Dia Nacional da Visibilidade Trans: Ação de acolhimento e retificação de nome é realizada em Salvador
Por Redação
Uma ação do Centro de Promoção e Defesa dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (CPDD LGBT) realiza acolhimento e retificação de nome para pessoas trans em Salvador, nesta quinta-feira (29), Dia Nacional da Visibilidade Trans. A iniciativa é uma parceria com o Metrô Bahia e ocorre na estação de metrô da Lapa.
A iniciativa contará com equipes preparadas para oferecer orientações, escuta qualificada e encaminhamentos, com destaque para o serviço de retificação de nome e gênero, que será realizado de forma rápida e gratuita para as pessoas que desejarem acessar esse direito.
Para além da retificação, qualquer pessoa trans poderá participar da atividade, mesmo sem todos os documentos, e acessar os serviços disponíveis. Documentos necessários para atendimento de retificação de nome e gênero:
- Certidão de nascimento atualizada;
- Certidão de casamento (para pessoas casadas);
- RG (com no máximo 10 anos de expedição);
- CPF;
- Título de eleitor;
- Comprovante de residência;
- Reservista.
É importante que a certidão de nascimento esteja atualizada, com no máximo 90 dias da data de emissão. A segunda via pode ser solicitada gratuitamente em cartório.
Para as demais pessoas interessadas em acolhimento e orientação, basta comparecer com um documento de identificação, caso possua, e aproveitar os serviços oferecidos durante a ação.
CENTRO DE ACOLHIMENTO
O Centro de Promoção e Defesa dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – CPDD LGBT, abrange um conjunto de ações intersetoriais, voltadas para a garantia dos direitos humanos da população LGBTQIA+. Criado em 2018, o CPDD-LGBT funciona no Casarão da Diversidade, localizado na Rua do Tijolo, 8, Pelourinho, no Centro de Salvador.
O equipamento, vinculado a Superintendência de Apoio e Defesa aos Direitos Humanos da SJDH, tornou-se referência na Bahia como um espaço de acolhimento e de promoção dos direitos e de sociabilidade LGBTQIA+, sendo uma política pública efetiva na promoção de direitos, no recebimento de denúncias e acolhimento das vítimas de violências LGBTfóbicas.
O CPDD dispõe de atendimento especializado multidisciplinar com advogado e assistente social, que visa preservar e reparar direitos.
Confira os serviços:
Serviços: Atendimento Jurídico e Assistente Social
Contato: 71 99931-0329
Email: [email protected]
Horário de atendimento: das 08h00 às 17h00
Endereço: Rua do Tijolo, número 8, Pelourinho
