Prefeitura realiza varredura no Centro Histórico para a segurança do Natal Salvador 2025
Por Redação
A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), realizou, nesta quarta-feira (19), uma varredura no circuito onde ocorrerá o Natal Salvador 2025, no Centro Histórico. A comitiva, com representantes de 17 órgãos da Prefeitura, buscou identificar e resolver possíveis situações de risco, proporcionando segurança aos participantes da festa natalina a partir do próximo mês.
Em parceria com a Defesa Civil de Salvador (Codesal), o diretor da Dsip, Ângelo Magalhães, relata que “é um trabalho minucioso, cuja análise técnica é capitaneada pela Codesal, olhando desde as calçadas, as pedras portuguesas, postes, balaustradas, caixas de sarjeta e de passagem”. “O relatório é encaminhado para os órgãos municipais, que fazem os reparos necessários. Desde o primeiro dia de planejamento, em outubro, nos preocupamos com todos os detalhes para proporcionarmos segurança a todos que irão participar do Natal Salvador 2025, seja trabalhando ou curtindo”, afirma.
O diretor da Defesa Civil de Salvador, Sosthenes Macêdo, explica que o procedimento é realizado antes de todos os grandes eventos de Salvador, como o Carnaval, a Lavagem do Bonfim e o Desfile do 2 de Julho.Segundo Sosthenes, o trabalho é feito junto com a equipe do mapeamento de área de risco da Codesal, que coordena as ações e é chefiada por uma profissional de engenharia.
“Observamos desde pedras portuguesas soltas a possíveis marquises que estejam instáveis ou mesmo tapumes que precisem ser mais bem fixados, acessos que denotem riscos”, complementa.
.jpg)
Foto: Otávio Santos / Secom PMS
PROGRAMAÇÃO
A programação do Natal Salvador 2025 está prevista para começar no dia 5 de dezembro. “O Natal Salvador é uma das festas mais prestigiadas na cidade, principalmente depois que trouxemos para esta região. No ano passado, mais de 1,7 milhão de visitantes passaram pelos nossos portais de reconhecimento facial e revista. Este ano, esperamos aumentar esse número. Temos aqui um acervo cultural enorme, um Centro Histórico reconhecido como Patrimônio da Humanidade pela Unesco; por isso precisamos ter muito cuidado, além de oferecer toda a segurança às pessoas que passarão por aqui nos 30 dias de evento”, reitera Ângelo Magalhães.
A equipe de vistoria da Dsip estará em regime de plantão das 17h às 22h no período da festa. Revisões diárias serão feitas, mesmo após a varredura realizada nesta quarta. Além disso, todo o perímetro será monitorado, com controle de acesso e revista, em parceria com a Polícia Militar, além de câmeras para reconhecimento facial.
