, expulso na derrota por 2 a 0 para o México na estreia da competição.

 

Zwane entrou em campo aos 15 minutos do segundo tempo e recebeu cartão vermelho aos 38. A punição ocorreu após o jogador atingir o rosto do mexicano Roberto Alvarado em uma disputa de bola.

 

A partida foi comandada pelo árbitro brasileiro Wilton Pereira Sampaio, que aplicou três expulsões ao longo do confronto. Após o jogo, a decisão envolvendo Zwane foi alvo de críticas do técnico sul-africano Hugo Broos.

 

“Não é legal ter dois jogadores levando cartão vermelho no primeiro jogo da Copa. O primeiro cartão dá para entender, mas o segundo foi um bloqueio do jogador mexicano no meu jogador. Foi a decisão do árbitro, mas uma decisão exagerada e devemos aceitar”, afirmou o treinador na ocasião.

 

A federação sul-africana ainda tem a possibilidade de recorrer da decisão. Caso a suspensão seja mantida, Zwane ficará fora dos dois compromissos restantes da fase de grupos e também de uma eventual partida dos 16-avos de final, se a seleção avançar. Nessa hipótese, o camisa 11 só poderia voltar a atuar a partir das oitavas de final.

Seleção do "Lá ele": Veja lista com os jogadores mais perigosos da Copa do Mundo para os baianos
Fotos: Divulgação | Instagram / @maamar.ali

Poucas expressões conseguiram atravessar fronteiras estaduais e ganhar o Brasil com tanta força quanto o tradicional "lá ele". Nascida na Bahia e usada como resposta imediata para frases de duplo sentido, a expressão se transformou em um fenômeno nacional nos últimos anos, aparecendo em programas de televisão, redes sociais e até em campanhas publicitárias.

 

Mas quem pensa que o "lá ele" é um patrimônio exclusivamente baiano talvez precise olhar com mais atenção para a Copa do Mundo de 2026.

 

Alguns jogadores espalhados pelos gramados dos Estados Unidos, México e Canadá, carregam nomes que, ao menos para os ouvidos brasileiros — especialmente os baianos — podem despertar reações automáticas e arrancar algumas risadas. 

 

Pensando nesse contexto, o Bahia Notícias reuniu alguns dos principais candidatos ao prêmio informal de nome mais perigoso da Copa e montou a "Seleção do Lá Ele" pra você se divertir. Confira alguns dos nomes famosos abaixo: 

 

Sugawara (Japão)
Conhecido pela intensidade e pela capacidade de apoiar o ataque, o lateral-direito da seleção japonesa atua atualmente pelo Southampton FC, da Inglaterra. Aos 25 anos, é um dos principais nomes da renovação do Japão e ganhou espaço após se destacar pelo AZ Alkmaar, dos Países Baixos.

 


Foto:
Divulgação / Southampton


Jeremy Doku (Bélgica)
Velocidade, habilidade e capacidade de quebrar linhas fazem dele uma peça importante da seleção comandada por Domenico Tedesco. Doku é um dos principais dribladores do futebol europeu, atuando com a camisa do Manchester City. Revelado pelo Anderlecht, ele chega à Copa como uma das armas ofensivas da Bélgica.

 


Foto: Divulgação / Manchester City

 

Khuliso Mudau (África do Sul)
O lateral-direito sul-africano defende o Mamelodi Sundowns, equipe que domina o futebol de seu país há várias temporadas e deu seu cartão postal disputando a Copa do Mundo de Clubes, em 2025. Experiente, Khuliso é presença constante na seleção e um dos líderes do elenco. 

 


Apesar do duplo sentido, Khuliso Mudau utiliza apenas o segundo nome atrás do seu uniforme | Foto: Reprodução / Globo

 

Bilal El Khannouss (Marrocos)
Uma das maiores promessas do futebol marroquino, Bilal El Khannouss atua pelo Stuttgart, da Alemanha. Aos 21 anos, já disputou Copa do Mundo, Copa Africana de Nações e se consolidou como um dos principais articuladores da seleção marroquina. 

 


Bilal utiliza apenas o segundo nome, El Khannouss, atrás do seu uniforme | Foto: Divulgação

 

Sherel Floranus (Curaçao)
O defensor de Curaçao joga atualmente no PEC Zwolle e é um dos atletas mais experientes da seleção caribenha. Floranus carrega passagens por clubes da Holanda e da Rússia.

 


Foto: Divulgação

 

Ali Maamar (Marrocos)
Companheiro de seleção de Bilal El Khannouss, Ali Maamar atua no futebol belga, pelo Anderlecht, e integra a nova geração marroquina. Jovem, versátil e com projeção para os próximos ciclos da seleção africana.

 


Foto: Instagram / @maamar.ali

 

Tchéquia x África do Sul será o primeiro jogo com arbitragem 100% feminina na Copa do Mundo de 2026
Foto: Divulgação/Fifa

O confronto entre Tchéquia e África do Sul, válido pela segunda rodada do Grupo A da Copa do Mundo de 2026, será comandado por um trio de arbitragem inteiramente feminino. A partida será disputada nesta quinta-feira (18), às 13h (horário de Brasília), no Mercedes-Benz Stadium, em Atlanta, nos Estados Unidos.

 

A Fifa escalou a norte-americana Tori Penso como árbitra principal, tendo como assistentes suas compatriotas Brooke Mayo e Kathryn Nesbitt. O neozelandês Campbell-Kirk Kawana-Waugh completará a equipe de campo como quarto árbitro.

 

Tori Penso, de 39 anos, já tem grande destaque no cenário internacional e foi a responsável por apitar a final da Copa do Mundo Feminina de 2023, entre Espanha e Inglaterra.

 

Este será o primeiro jogo da atual edição e apenas o segundo na história dos Mundiais masculinos a contar com um trio de arbitragem feminino na linha de frente. A primeira vez ocorreu na Copa do Catar, em 2022, no duelo entre Costa Rica e Alemanha pela fase de grupos.

 

Para a Copa do Mundo de 2026, a Fifa convocou seis mulheres para o quadro de arbitragem, divididas em duas árbitras principais, três assistentes e uma profissional na cabine do VAR (árbitra de vídeo). Nenhuma brasileira foi selecionada para esta edição.

Com Estádio Azteca lotado e três expulsões, México vence em uma abertura de Copa do Mundo pela primeira vez
Foto: Reprodução/Instagram (@miseleccionmx)

Quis o destino que, após 16 anos do ato inaugural do Mundial de 2010, México e África do Sul repetissem a dose e fossem os protagonistas da abertura da Copa do Mundo de 2026, na tarde desta quinta-feira (11). Depois do show de Shakira e J. Balvin, foi a vez de Julián Quiñones marcar o primeiro gol da Copa e comandar a festa mexicana depois da vitória por 2 a 0, que ainda teve o tento de Raúl Jiménez. 

