Salvamar faz alerta sobre afogamentos e acidentes com caravelas nas praias de Salvador
Por Redação
A Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), faz um alerta para quem vai frequentar as praias soteropolitanas entre esta quinta-feira (23) e o sábado (25). Os principais pontos de atenção são os possíveis afogamentos ou acidentes envolvendo caravelas.
Em nota enviada à imprensa, o coordenador da Salvamar, Kailani Dantas, explica que o mar se torna mais perigoso em tempo de chuva, devido à incidência de ventos mais fortes das frentes frias, responsáveis pelo aumento das ondas e correntes de retorno mais acentuadas.
Segundo o coordenador, mesmo com indicação de chuva, são frequentes os momentos ensolarados, o que torna o mar muitas vezes convidativo. "É justamente nestes momentos que as pessoas precisam tomar ainda mais cuidado. Após grandes períodos de chuva, é importante banhar-se perto de postos salva-vidas, não perder as crianças de vista, evitar locais com pedras e corais para fazer fotos, pois podem estar se colocando em risco", afirma.
De acordo com informações da Defesa Civil de Salvador (Codesal), a capital baiana deve conviver com o tempo chuvoso até esta sexta-feira (24). “Isso torna o banho de mar perigoso. Então, mesmo com abertura de sol no período, são recomendados alguns cuidados aos banhistas, que devem ficar atentos às sinalizações de perigo, às bandeiras informativas de alerta localizadas nas praias. Além disso, quando aumenta a incidência de chuvas, cresce também o número de caravelas portuguesas nas praias", alerta Dantas.
ACIDENTES COM CARAVELAS
Em relação à alta incidência de caravelas, o coordenador da Salvamar lembra que o contrato deve ser evitado. "Quem se queimar ao manter contato com estes animais deve lavar o local com vinagre, que corta o efeito de urticária causado pela queimadura, tornando o incômodo um pouco mais fraco", orienta Dantas.
No último feriado de Páscoa, a Salvamar registrou mais de 10 ocorrências de pessoas queimadas por caravelas nas praias cobertas pela corporação.
O órgão conta com agentes distribuídos no trecho entre a Praia de Ipitanga, na divisa com Lauro de Freitas, e o Jardim de Alah, além das ilhas de Salvador.
