Modo debug ativado. Para desativar, remova o parâmetro nvgoDebug da URL.

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies

Marca Bahia Notícias
Você está em:
/
/
Tag

Artigos

Leonardo Góes
El Niño de 2026: o país não pode enfrentar uma seca histórica de olhos vendados
Foto: Divulgação

El Niño de 2026: o país não pode enfrentar uma seca histórica de olhos vendados

Às vésperas de um possível Super El Niño, cortar o orçamento da agência que monitora a água do Brasil é apagar o painel de instrumentos no meio da tempestade

Multimídia

Rosemberg prevê vitória de Jerônimo contra ACM Neto no 1º turno

 Rosemberg prevê vitória de Jerônimo contra ACM Neto no 1º turno
Em entrevista ao podcast Projeto Prisma, com Fernando Duarte, o deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) afirmou ter confiança na vitória do atual governador Jerônimo Rodrigues na disputa contra ACM Neto (União) pelo governo do estado.

Entrevistas

Após retorno à AL-BA, Luciano Ribeiro descarta disputa pela reeleição e diz estar focado na campanha de ACM Neto

Após retorno à AL-BA, Luciano Ribeiro descarta disputa pela reeleição e diz estar focado na campanha de ACM Neto
Foto: Divulgação / Agência AL-BA
De volta à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) desde janeiro, após assumir a vaga aberta com a morte do deputado Alan Sanches, Luciano Ribeiro (União) concedeu entrevista ao Bahia Notícias na última semana e falou sobre a produtividade do Legislativo para 2026, ano que será marcado pela disputa eleitoral, e o cenário político para a corrida ao governo da Bahia. O deputado também tratou da formação da chapa de oposição e afirmou que, neste momento, descarta disputar a reeleição. Desde o seu retorno, Luciano passou a ocupar a vice-liderança da oposição e a vice-presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa.

a travestis

Tertuliana Lustosa passa por cirurgia de redesignação de sexo no Rio após processar plano de saúde
Foto: Instagram

A cantora e ativista Tertuliana Lustosa, conhecida artisticamente como A Travestis, anunciou nas redes sociais a internação em uma clínica no Rio de Janeiro para o procedimento de redesignação sexual.

 

O procedimento da artista será realizado quase dois anos após Tertuliana entrar na Justiça contra o plano de saúde Unimed Nacional para que conseguisse realizar a cirurgia. 

 

 

"Já estou pronta. Chegou o grande dia, é hoje, daqui a pouco Dr. Márcio. Agora é com você. Daqui a pouco volto de bubu", escreveu no Instagram.

 

Tertuliana, que nasceu em Corrente, no Sul do Piauí, e foi criada em Salvador, entrou com uma ação contra o plano de saúde em novembro de 2023, acusando o convênio de transfobia após o cancelamento da assinatura do seu plano.

 

Na época, a artista afirmou que o cancelamento ocorreu sem explicação após ela entrar com o pedido da cirurgia. Tertuliana, que já tinha feito uma cirurgia para a retirada do testículo, alegou que o procedimento de redesignação se tornou uma necessidade.

Maya e Tertuliana da banda A Travestis apostam no PagoTrap em novo hit 'Violenta'
Foto: Junior Assis

A cantora baiana Maya, lança o single “Violenta” em parceria com Tertuliana Lustosa, vocalista da banda A Travestis. O novo som, que traz uma mistura do Pagode Baiano e Trap (PagoTrap), já está disponível nas principais plataformas digitais.


A canção também ganhou um videoclipe produzido pelas Marias Produtoras, gravado em um restaurante temático de Salvador. Quem assina a produção musical e beat do novo hit é Eocross e a Mix Master, com direção vocal de Rodrigo Ruchell.


Para a cantora Maya, suas músicas e parcerias passeiam pela sensualidade e abordam a sua perspectiva como mulher preta perante ao machismo diário. “Assim é esta canção, ela fala sobre não baixar a cabeça, impor nossos limites, ser quem a gente é, sem culpa, sem medo e sem dor e, claro, rebolar muito. Isso é ser violenta”, afirma.

 

 

Cantora Maya lança novo single em parceria com A Travestis
Foto: Divulgação

A cantora e compositora Maya se junta a Tertuliana Lustosa, vocalista da banda A Travestis, para lançar nas principais plataformas digitais, no dia 22 de outubro, às 0h, o single “Violenta”. Apostando na influência do PagoTrap, quem assina a produção e beat da música é Eocross e a mix, master e direção vocal por Rodrigo Ruchell.

 

Segundo Maya, a ideia da parceria surgiu depois do sucesso de ‘‘Faca Amolada’’, quando Tertuliana ouviu o som e fez um pedido para ser convidada para um feat. A partir daí, a estética sonora de ambas se alinharam e nasceu um novo single. O anúncio da nova música entrega uma foto majestosa das duas artistas, emoldurada com um toque mexicano, trazendo uma pegada caliente, carregada na pimenta e no dendê.

 

O clipe, que foi gravado em um restaurante temático, em Salvador, será lançado no dia seguinte (23), às 12h, com uma pegada mais ousada, abordando o empoderamento feminino, expressada por ações para fortalecer as mulheres e desenvolver a equidade de gênero, a exemplo de tomar poder sobre si e ser dona de si.