 

No Estádio Azteca, na Cidade do México, foram necessários apenas nove minutos para os mexicanos levantarem a torcida ao balançar as redes com Julián Quiñones. Depois da roubada de bola no ataque, o atacante, que herdou a camisa 16 de Héctor Herrera, bateu por baixo das pernas do goleiro Ronwen Williams.

 

No início da segunda etapa, Siphephelo Sithole derrubou Brian Gutiérrez perto da área e foi expulso. Com um jogador a mais e domínio da partida, o México ampliou com o gol do atacante Raúl Jiménez, fechando o placar de 2 a 0.

 

Depois da análise do VAR, o árbitro brasileiro Wilton Pereira Sampaio mudou a cor do cartão para o meio-campista Themba Zwane, expulsando o jogador por conduta violenta aos 39 minutos. Nos acréscimos, foi o momento de César Montes, zagueiro do México, ir para o chuveiro mais cedo após destruir uma clara ocasião de gol.

 

Em um jogo movimentado, principalmente no segundo tempo, a seleção mexicana garantiu não só a primeira vitória na Copa do Mundo de 2026, mas também o seu primeiro triunfo em aberturas de Copa, que já havia disputado em outras ocasiões, mas sempre batia na trave.

 

Ainda na noite desta quinta, Coreia do Sul e República Tchéquia fazem o segundo e último jogo do dia, o que também finaliza a primeira rodada do Grupo A. Às 23h, as equipes se enfrentam no Estádio Akron, em Guadalajara, no México.

 

Os shows de abertura ainda não acabaram. Antes de Canadá e Bósnia estrearem pelo Grupo B às 16h, nesta sexta-feira (12), no BMO Field, em Toronto, mais um evento de iniciação. O mesmo vai acontecer antes da partida entre Estados Unidos e Paraguai, às 22h, no SoFi Stadium, em Inglewood, nos EUA.

Jogo de volta? México e África do Sul repetem abertura da Copa de 2010 em 2026
Fotos: Reprodução/Instagram/@miseleccionmx | Reprodução/bafanabafanaoficial

 

O formato de ida e volta é tradicional em torneios esportivos, onde os times se enfrentam duas vezes, cada um em seu próprio estádio. De certa forma, é justamente esse cenário que a abertura da Copa do Mundo de 2026 vai emular ao repetir o confronto inaugural do Mundial de 2010. México, um dos países-sede da competição, e África do Sul se enfrentam nesta quinta-feira (11), às 16h (de Brasília), no Estádio Azteca, na Cidade do México.

 

Antes disso, as duas seleções haviam se enfrentado na abertura de 2010, quando a competição foi sediada no país africano, um fato inédito na época, visto que nunca antes uma Copa do Mundo tinha sido realizada no continente. Na ocasião, a partida ocorreu no estádio Soccer City, em Joanesburgo, e terminou empatada em 1 a 1.

 

O meia sul-africano Siphiwe Tshabalala marcou o primeiro gol daquela edição aos 10 minutos do segundo tempo, e o zagueiro Rafael Márquez empatou para a seleção mexicana aos 34 minutos da etapa final.

 

Historicamente, a Federação Internacional de Futebol (Fifa) adota a prática de colocar a seleção da nação anfitriã para disputar a partida inaugural, visando promover o evento e iniciar a competição com forte apoio local. Tanto em 2010 quanto em 2026, o adversário foi definido por meio do sorteio oficial realizado pela entidade máxima do futebol para compor as chaves. Esta é a primeira vez na história dos Mundiais que um jogo de estreia se repete.

 

Para a Copa do Mundo de 2026, México e África do Sul integram o Grupo A da competição, ao lado de Coreia do Sul e Tchéquia.

África na Copa de 2026: recorde de classificados, histórico no Mundial e bastidores da nova força do continente
Foto: Divulgação / FIFA

A África chegará à Copa do Mundo de 2026 com um marco histórico. Pela primeira vez, o continente terá dez seleções classificadas, número recorde impulsionado pela ampliação do torneio para 48 equipes. Senegal, Marrocos, Egito, Gana, Argélia, Tunísia, África do Sul, Costa do Marfim, Cabo Verde e República Democrática do Congo representarão a Confederação Africana de Futebol (CAF) no Mundial que será disputado nos Estados Unidos, Canadá e México.

 

Durante décadas, o continente contou com apenas cinco vagas, o que limitava a presença africana na competição. A nova configuração não apenas dobrou o número de participantes, como também abriu espaço para seleções emergentes, alterando o perfil competitivo africano no cenário global.

 

Apesar de tradicionalmente sub-representada em número de vagas, a África construiu uma trajetória de crescimento constante nas Copas do Mundo. Desde a primeira participação, com o Egito em 1934, o continente acumulou campanhas progressivamente mais relevantes.

 

O maior feito histórico veio com o Marrocos, que, na Copa de 2022, se tornou a primeira seleção africana a alcançar uma semifinal de Mundial, terminando na quarta colocação. Antes disso, outras equipes haviam chegado às quartas de final, como Camarões em 1990, Senegal em 2002 e Gana em 2010 — esta última eliminada nas penalidades após empate com o Uruguai, em um dos jogos mais marcantes da história recente do torneio.

 

Imagem
Foto: Seleção Marroquina / Redes Sociais.


OS CLASSIFICADOS
Entre os classificados para 2026, há uma combinação de seleções consolidadas e outras que representam ascensão recente.

 

O Senegal, atual campeão africano, chega como uma das principais forças do continente. A equipe já alcançou as quartas de final em 2002 e mantém um elenco competitivo no cenário internacional.

 

O Marrocos carrega o peso da melhor campanha africana em Copas e se consolida como projeto esportivo estruturado, com forte investimento em scouting global e integração de atletas formados na Europa.

 

Egito, Argélia e Tunísia representam a tradição do norte africano, com participações frequentes em Mundiais, embora ainda busquem campanhas mais profundas em fases eliminatórias.

 

Gana, por sua vez, retorna com histórico relevante, especialmente pela campanha de 2010, quando esteve a um pênalti de se tornar a primeira seleção africana semifinalista.

 

A Costa do Marfim, bicampeã da Copa Africana de Nações, também volta ao cenário mundial, reforçando a presença de seleções com histórico recente competitivo.

 

Entre os destaques menos tradicionais, Cabo Verde e República Democrática do Congo surgem como surpresas, refletindo a ampliação das vagas e o crescimento de seleções fora do eixo tradicional.

