Ivana Bastos sugere que nome de unidade de saúde na AL-BA homenageie Alan Sanches
Por Leonardo Almeida
A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), deputada Ivana Bastos (PSD), sugeriu uma homenagem ao ex-deputado estadual Alan Sanches (1968-2026), que morreu no dia 17 de janeiro deste ano após parada cardíaca. Em Projeto de Resolução (PRS) enviado nesta quinta-feira (29), a parlamentar propõe que o Serviço Médico-Odontológico da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia passe a ser denominado como “Serviço Médico-Odontológico Deputado Alan Sanches”.
Conforme o texto, a mudança na nomenclatura constará em placas, documentos oficiais, comunicações internas e externas, registros administrativos e demais atos institucionais da AL-BA. Reinaugurado em 2022, o Departamento de Assistência Médica e Odontológica da Assembleia é dedicado diariamente ao atendimento às demandas relativas à saúde dos servidores e de seus familiares.
LEIA TAMBÉM:
Na justificativa, Ivana relembra que Alan Sanches, além de deputado, era médico e tinha forte atuação na área da saúde. Segundo a presidente da AL-BA, o parlamentar defendia o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), além da valorização da classe médica do estado.
“O Deputado Alan Sanches destacou-se ao longo de sua atuação parlamentar pela defesa intransigente do fortalecimento do Sistema Único de Saúde, pela valorização dos profissionais da área médica e odontológica, bem como pela formulação de políticas públicas voltadas à promoção da saúde e da qualidade de vida da população baiana. Sua dedicação ao aprimoramento da estrutura de atendimento médico no âmbito institucional e sua atuação legislativa em prol da melhoria dos serviços de saúde justificam a justa homenagem ora proposta, perpetuando seu legado no âmbito da AL-BA”, escreveu Ivana.
A MORTE DE ALAN
Alan Sanches morreu na manhã do dia 17 de janeiro após sofrer um infarto fulminante dentro de sua residência. Seu velório ocorreu na AL-BA na tarde do dia seguinte, com o sepultamento sendo realizado no Jardim da Saudade.
O político exerceu vários mandatos como vereador em Salvador e presidiu a Câmara Municipal da capital baiana. A morte causou surpresa no mundo político, afinal o deputado estava participando da Lavagem do Bonfim no dia 15 de janeiro.
Até sua morte, ele ocupava o cargo de deputado estadual e chegou a atuar como líder da oposição. Alan Sanches também se articulava para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas próximas eleições.
