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Inema emite licença e autoriza implantação de trecho do VLT entre a Baixa do Fiscal e o Retiro; saiba detalhes

Por Gabriel Lopes

Inema emite licença e autoriza implantação de trecho do VLT entre a Baixa do Fiscal e o Retiro; saiba detalhes
Foto: Divulgação

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) concedeu uma licença prévia para a Companhia de Transportes da Bahia (CTB) instalar o Sistema Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) no trecho entre a Baixa do Fiscal e o Retiro, em Salvador. A autorização tem validade de cinco anos.

 

De acordo com o documento, o traçado previsto possui 3,75 km de extensão, sendo 3.055,91 metros em superfície e 696,49 metros em elevado. O percurso fará a ligação entre a estação Baixa do Fiscal do VLT, a Estação Retiro da Linha 1 do Metrô e o Terminal de ônibus do Retiro, com seis paradas distribuídas ao longo do trajeto — Baixa do Fiscal 2, Largo do Tanque, Boa Esperança, Santa Mônica, IAPI e Retiro.

 

A portaria também inclui uma via associada com 792,29 metros de extensão, destinada a carros e pedestres, acompanhando o canal existente na direção da Avenida San Martin e das ruas Vila Milo, Rio Negro e Nadir de Jesus.

 

O Inema determina que a execução do projeto observe a legislação vigente e os condicionantes definidos no processo. A licença trata exclusivamente da análise de viabilidade ambiental. A portaria foi assinada pelo diretor-geral Eduardo Topázio nesta quinta-feira (27).

 

No mês passado, a CTB publicou um contrato referente ao estudo de viabilidade para a expansão do VLT Baixa do Fiscal-Retiro. A empresa Oficina Engenheiros Consultores Associados Ltda foi a vencedora no processo licitatório para realizar o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da Expansão do modal de Salvador-Região Metropolitana (RMS). 

 

Até novembro, estão previstos 27,5 mil metros de trilhos, correspondendo a 67% do material necessário para esse segmento. No mês de agosto, a CTB comunicou que em 14 meses de início das obras, os serviços realizados nos trechos 1, 2 e 3 já mostram avanços físicos significativos. O fornecimento dos trilhos costuma levar de 12 a 18 meses até o destino, enquanto os equipamentos elétricos demandam cerca de 24 meses para entrega.