 

A África do Sul completa a lista e retorna a uma Copa após três edições ausente. A última participação havia sido em 2010, quando sediou o torneio.

 

Imagem
Samuel Eto'o comemora gol contra o Brasil na Copa das Confederações de 2003. | Foto: Reprodução / FIFA.

 

AUSÊNCIAS RELEVANTES
Mesmo com o aumento de vagas, a lista de classificados não inclui algumas das seleções mais tradicionais do continente.

 

Camarões, por exemplo, maior participante africano em Copas do Mundo, com oito aparições, ficou fora do torneio. A equipe foi responsável por um dos maiores feitos do continente ao chegar às quartas de final em 1990.

 

A Nigéria, outra potência africana, também não se classificou. Presente em seis Copas e conhecida por campanhas consistentes na fase de grupos, a seleção ficou ausente mesmo com a ampliação do número de vagas.

 

Imagem
Brahim Díaz, que hoje defende Marrocos, já atuou pelas equipes de base da Espanha. Foto: Redes sociais / Brahim.

 

NOVA FORMA DE MONTAR SELEÇÕES?
A diversidade do futebol africano se reflete não apenas em campo, mas também na formação de seus elencos. Muitas seleções contam com jogadores nascidos ou formados fora do continente, especialmente na Europa.

 

O Marrocos se tornou um dos principais exemplos desse movimento. A federação marroquina intensificou, nos últimos anos, um processo estruturado de recrutamento de atletas com dupla nacionalidade, buscando talentos em ligas europeias. Casos como o de Brahim Díaz, que optou por defender o país africano ao invés da Espanha, ilustram essa estratégia.

 

Apesar da evolução, nenhuma seleção africana conquistou a Copa do Mundo até hoje. O melhor desempenho segue sendo o quarto lugar do Marrocos em 2022.

Confusão na Copa Africana pode render punições ao Senegal
Foto: Reprodução / Federação Senegalesa de Futebol.

 

Outras campanhas de destaque incluem:

  • Camarões (quartas de final, 1990)
  • Senegal (quartas de final, 2002)
  • Gana (quartas de final, 2010)

 

No cenário continental, diversas seleções classificadas possuem títulos relevantes da Copa Africana de Nações, como:

  • Egito (maior campeão, com 7 títulos)
  • Camarões (5 títulos)
  • Gana (4 títulos)
  • Nigéria (3 títulos)
  • Costa do Marfim (3 títulos)
  • Argélia (2 títulos)
  • Marrocos (1 título recente)

 

Entre os classificados para 2026, Egito, Gana, Argélia, Tunísia, Marrocos e Costa do Marfim carregam tradição em títulos continentais.

Classificado para as oitavas, Marrocos vence Zâmbia em última rodada da Copa Africana de Nações
Foto: Reprodução/Instagram (@equipedumaroc)

Marrocos e Zâmbia finalizam o primeiro dia da terceira rodada da fase de grupos da Copa Africana de Nações nesta segunda-feira (29). Ayoub El Kaabi foi o destaque na vitória marroquina por 3 a 0 ao marcar dois gols. Mais cedo, a África do Sul venceu o Zimbábue por 3 a 2 e garantiu a classificação para as oitavas.

 

Anfitriã desta edição da CAN (Copa Africana de Nações), Marrocos recebeu a Zâmbia no Complexo Esportivo Moulay Abdellah, em Rabat. Logo aos nove minutos El Kaabi aproveitou a jogada ensaiada de escanteio e marcou de cabeça para os Leões do Atlas.

 

Ainda no primeiro tempo, aos 27’, Abdessamad Ezzalzouli cruzou rasteiro na área, El Kaabi não alcançou, mas a bola sobrou para Brahim Díaz bater de primeira e marcar mais um. No início da segunda etapa, a dobradinha de Azzedine Ounahi e El Kaabi em jogadas ensaiadas deu certo mais uma vez, e nesta oportunidade, o camisa 20 fez um golaço de bicicleta, fechando a conta por 3 a 0 para Marrocos.

 

Além do povo marroquino, os malianos também celebraram o triunfo expressivo da seleção treinada por Walid Regragui, porque acumulando três empates, sem vencer na primeira fase, Mali se junta a Marrocos e se classifica para as oitavas de final pelo Grupo A.

 

Antes disso, a África do Sul viveu minutos dramáticos até o gol da classificação para as oitavas da CAN. Em Marrakech, os sul-africanos venceram o Zimbábue por 3 a 2. Tshepang Moremi, Lyle Foster e Oswin Apollis marcaram os gols dos Garotos, enquanto os zimbabuanos contaram com o tento de Tawanda Maswanhise e o desvio contra de Aubrey Modiba.

 

Com isso, Egito e África do Sul se classificaram pelo Grupo B. No primeiro jogo do dia, os egípcios, que já haviam garantido a vaga na segunda rodada, empataram com Angola em 0 a 0.

 

Confira outros resultados da Copa Africana de Nações:

Zâmbia 0 X 3 Marrocos
Zimbábue 2 X 3 África do Sul
Angola 0 X 0 Egito
Comores 0 X 0 Mali

 

África do Sul garante vaga na Copa do Mundo após 16 anos sem disputar competição
Foto: Reprodução

Mais uma Seleção foi confirmada para a Copa do Mundo de 2026. A África do Sul derrotou a equipe da Ruanda por 3 a 0, nesta terça-feira (14), em Mbombela, e confirmou a vaga na competição que será disputada nos Estados Unidos, México e Canadá. 

 

Os sul-africanos não disputam um Mundial desde 2010, quando o país foi o organizador oficial do evento. Além dessa edição, também atuaram em 1998 e 2002, ano do pentacampeonato da Seleção Brasileira. 

 

A campanha da equipe nas Eliminatórias africanas terminou com a liderança do Grupo C, com 18 pontos, um a frente da Nigéria, vice-líder do grupo. 

 

A África do Sul foi a sétima seleção africana a se classificar para a Copa. Além deles, Tunísia, Argélia, Egito, Gana e Cabo Verde também garantiram a vaga.

“Podemos sempre abrir possibilidades”: Estilista quilombola Dih Morais estreia na passarela da Fancy Africa em Moçambique
Fotos: @puzzlepictures_moz/@raelsilver_rs

O estilista quilombola Dih Morais estreou, na última quarta-feira (24), na passarela da Fancy Africa, em Moçambique, com a coleção “Quilombo Barro Preto”. O desfile contou com performance ao vivo da cantora africana Delta Acacio Cumbane e reuniu modelos locais, nomes da África do Sul e a modelo baiana Leticia Nascimento.

