Modo debug ativado. Para desativar, remova o parâmetro nvgoDebug da URL.

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies

Marca Bahia Notícias
Você está em:
/
Notícia
/
Bahia

Notícia

Governo do Brasil reformula sistema de alertas da Defesa Civil após invasão hacker

Por Redação

Governo do Brasil reformula sistema de alertas da Defesa Civil após invasão hacker
Foto ilustrativa: Luiza Barbosa / Bahia Notícias

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional, adotou uma série de medidas emergenciais para reestruturar a segurança do Interface de Divulgação de Alertas Públicos (Idap), o sistema oficial de alertas da Defesa Civil nacional.

 

As mudanças ocorrem após um incidente cibernético que resultou no disparo de falsos alertas de desastre para municípios de sete estados e do Distrito Federal. Segundo apurações da Defesa Civil, credenciais de agentes do Pará teriam sido obtidas por invasores para enviar mensagens em massa a celulares de milhões de brasileiros, contendo termos inadequados como "misantropia" e "ataque alienígena".

 

O caso está sob investigação da Polícia Federal (PF). Para conter a vulnerabilidade de imediato, o governo federal determinou o bloqueio total do acesso externo ao Idap. Temporariamente, apenas a Defesa Civil nacional tem permissão para acessar a plataforma, de forma exclusiva por meio da rede interna do ministério.

 

Essa medida visa impedir acessos indevidos por meio de credenciais vazadas na Deep Web, as informações foram confirmadas pelo Metrópoles. Adicionalmente, a Diretoria de Tecnologia da Informação implementou a exigência de um segundo fator de autenticação para login no sistema, integrado à conta gov.br.

 

Com essa barreira, mesmo que um invasor obtenha credenciais de acesso, não conseguirá entrar na plataforma sem o código de validação enviado diretamente ao aparelho celular do usuário cadastrado.

 

O plano de contingência prevê o restabelecimento gradual e controlado do acesso para as Defesas Civis estaduais por meio de uma rede privada virtual (VPN) conectada à infraestrutura nacional. A expectativa é que essa infraestrutura de rede privada esteja totalmente ativa ainda nesta quinta-feira (25).