Prefeitura anuncia nova operação de patinetes elétricos ganham expansão na Cidade Baixa
Por Redação
A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Mobilidade (Semob) e em parceria com a JET, ampliou nesta sexta-feira (14) o serviço de patinetes elétricos compartilhados para a região da Cidade Baixa. A nova área contempla a orla da Ribeira, desde o Terminal Hidroviário da Travessia Ribeira-Plataforma até a região da Baixa do Bonfim, ampliando ainda mais as opções de mobilidade sustentável disponíveis à população.
Com a expansão, mais de 100 novos patinetes passam a atender a região, oferecendo aos soteropolitanos uma opção de transporte alternativo, ágil e não poluente. O secretário de Mobilidade, Pablo Souza, destacou que a iniciativa reforça o compromisso da capital baiana com a inovação e a redução de impactos ambientais.
“Salvador está entre as 11 cidades do mundo que reduziram em mais de 30% as emissões de gases de efeito estufa. Essa linha reforça nosso compromisso em melhorar o serviço, dando também uma colaboração à sustentabilidade”, afirmou.
SEGURANÇA
O gestor também revelou que a Campanha de Verão dos Patinetes Elétricos será lançada ainda em novembro, com foco no uso seguro do modal diante do aumento no número de viagens durante a alta temporada. A ação incluirá blitzs educativas, atividades da Escola de Direção Segura e reforço nas orientações sobre boas práticas de circulação.
Outra novidade anunciada pela Semob é a limitação de velocidade para novos usuários. A partir de agora, quem fizer o primeiro cadastro no sistema da JET terá a velocidade máxima dos patinetes reduzida para 15 km/h, até completar 15 km percorridos ou cinco viagens realizadas.
Desde janeiro, Salvador já conta com cerca de 150 mil usuários cadastrados e teve mais de 465 mil viagens realizadas entre janeiro e setembro. Apenas em outubro, foram 59 mil deslocamentos, o maior volume dos últimos seis meses. Atualmente, a JET opera com 938 patinetes elétricos, todos equipados com GPS, sinalização noturna, sistema de freios, campainha e placa de identificação.
As ações educativas e de fiscalização seguem como prioridade. Somente em setembro, foram realizadas 10,2 mil abordagens, resultando em 1.784 contas bloqueadas e 93 atividades da Escola de Direção Segura. As aulas gratuitas acontecem às sextas e sábados, das 8h às 17h, no Farol da Barra, e aos domingos, das 10h às 14h, na Avenida Magalhães Neto.