 

Para viabilizar sua participação, Dih Morais buscou apoio financeiro por meio de uma campanha virtual. Os custos da viagem e da produção foram estimados em R$ 30 mil.“Não tive nenhuma ajuda, governamental ou de empresas, só foi possível porque a minha rede de amigos/seguidores viu que seria possível”, esclareceu Dih em entrevista ao BN Hall.

 

Durante a conversa, ele também expõe a falta de apoio e negação do acesso dos pretos as oportunidades, deixando claro que não realizou a coleção sozinho. “Quando conquistamos algo, também são conquistas coletivas, quando eu desfilei, eu levei à passarela meninos e meninas quilombolas, pretos, periféricos, mulheres pretas e o fazer manual de cada uma delas”, afirmou o estilista”, celebrou.

 

Dih destacou ainda o significado da estreia no continente africano. “Estar em África em um evento desse e ser o primeiro é fazer lembrar que podemos sempre abrir possibilidades para que outros conquistem e entendam que é possível sonhar. Mas, sobretudo, nunca esquecer de quem somos e viemos. A minha vinda à África também é sobre retorno e reconexão”, concluiu.

 

PROCESSO CRIATIVO
Dih foi até sua cidade natal de Jequié, na Bahia, visitar o Quilombo onde nasceu e viveu, para coordenar a equipe de artesãs que produziu os looks desta coleção. Dih optou pelas mãos pretas locais para fomentar também a economia do Quilombo Barro Preto, onde parte de sua família ainda reside. Sua avó e ancestral viva, a Mainha, é a grande homenageada.

 

Dos materiais de sua coleção, a cabaça, que Dih foi pioneiro em trazer às passarelas em 2022 e tornou tendência, remete à herança africana diaspória e ancestralidade; o algodão em crochê e franjas enaltece a artesania e a manualidade; a palha da costa evoca a religião de matriz africana e sua resiliência e resistência; por fim, o linho alude à escolha dos escravizados que, ao comprarem sua liberdade, vestiam-se desse tecido nobre para indicar seu novo status social. 

 

A paleta de cores busca estar o mais próximo dos tons naturais e terrosos, crus e marrons, com poucos momentos de explosão de cores, em vermelho e preto. Algumas peças trazem uma estampa em couro exclusiva, desenhada por Dih Morais, que trará nesta coleção ainda de sua autoria as icônicas bolsas de cabaça, que transitam entre a moda e a decoração, tendo desfilado já em muitas passarelas pelo Brasil e Milão, Itália.

 

 

Siga o @bnhall_ no Instagram e fique de olho nas principais notícias.

Egito e África do Sul jogam por vaga na Copa do Mundo de 2026 nesta terça-feira; entenda
Fotos: Reprodução/Instagram

A rodada das Eliminatórias Africanas para a Copa do Mundo de 2026 pode definir mais dois classificados nesta terça-feira (9). O Egito, liderado por Mohamed Salah, e a África do Sul entram em campo em busca da vaga direta no torneio que será disputado nos Estados Unidos, Canadá e México.

 

O cenário mais favorável é o dos egípcios. Líderes isolados do Grupo A com 19 pontos, eles visitam o vice-líder Burkina Faso, que soma 14. Uma vitória garante a classificação antecipada para a quarta participação do país em Copas do Mundo, restando ainda duas rodadas a serem disputadas.

 

Já a África do Sul, no Grupo C, precisa vencer e torcer. A seleção sul-africana soma 16 pontos e encara em casa a tradicional Nigéria, terceira colocada, com 10. O triunfo eliminaria os nigerianos da briga, mas não garante a vaga de imediato: para carimbar o passaporte já nesta rodada, os Bafana Bafana precisam também que o Benin, vice-líder com 11 pontos, não vença Ruanda fora de casa.

 

Com nove vagas diretas e uma para a repescagem mundial, a África já conhece dois representantes: Marrocos, classificado na rodada passada, e Tunísia, que confirmou presença ao derrotar a Guiné Equatorial na última segunda-feira (8).

 

A Copa do Mundo de 2026 terá 48 seleções, e 18 já estão confirmadas. Além dos anfitriões Canadá, Estados Unidos e México, o torneio conta com classificados da África (Marrocos e Tunísia), Oceania (Nova Zelândia, com a Nova Caledônia na repescagem), Ásia (Austrália, Coreia do Sul, Irã, Japão, Jordânia e Uzbequistão) e América do Sul (Argentina, Brasil, Equador, Uruguai, Colômbia e Paraguai).

 

Confira o andamento em cada confederação:

  • América do Sul: falta uma rodada; resta apenas a vaga da repescagem.
  • Ásia: seis seleções disputarão em outubro a quarta fase; duas vagas diretas e uma para a repescagem ainda em aberto.
  • África: com a rodada desta terça, ainda restam sete vagas diretas e uma para a repescagem.
  • Concacaf (América do Norte, Central e Caribe): início da terceira fase; todas as vagas em disputa (três diretas e duas de repescagem).
  • Oceania: eliminatórias concluídas; Nova Zelândia classificada e Nova Caledônia na repescagem.
  • Europa: 16 vagas em disputa; parte dos grupos já tem quatro rodadas realizadas, outros ainda vão começar.
Alvo do Fluminense, Lucas Ribeiro é eleito melhor jogador da África do Sul
Foto: Reprodução / Mamelodi Sundowns

O brasileiro Lucas Ribeiro, do Mamelodi Sundowns, foi considerado o melhor jogador da áfrica do Sul, na temporada de 2024/25. Alvo do Fluminense, o atleta foi premiado, nesta terça-feira (29), pela organização da competição nacional, a Premier Soccer League.

 

O camisa 10 da equipe que foi campeã do torneio e que representou a África do Sul na Copa do Mundo de Clubes, também ficou com o prêmio de gol mais bonito da competição. 

 

Além da taça e dos prêmios ao final da temporada, aos 26 anos, Ribeiro também foi considerado o artilheiro da Premier Soccer League, com 16 gols marcados em 27 partidas. 

 

Durante o Mundial de Clubes, o Mamelodi Sundowns ficou no Grupo F, e alcançou as oitavas de final da competição. O clube chegou a derrotar o Ulsan, empatou com o Fluminense e perdeu para o Borussia Dortmund. Durante o duelo, Lucas chegou a marcar o gol que foi eleito o mais bonito da Copa do Mundo de Clubes pela Fifa. 

 

Até então, Lucas completou 83 partidas com a camisa do clube sul-africano, sendo 79 duelos como titular. Nas oportunidades, o jogador marcou 36 gols e deu 20 assistências.

