Ivana Bastos anuncia reajuste salarial de 4,5% e avanços na pauta dos servidores da AL-BA
Por Redação
A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), deputada Ivana Bastos (PSD), anunciou um reajuste salarial escalonado para os servidores do Parlamento baiano. O acordo foi firmado durante reunião com representantes do Sindicato dos Servidores da AL-BA (Sindsalba), realizada na Presidência da Casa nesta segunda-feira (29), e contou com a presença do deputado Tiago Correia (PSDB), do superintendente de Recursos Humanos, Francisco Raposo, e do procurador-geral do Legislativo, Rafael Barreto.
Segundo Ivana Bastos, o aumento será de 4,5% em novembro deste ano e mais 4,5% em maio de 2026. “Esse é um compromisso com o servidor, que eu acredito muito. Tenho dito a todos eles que o papel de cada um aqui na AL-BA é fundamental para que essa Casa gire. Sozinha, a AL-BA não vai a lugar nenhum. O servidor público, os deputados, todos nós juntos, vamos conseguir construir uma AL-BA mais forte, que dê mais prazer de trabalhar. Hoje é dia de comemorar”, afirmou.
Além do reajuste, foram atendidos outros pontos da pauta apresentada em julho e debatida com os líderes Rosemberg Pinto (PT) e Tiago Correia (PSDB). Entre eles está a aprovação da progressão de carreira, pleito considerado histórico pelo presidente do Sindsalba, Fábio Lima.
Outro avanço foi a conversão em pecúnia do sexto mês acumulado de licença-prêmio, já adotada no Executivo. Ivana destacou ainda o programa de incentivo à aposentadoria voluntária, antecipado e já publicado no Diário Oficial do Legislativo, que conta com 25 adesões.
A pauta dos servidores inativos não foi contemplada neste momento, por restrições orçamentárias, mas a presidente da ALBA assegurou que o diálogo continuará aberto.
A diretora de relações institucionais do Sindsalba, Ana Paula Borges, celebrou os resultados do encontro e destacou o reconhecimento dado aos servidores. “A maioria das pautas foi aceita. O Sindsalba saiu da reunião com o sentimento de dever cumprido, sobretudo pelo cuidado e pela atenção da presidente Ivana em ouvir e atender os servidores”, afirmou.