 

Capa do single


 
“Eu passeio pela minha sensualidade e abordo minha perspectiva como mulher preta perante ao machismo diário em que vivemos. É sobre não baixar a cabeça, impor nossos limites, ser quem a gente é, sem culpa, sem medo e sem dor, e claro, rebolar muito. Isso é ser violenta, afirma Maya.

 

Para promover, de forma dinâmica, a interação do público antes do lançamento, será realizada uma chamada para uma promoção. Uma pessoa ainda poderá ganhar um jantar temático no Guapo restaurante mexicano, local onde foi gravado o clipe. A promoção funciona da seguinte forma: na semana de estreia, uma publicação será divulgada no perfil de Maya no instagram, onde o participante irá responder, nos comentários, o porquê deve ser escolhido para um encontro com a cantora. A melhor resposta, escolhida pela artista, vai ser convidade para um jantar no Guapo, além de terem um bate papo super descontraído.


O vencedor será escolhido pela própria artista com base na resposta mais criativa. O resultado será divulgado no perfil de Maya.

 

 

Gravado em protesto no Campo Grande, A Travestis lança clipe de 'Abaixa o Preço do Gás'
Foto: Marcos Musse

No último dia 25 de setembro, Tertuliana Lustosa, vocalista da banda A Travestis, lançou o clipe da música “Abaixa o Preço do Gás”. A canção, sucesso nas redes sociais com mais de 300 mil visualizações nos perfis digitais da artista, agora ganha produção audiovisual e está disponível no YouTube, no canal Mete Som.


O videoclipe, gravado durante manifestação contra a atual gestão do país, é um protesto divertido e irreverente, à situação atual do Brasil, com o aumento do gás e de outros insumos, que afetam diretamente todas as classes sociais.


Tertuliana revela que a música e a ideia do clipe surgiram ao perceber o momento em que o país vive e, por este motivo, aproveitou a manifestação para gravar o videoclipe.  “As coisas estão ficando cada vez pior, a exemplo do preço do gás que não para de aumentar. Durante esse período, alguns amigos, reclamando da situação, me pediram para fazer uma nova versão, junto ao clipe. Por este motivo, apresento esse protesto”, completa Tertuliana.

 

A música é a nova versão da música ‘Sento pro Moço do Gás’, da artista, que também se tornou sucesso nas redes sociais, alcançando mais de 3,7 milhões de visualizações, apenas na plataforma TikTok.

 

A artista também chamou atenção dos internautas e dos bolsonaristas após postar um vídeo queimando a bandeira do Brasil durante uma performance contra a transfobia, no domingo (26), no município de Feira de Santana. (leia aqui)

 

'Abaixa o Preço do Gás' é o novo hit de Tertuliana Lustosa, da banda A Travestis
Foto: Ian Morais

Neste sábado (4), Tertuliana Lustosa, vocalista da banda A Travestis, lança o single “Abaixa o Preço do Gás”, versão da música “Senta Pro Moço do Gás”, nas principais plataformas digitais.


A primeira versão da música se tornou sucesso nas redes sociais, alcançando mais de 3,7 milhões de visualizações, apenas no TikTok. Agora a nova versão, gravada em estúdio, já conta com cerca de 100 mil visualizações no vídeo publicado nas redes sociais da artista.


Tertuliana conta que “Abaixa o Preço do Gás” é um protesto à situação atual do país, com o aumento do gás e de outros insumos que afetam diretamente todas as classes sociais. “Eu liguei para a empresa, a empresa do gás, mas meu Deus do céu tava trezentos reais. Que parada é essa, o gás tá caro demais”, fala o trecho da música.


A artista lembra que a ideia de fazer a nova versão, com tom divertido para as redes sociais, surgiu durante o lançamento da primeira versão. “Quando estávamos na semana de lançamento de ‘Senta no Moço do Gás’, a situação do país estava ficando cada vez pior e o preço do gás aumentando, aí alguns amigos, reclamando da situação, me pediram para fazer uma nova versão. Por este motivo, apresentei esse protesto”, completa Tertuliana.


A música também estará disponível no Canal Mete Som, maior portal de música Norte/Nordeste, e no Youtube.

 

 

Curtas do Poder

Ilustração de uma cobra verde vestindo um elegante terno azul, gravata escura e língua para fora
Vamos ver quem vai poder cantar "Amigo estou aqui". Porque às vezes é homenagem, às vezes é premonição. Mas preocupado mesmo eu estou com Gargamel. Enquanto isso, o São João chega com os clássicos: amendoim cozido, político dançando mal e Bruno de Wagner com uma combinação questionável. Mas decidiram cantar dessa vez, e aí foi uma surpresa - negativa - atrás da outra. Saiba mais!

Pérolas do Dia

Michelle Bolsonaro

Michelle Bolsonaro
Foto: Reprodução / Redes Sociais

"Vamos todos trabalhar juntos para derrotar o atual desgoverno. Não há briga, nem competição. Peço apenas que não retirem trechos da minha fala de contexto para não gerar confusão". 


Disse a ex-primeira dama Michelle Bolsonaro depois de expor um desentendimento com o enteado Flávio Bolsonaro (PL) e voltar a comentar o caso envolvendo o presidenciável nesta quinta-feira (25), em um texto publicado em suas redes sociais.

Podcast

Deputado Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda

Deputado Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda
Foto: Projeto Prisma
O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda-feira (15). O podcast é transmitido ao vivo a partir das 16h no YouTube do Bahia Notícias.

Mais Lidas