Empresário aplica golpes com promessa de sáfari e hospedagem na África do Sul
Foto: Reprodução/Youtube

Um empresário, que comanda uma agência de turismo e apresenta um programa de televisão, é investigados pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) por golpes envolvendo pacotes turísticos para Cidade do Cabo, na África do Sul.

 

Duas vítimas compraram reservas em hotéis que não eram feitas pelo autor do crime, que não foi identificado, e passeios a sáfaris. Elas registraram ocorrência na 31ª Delegacia de Polícia (Planaltina) denunciando o estelionato.

 

O empresário aparentava credibilidade por gerir uma agência de turismo no Rio de Janeiro e apresentar um programa sobre viagens “autênticas e acessíveis”. 

 

As vítimas desembolsaram cerca de R$ 3,3 mil que cobririam a estadia e o passeio, prometidos no pacote turístico. No entanto, quando chegaram à Cidade do Cabo, a reserva no hotel havia sido cancelada há três dias pela mesma pessoa que fez o pedido.

 

Da mesma forma, as reservas para o passeio no famoso Áquila Safaria foram canceladas e os turistas não conseguiram vagas para o passeio, que já estava com a agenda completa.

 

O estelionatário afirmou que as vítimas seriam reembolsadas, o que não foi cumprido. As informações são do site Metrópoles.

Dunga e Alex Escobar se reconciliam após desentendimento na Copa de 2010: "Tudo passa"
Foto: Reprodução/Instagram

A relação entre o jornalista Alex Escobar e o tetracampeão mundial e ex-técnico da Seleção Brasileira, Dunga, repercutiu novamente no mundo da bola, desta vez de forma positiva. Os dois personagens que se desentenderam na Copa do Mundo da África do Sul de 2010 protagonizaram um momento de reconciliação na última quarta-feira (18) e selaram a paz.

 

Os dois se reencontraram no Rio de Janeiro, onde o ex-volante participou do programa Seleção SporTV na última terça-feira (17). Nas redes sociais, Escobar divulgou a imagem dos dois apertando as mãos, simbolizando o fim da richa. Veja:

 

 

"Somos homens que tentam acertar sempre mas erram. Hoje não era importante saber quem errou, quem está certo. O mais importante era entender que tudo passa, que não vale a pena cultivar rancor, mágoa, que é bom demais ter o coração leve. Nunca quis ser inimigo do Dunga, sempre quis resolver essa treta", diz o trecho do texto escrito pelo jornalista na publicação.

 

ENTENDA O CASO

O desafeto entre Dunga e Alex Escobar teve início em uma coletiva de imprensa na Copa de 2010. Escobar havia balançado a cabeça após uma fala do ex-técnico do Brasil, que percebeu e chamou o jornalista de "cagão".

 

Nove anos depois, o técnico se mostrou arrependido em entrevista ao canal Desimpedidos, porém, acusou Alex de ter sido "tendencioso". No período, o profissional respondeu às acusações nas redes sociais.

 

DOCUMENTÁRIO DE DUNGA

O SporTV vai exibir nesta quinta-feira (19) o documentário BRASIL X DUNGA - FUTEBOL EM PÉ DE GUERRA. A produção audiovisual vai contar sobre a vida do ex-jogador e capitão do Brasil em três Copas do Mundo, tetracampeão em 1994 e ex-técnico da Amarelinha em dois momentos.

Ruanda oficializa tentativa de volta da F1 à África
Foto: Reprodução / Instagram

Após a candidatura da África do Sul não seguir adiante, Ruanda tomou as rédeas e oficializou uma nova tentativa de levar a Fórmula 1 novamente para o continente. O país, que tem como presidente Paul Kagame, sediará a cerimônia de premiação da Federação Internacional do Automobilismo (FIA), nesta sexta-feira (13). 

 

“Ruanda está concorrendo para trazer a emoção das corridas de volta à África, sediando um grande prêmio de Fórmula 1. Agradeço muito a Stefano Domenicali (presidente da categoria) e a toda a equipe da F1 pelo bom andamento das nossas conversas até agora. Garanto que estamos encarando essa oportunidade com a seriedade e o compromisso que ela merece”, afirmou o presidente. 

 

A intenção do país é construir uma pista próximo da capital, a cidade de Kigali, onde está o novo aeroporto de Bugesera. O ex-piloto de Fórmula 1, Alexander Wurz, está ajudando a desenvolver o circuito. 

 

Além disso, Wurz também está auxiliando os trabalhos de uma nova pista na Arábia Saudita, que deve ficar pronta em 2029. 

 

Em 2021, Lewis Hamilton se declarou a favor da volta da principal competição de corridas mundial à África, o que foi reforçado em 2024 pelo tetracampeão Max Verstappen.

 

“Sim, acho que seria ótimo ter uma corrida em todos os continentes que existem. E sei que isso quase aconteceu, mas não rolou. Então, sim, é claro, seria ótimo. Tenho certeza de que eles estão investindo muito tempo e dinheiro para que isso seja um sucesso, e para promover o país”, afirmou o piloto. 

Magistrados da África do Sul e dos EUA estarão no Brasil para 1º Simpósio Internacional pela Equidade Racial
Foto: Divulgação

Magistrados e autoridades da África do Sul e dos Estados Unidos estarão no Brasil no dia 4 de dezembro para participar do 1º Simpósio Internacional pela Equidade Racial. O encontro é promovido pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) com apoio do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). 

 

O simpósio visa promover a troca de saberes entre as Justiças brasileira, norte-americana e africana em relação a políticas públicas e estratégias eficazes voltadas à promoção da equidade racial no Brasil.  

 

O presidente do CNJ, ministro Luís Roberto Barroso, fará uma das conferências de abertura. Além dele, também estarão na abertura do evento o chanceler da Pontifícia Academia das Ciências e da Pontifícia Academia das Ciências Sociais do Vaticano, o cardeal Peter Turkson, e a professora de História da América na Universidade Federal Fluminense (UFF/Rio), Ynaê Lopes dos Santos. 

 

O simpósio estenderá até o dia 5 de dezembro. O segundo e último dia de conferência começará às 9h, com debates sobre Equidade Racial no Direito Comparado: Brasil, Estados Unidos e África do Sul. A mesa terá a secretária-geral do CNJ, juíza Adriana Cruz, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Nova Iorque, Rowan Wilson, e o ministro da Corte Constitucional da África do Sul Stevan Arnold Majiedt. Acesse aqui mais informações e o formulário para participar do Simpósio Internacional.

Na África do Sul, Christiane Peleteiro compartilha registros em safari
Foto: Acervo Pessoal

A empresária Christianne Peleteiro desembarcou na África do Sul na última segunda-feira (28). No país africano, a baiana se hospedou no Qwabi Private Reserve, um resort localizado dentro de uma reserva de safari.

