Ivana Bastos nega processo de suspensão de Binho Galinha por faltas na AL-BA
Por Leonardo Almeida / Eduarda Pinto
A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Ivana Bastos, negou a possibilidade de cassação do mandato do deputado Binho Galinha por faltas injustificadas após sua prisão em outubro de 2025. Em entrevista coletiva nesta terça-feira (6), durante a cerimônia de posse da Nova Mesa Diretora do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA), a presidente destacou que o regimento da AL-BA não prevê este tipo de suspensão do mandato.
“Havia um questionamento sobre o número de faltas. Após um certo número de faltas, automaticamente o parlamentar perderia o seu mandato. No caso nosso, da Bahia, o nosso regimento é explícito, que é suspensa essas faltas. Então, as faltas que o Binho Galinha tem, no nosso regimento não diz que será cassação”, explica Ivana.
Ela relembra que “no caso Binho Galinha nós estamos com processo de ética, já encaminhamos o processo de ética para a Comissão de Ética, mas ainda não tem nada definido, se mantém, se sai”. A presidente aponta que “é um debate que a gente vai ter esse ano”.
“Não tem um prazo. Nós vamos reabrir os trabalhos no dia 3 de fevereiro agora. Vamos acelerar, vamos trabalhar, mas não tem nenhuma decisão formada, não tem nenhuma posição firme. Nós estamos num processo ainda em curso”, finaliza Ivana Bastos.
