Brincarte no Parque reúne crianças e adolescentes atendidos pelos CAPS Infanto-Juvenil
Por Redação
O Parque da Cidade, no Itaigara, recebeu 130 crianças e adolescentes atendidos pelos Centros de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSi) de Salvador, para uma manhã de brincadeiras infantis e interação social ao ar livre nesta sexta-feira (17).
A ação Brincarte no Parque é uma iniciativa da Prefeitura, através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), que promove diversão para pacientes, seus responsáveis e as equipes profissionais dos centros. Os CAPSia atendem crianças e jovens de até 17 anos, com foco no acompanhamento de transtornos mentais graves e situações de sofrimento psíquico intenso.
A capital baiana possui três unidades de CAPS Infanto-Juvenil e uma unidade geral que também realiza estes atendimentos, sendo eles o CAPSi Luís Meira Lessa, em Piatã; e o CAPS IA Liberdade, no IAPI; o CAPSi na Ribeira, que faz parte do complexo Dr. José Carlos Pitangueira, e o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Maria Célia Rocha, em Escada. Os centros oferecem tratamento humanizado e especializado para transtornos mentais e dependência química, mantendo os jovens próximos de suas famílias e comunidades.
Além da área verde e dos brinquedos infantis já existentes na própria estrutura do Parque da Cidade, a garotada aproveitou camas elásticas, piscina de bolinhas e mesas de totó instaladas no equipamento público. A programação do Brincarte no Parque ainda incluiu jogos de tabuleiro, música e muita interação entre a meninada.