 

Em conversa com o BN Hall, a empresária contou que está na viagem acompanhada do marido, Ronaldo Peleteiro, e de um grupo de arquitetos que foram premiados pelo G10, da qual é uma das diretoras. Entre os profissionais estão Tatiana Melo, Margarette Setenta, Bruna Milcent, dentre outros.

 

Após a experiência no safari, Christianne chegou recentemente à Cidade do Cabo, onde permanecerá até a próxima terça-feira (5). “Por aqui, iremos visitar o Cabo da Boa Esperança, a Table Mountain e cidades vinícolas como Stellenbosch”, declarou.

 

Siga o @bnhall_ no Instagram e fique de olho nas principais notícias.

Priscila Duder realiza viagem de férias à África do Sul: “Experiência incrível”
Foto: Acervo pessoal

A designer de interiores Priscila Duder está na África do Sul, com a filha, desde o último domingo (14). Em conversa com o BN Hall, ela contou que escolheu o país sul-africano para curtir as férias e celebrar o seu aniversário.

 

 

 

“Estou viajando de férias com minha filha para a África do Sul, onde resolvi passar meu aniversário no meio da savana africana este ano. Foi uma experiência incrível e emocionante poder passar o dia do meu aniversário desconectada de tudo, somente eu e minha filha nessa aventura indescritível”, declarou Priscila. 

 

Durante a viagem, mãe e filha conheceram a vida selvagem da savana sul-africana através dos tradicionais safaris. No passeio, elefantes, girafas, rinocerontes, zebras e até mesmo leões foram vistos.

 

Siga o @bnhall_ no Instagram e fique de olho nas principais notícias.

Condenado por matar namorada, Oscar Pistorius deixa prisão em liberdade condicional
Foto: Reprodução / NBC News

Ex-atleta olímpico e paralímpico, Oscar Pistorius deixou a prisão nesta sexta-feira (5) após conseguir liberdade condicional. Em 2017, ele havia sido condenado a 13 anos e cinco meses de reclusão pelo assassinato da namorada Reeva Steenkamp, em fevereiro de 2013, e já cumpriu metade da pena.

 

Durante a liberdade condicional, Pistorius ficará sob supervisão do Departamento de Serviço Correcional (DCS) da África do Sul até o final da pena em dezembro de 2029. Ele será monitorado por oficial do DCS e terá de reportar sempre que for procurar empregos ou mudar de casa. Para seguir fora da cadeia, o ex-atleta, de 37 anos, não poderá dar entrevistas e nem consumir álcool ou qualquer substância proibida. Além disso, vai frequentar um programa do DCS sobre violência de gênero e continuar a terapia para controlar a raiva.

 

Natural em Johannesburgo, na África do Sul, Oscar Pistorius teve má formação congénita e nasceu sem as fíbulas, precisando amputar as duas pernas pouco abaixo dos joelhos aos 11 meses de vida. No atletismo, ele se tornou velocista e se destacou ao conquistar seis ouros, uma prata e um bronze em três Paralimpíadas. O sul-africano se tornou o primeiro biamputado a disputar os Jogos Olímpicos na edição de 2012, em Londres e ganhou o apelido de Blade Runner, corredor lâmina na tradução em português. O atleta se classificou para as semifinais dos 400m rasos e chegou na final do revezamento 4x400m.

 

RELEMBRE O CASO
A namorada de Pistorius, Reeva Steenkamp, foi assassinada aos 29 anos, no 14 de fevereiro de 2013, Dia dos Namorados em boa parte do mundo, inclusive na África do Sul. O atleta admitiu ter sido o autor dos disparos e alegou ter confundido a mulher, que estava presa no banheiro, com uma pessoa invadindo a casa. No julgamento, ele alegou ter agido em legítima defesa, mas foi condenado a cinco anos de prisão por homicídio culposo, sem intenção de matar, em 2014. Dois anos depois, ele recorreu a um tribunal de apelação, mas teve a pena revisada para seis anos. A procuradoria sul-africana pediu um novo julgamento por considerar a punição "escandalosamente inadequada" e em 2017 a punição foi aumentada para 13 anos e cinco meses.

Cristóvão Neto passa férias na África do sul visitando reserva de animais do país
Fotos: Acervo Pessoal

O diretor artístico da Piatã FM, Cristóvão Neto, está passando suas férias na África do Sul, ao lado de sua companheira Patrícia Souto. A viagem começou no último domingo (3) e em suas redes sociais Cristóvão publicou registros de sua passagem pelo país, a maioria de animais que habitam a região. 

 

Ao BN, Cristóvão detalhou a sua programação, comentando os lugares que visitou. Segundo ele, ao sair da capital baiana, o primeiro destino foi o Safári no Kruger Park, reserva de animais sul-africanos. Logo em seguida, o diretor artístico e Patrícia foram para Cape Town, onde passearam pela vinícola de Stellenbosch, local de destaque dos vinhos do país.

 

Veja as fotos da viagem:

 

 

Siga o @bnhall_ no Instagram e fique de olho nas principais notícias.

 

Suécia derruba favoritismo dos EUA nos pênaltis e avança na Copa; Holanda vence África do Sul
Foto: Divulgação / Fifa

Depois de 120 minutos sem gol, a Suécia derrubou o favoritismo do tetracampeão Estados Unidos ao vencer a disputa de pênaltis por 5 a 4, na manhã deste domingo (6), no estádio Retangular de Melbourne, pelas oitavas de final da Copa do Mundo Feminina. Já durante o final da noite de sábado (5), a Holanda ganhou da África do Sul por 2 a 0, no estádio de Sidney.

 

Enquanto a classificação holandesa veio no tempo normal com os gols de Jill Roord e Lineth Beerensteyn, em cada etapa da partida, a vitória sueca veio num lance inusitado que fechou a disputa nas penalidades. A goleira americana Naeher defendeu parcialmente a cobrança de Hurting, mas a bola foi para trás e ultrapassou totalmente a linha do gol por milímetros. A confirmação veio através do VAR.

Holanda venceu a África do Sul no tempo normal | Foto: Divulgação / Seleção holandesa

 

Esta foi a primeira vez que a Suécia eliminou os Estados Unidos numa Copa do Mundo. Além disso, outro fato inédito é a seleção americana ficar fora de um pódio em Mundiais. O país sempre chegou às semifinais em todas as edições, sendo que conquistou quatro títulos e o último foi em 2019.

 

Nas quartas de final, a Holanda vai enfrentar a Espanha, na próxima quinta (10), às 22h no horário de Brasília, no estádio de Wellington. Já a Suécia vai encarar o Japão, outro campeão mundial, na sexta (11), às 4h30, no Eden Park.

