Niltinho fala em “pré-campanha” durante Lavagem do Bonfim e evita cravar novo partido: “Tem muita conversa até março”
Por Maurício Leiro / Eduarda Pinto
O deputado estadual Niltinho (PP) avaliou que a Lavagem do Bonfim, festa que abre o calendário popular de Salvador, funciona como a primeira ação da “pré-campanha” eleitoral. Presente no cortejo entre a Igreja da Conceição da Praia e a Colina Sagrada no Bonfim, nesta quinta-feira (15), o parlamentar aponta que é uma oportunidade para os grupos demonstrarem união e força política.
“É o início da campanha, pré-campanha do ano da eleição. Seja no ano das eleições municipais ou agora na eleição do estado. Já começa a movimentação, as pessoas começam realmente a participar com o olhar, pensando em outubro de 2026. Eu tenho certeza que o governo está aqui demonstrando a própria força que tem”, sucinta.
Niltinho garante, no entanto, que a festa tem uma importância ainda maior. “Já percorri esse início aqui da Igreja e vi diversas pessoas participando falando da política, mas eu acho que, muito mais do que isso, é uma festa sagrada, uma festa que celebra o nosso Senhor do Bonfim, que celebra a energia da nossa Bahia. Aqui a gente tem a oportunidade de receber não só o baiano, mas pessoas que vêm de diversos estados e de outros países. Eu tenho certeza que essas pessoas não estão tão preocupadas com o termômetro político”, afirma.
Ele, que vive um momento de transição política, para se manter ao lado da base governista, evitou cravar seu destino após a saída do Partido Progressistas, durante a janela partidária. Questionado sobre a possibilidade de ingressar no PSB ou no PSD, Niltinho disse apenas que “estamos conversando ainda, tem muita conversa, tem até março”.
O deputado alega que deve seguir o posicionamento de outras lideranças para a tomar a decisão. “Os senadores, e eu já ouvi o governador dizendo que tem até março para decidir, então nós estamos nessa mesma posição, nessa mesma janela”, conclui.