 

Confira as outras quatro partidas das oitavas de final: 

 

Segunda-feira (7) 
Inglaterra x Nigéria, às 4h30, no Brisbane Stadium
Austrália x Dinamarca, às 7h30, no Olímpico de Sidney

 

Terça-feira (8)
Colômbia x Jamaica, às 5h, no Melbourne Rectangular
França x Marrocos, às 8h, em Hindmarsh 

África do Sul conquista a 1ª vitória ao virar sobre a Itália e garante classificação histórica
Foto: Divulgação / Fifa

A quarta-feira (2) começou com um resultado histórico na Copa do Mundo Feminina. A África do Sul conquistou a primeira vitória no Mundial ao vencer a Itália por 3 a 2, de virada, no estádio de Wellington, pela terceira rodada do Grupo H. Com o resultado, as sul-africanas garantiram a inédita classificação às oitavas de final. No outro jogo, a Suécia manteve o 100% de aproveitamento e ficou com a primeira colocação da chave.

 

O placar foi aberto pela Itália com Caruso aos 11 minutos do primeiro tempo, mas aos 32, a África do Sul chegou ao empate com o gol contra de Orsi. Na etapa complementar, as africanas ficaram na frente com Magaia aos 22, enquanto Caruso marcou novamente igualando para as italianas aos 29. A magia aconteceu nos acréscimos, aos 47, quando Kgatlana deu a vitória e a classificação para as sul-africanas. Já a Suécia bateu a Argentina por 2 a 0, no estádio de Waikato, com gols de Blomqvist e Rubensson.

 

Com nove pontos, a Suécia assegurou a liderança do grupo, seguida pela África do Sul, que terminou no segundo lugar com quatro. Eliminadas, a Itália foi a terceira com três, e a Argentina ficou com a lanterna com um ponto conquistado. Nas oitavas de final, as suecas vão enfrentar os Estados Unidos, no próximo domingo (6), às 6h no horário de Brasília. Na véspera, sábado (5), às 5h, as sul-africanas encaram a Holanda.

Dublê que perdeu braço em gravações de 'Resident Evil 6' ganha processo 
Foto: Reprodução / Instagram

Após perder o braço, em decorrência de um acidente grave durante as gravações de “Resident Evil 6: O Capítulo Final”, em 2015, na África do Sul, a dublê Olivia Jackson ganhou um processo na Justiça. 

 

De acordo com o jornal The Wrap, o juiz concluiu que Olivia foi a vítima de uma cena produzida de forma negligente. O magistrado avaliou que, sem consentir as mudanças pedidas pelo diretor Paul W. S. Anderson, a dublê  acabou gravando uma cena com uma menor margem de segurança.

 

Segundo a Rolling Stone Brasil, Olivia acusou a produção de alterar uma cena de luta repentinamente, fazendo com que ela tivesse que pilotar uma moto em alta velocidade em direção à câmera, que seria içada por uma grua. A tentativa acabou em tragédia, porque o operador do equipamento não conseguiu acompanhar a velocidade dela para erguer o objeto a tempo. 

 

Além de ter levado um corte profundo no braço, que lhe levou a perder o membro, a dublê sofreu cortes no rosto da dublê, deixando seus dentes expostos, e também fraturas na coluna. Para se recuperar, ela chegou a ficar em coma induzido durante vários dias.

 

“Sinto falta do meu rosto de antes. Sinto falta do meu corpo de antes. Sinto falta da minha vida de antes. Pelo menos agora finalmente tenho uma sentença que prova que essa cena foi mal planejada e que o que aconteceu não foi minha culpa”, declarou Olivia. “Mas realmente dói que eu tenha que viver com o resultado dos erros de outras pessoas, quando, além do curto período da minha hospitalização na África do Sul, nenhuma das pessoas que cometeu os erros ou que lucrou com esse filme, que fez US$ 312 milhões, me apoiou financeiramente”, completou.

 

Durante o julgamento, que aconteceu na África do Sul, foi descoberto outro erro grave. Um motorista que participou da cena trágica, Roland Melville, não tinha seguro do veículo. 

Cineasta morre após ser atacado por girafa durante gravações na África do Sul
Foto: Reprodução / Linkedin

O cineasta sul-africano Carlos Carvalho (47), ganhador do Leão de Prata no Festival de Cannes de 2003, morreu após ser atacado por uma girafa, durante as gravações de um filme alemão. A tragédia aconteceu quando ele filmava cenas de "Premium Nanny 2", no Glen Afric em Broederstroom, África do Sul. De acordo com informações do O Globo, Carlos estava trabalhando como operador de câmera quando foi atingido na cabeça por uma girafa macho chamada Gerald. “Não nos sentimos ameaçados porque ele parecia ser curioso", comentou Dirkus Van Der Merwe, membro da equipe, sobre o animal, que após a aproximação dos profissionais, se tornou agressivo. "Começamos a filmar closes de seu corpo e seus pés", disse lembrou. "Então, enquanto Carlos olhava através da ocular da câmera, Gerald balançou o pescoço e o acertou na cabeça. Veio do nada, e Carlos nem viu. Não estava ciente do perigo", contou. O cineasta foi levado ao Milpark Hospital, mas não resistiu aos ferimentos.

Olodum agita público no Pelourinho antes de jogo entre Brasil e África do Sul
Foto: Divulgação
Os Jogos Olímpicos Rio 2016 têm início nesta quinta-feira (4) e, para dar sorte à Seleção Brasileira, o Olodum vai se apresentar para baianos e turistas no Centro Histórico de Salvador. A Torcida Brasil Olodum começa a partir das 15h, no Largo do Pelourinho. A partida entre Brasil e África do Sul acontece no estádio Mané Garrincha, em Brasília, às 16h.

Parceiro da Seleção Brasileira desde 1990, o Olodum esteve presente em todas as Copas do Mundo desde então. Agora, nos Jogos Olímpicos, o grupo apresenta a história do povo negro e do legado civilizatório que se consolidou nas raízes do Brasil, através do tema "Brasil, mostra tua cara! Sou Olodum, que tu és?" .

SERVIÇO:
O quê:
Torcida Brasil Olodum
Quem: Olodum
Quando: 04 de agosto – quinta-feira, às 15h
Onde: Largo do Pelourinho – Pelourinho
Valor: Gratuito
Editora de 'Game of Thrones' é morta em ataque de leão durante safári na África do Sul
Foto: Reprodução / Instagram
Katherine Chappell (29), editora da série “Game of Thrones”, foi atacada e morta por um leão, durante um safari na cidade de Joanesburgo, África do Sul, na última segunda-feira (1º). Em entrevista ao DailyMail a irmã da vítima, Jennifer Chappell, contou que Katherine trabalhou em diversas produções, a exemplo dos longas-metragens “Capitão América” e “Divergente”. A jovem foi morta após ignorar os avisos e abrir a janela do carro, para fotografar os animais. A direção do Lion Park informou que enviou ambulâncias ao local, mas que não foi possível resgatá-la com vida. O guia turístico, Pierre Potgieter, responsável por ela sofreu um ataque cardíaco ao tentar salvá-la e está internado no hospital.  Em entrevista, ele disse que está em estado de choque e que não desobedeceu as regras do parque.
 
Nas redes sociais, a irmã de Katherine lamentou o ocorrido: “Estamos com o coração partido para compartilhar esta notícia com os nossos amigos e familiares: Ontem de manhã, durante uma missão de voluntariado para proteger a vida selvagem na África do Sul, Kate Chappell sofreu um acidente trágico e fatal. Sua energia e paixão não pôde ser contida por continentes e oceanos. Ela era muito querida e compartilhou seu amor pela vida com aqueles que ela conheceu. Nós não temos como a agradecer a todos o suficiente para as amáveis ??palavras e apoio. Isso significa muito para nós durante neste tempo difícil”.
Nova classe média dos Brics é tema de série que estreia nesta segunda
Foto: Divulgação
O documentário "Brics - A Nova Classe Média", que acompanha uma semana na vida de famílias que ascenderam à classe C nas cinco nações que formam o bloco econômico dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) estreia nesta segunda (22), na Band News. Dirigida por Carlos Alberto Jr. e Julia Martins, conta a história de personagens como o eletricista paulista Peradin Ribeiro, que orgulha-se de ter trocado de carro três vezes em cinco anos e está construindo uma casa, enquanto sonha com outra na praia, para passar os finais de semana. A produção contou com apoio de institutos de pesquisa ajudaram os produtores a encontrar personagens que se encaixassem no perfil da nova classe média, retratada na série. “São países que não falam a mesma língua, não têm a mesma religião ou moeda, mas estão juntos. Começamos a perceber como essas diferenças podiam se assemelhar. São famílias que têm os mesmos anseios", explica o diretor.

Confira o trailer da série:

Serviço
O QUÊ: Estreia da série BRICS - A NOVA CLASSE MÉDIA
QUANDO: Segunda-feira, 22 de setembro, às 23h59
ONDE:  Band News
Cinebiografia de Nelson Mandela não chegará aos cinemas do Brasil
O filme sobre a vida de Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul e líder da luta contra o apartheid, não será exibido nos cinemas brasileiros. "Mandela" tinha estreia programada para 21 de fevereiro, mas por decisão da distribuidora Sony Pictures não chegará ao país. Antes da previsão para dia 21, foi divulgado que o filme entraria em circuito na sexta-feira anterior, 17 de fevereiro. A produção, dirigida por Justin Chadwick ("A Outra") e protagonizada por Elba no papel de Mandela, passa a ter o lançamento direto em DVD e blu-ray. A data ainda não foi definida. 

O longa, baseado na autobiografia do líder morto em dezembro, concorre ao Oscar de melhor canção original. "Ordinary Love", música escrita por Bono e apresentada pelo U2, ganhou o Globo de Ouro na mesma categoria. Na premiação da Associação da Imprensa Estrangeira em Hollywood, o filme ainda concorreu a melhor trilha sonora original e melhor ator em drama (Idris Elba). As informações são da Folha de S. Paulo.
Filme sobre Mandela bate recorde de bilheteria na África do Sul
Lançado em novembro, o filme "Mandela: Long Walk to Freedom", que conta a história do primeiro presidente negro na África do Sul, tornou-se a produção mais vista nos cinemas do país. O filme, homônimo à autobiografia do líder, mostra a vida de Mandela desde sua infância em uma zona rural remota da África do Sul, passando por sua luta contra o apartheid, os 27 anos que passou na prisão e sua eleição como o primeiro presidente negro do país, em 1994. Estrelado por Ildris Elba, o filme chegou a ser visto por Mandela antes de sua estreia no país.  "Mandela: Long Walk to Freedom"  já arrecadou cerca de US$ 4,4 milhões (R$ 10,4 milhões), de acordo com a produtora Videovision Entertainment. Ainda não há previsão de estreia do longa no Brasil.
Quadro com genitais do presidente da África do Sul gera polêmica
O Congresso Nacional da África do Sul comunicou na última quinta-feira (17) que a representação do presidente Jacob Zuma é de "mau gosto e indecente", segundo comunicado. O quadro do artista Brett Murray mostra o presidente com o zíper aberto e a genitália para fora da calça foi vendido à Galeria Goodman, em Johannesburg, e está em exposição desde o dia 10 de maio. "Nós instruímos nossos advogados para que Brett Murray e a galeria retirem o quadro da exposição e do site, além de destruir todo o material impresso de divulgação", disse Jackson Mthembu, porta-voz do governo. "Além de chefe de Estado, o presidente Zuma é um cidadão e tem direito a conservar sua dignidade. Nenhum ser humano merece ser denegrido desta maneira", disse a Presidência. A galeria Gooodman, onde está exibida a obra de Murray, também afirmou que não retirará o quadro e qualificou as intenções do CNA de 'censura'. Lara Koseff, porta-voz da galeria, disse nesta sexta que sempre defendeu seus artistas, inclusive durante o "apartheid".

Curtas do Poder

Ilustração de uma cobra verde vestindo um elegante terno azul, gravata escura e língua para fora
Vamos ver quem vai poder cantar "Amigo estou aqui". Porque às vezes é homenagem, às vezes é premonição. Mas preocupado mesmo eu estou com Gargamel. Enquanto isso, o São João chega com os clássicos: amendoim cozido, político dançando mal e Bruno de Wagner com uma combinação questionável. Mas decidiram cantar dessa vez, e aí foi uma surpresa - negativa - atrás da outra. Saiba mais!

Pérolas do Dia

João Roma

João Roma

"A lei não pode ter lado político".

 

Disse o presidente estadual do PL na Bahia e pré-candidato ao Senado Federal pelo estado, João Roma, utilizou as redes sociais nesta sexta-feira (19) para comentar a operação de busca e apreensão realizada pela Polícia Federal (PF), com autorização do Supremo Tribunal Federal (STF), que teve como um dos alvos o senador Jaques Wagner (PT), líder do governo no Senado.

Podcast

Deputado Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda

Deputado Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda
Foto: Projeto Prisma
O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda-feira (15). O podcast é transmitido ao vivo a partir das 16h no YouTube do Bahia Notícias.

Mais Lidas