Aniversário da Queen B: Relembre videoclipe de Beyoncé gravado na Bahia
Por Luis Vasconcelos / Bianca Andrade
Beyoncé está completando 44 anos nesta quarta-feira (4). Para comemorar o aniversário da Queen B, nada melhor do que relembrar uma das passagens mais marcantes da cantora pelo Brasil, especialmente pela Bahia.
Em 2014, o mundo da música foi surpreendido com o lançamento de um álbum surpresa da diva, o autointitulado "BEYONCÉ". Entre as faixas que compõem o disco, os fãs brasileiros foram presenteados com o videoclipe de "Blue", uma canção dedicada à sua filha Blue Ivy e que contou com imagens gravadas na Bahia e no Rio de Janeiro.
A gravação ocorreu em 2013, durante a passagem da cantora pelo Brasil para a turnê "The Mrs. Carter Show World Tour". A turnê levou o espetáculo para as cidades de Fortaleza, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. Apesar de não ter se apresentado na Bahia, Beyoncé gravou partes do videoclipe de "Blue" no estado, onde alugou uma casa em Trancoso. O clipe mostra recortes das férias da artista no litoral, com imagens que celebram o futebol, a dança e a beleza da vida nas cidades, mostrando que a cantora mergulhou na cultura brasileira.
Foto: X
Com o álbum "BEYONCÉ", a artista estreou no topo da Billboard 200, se tornando o quinto trabalho consecutivo da cantora a conquistar o posto máximo da parada. Com isso, ela se tornou a primeira artista feminina a ter seus cinco primeiros discos de estúdio nessa posição. Além de "Blue", outras faixas de sucesso que compõem o disco são "Pretty Hurts", "XO", "Flawless" e "Drunk in Love", sua parceria com JAY-Z.
Para além da era "BEYONCÉ", a Queen B renovou o elo com o estado ao surpreender os fãs com uma passagem meteórica por Salvador onze anos depois da gravação do clipe de "Blue". A capital baiana foi a única cidade brasileira escolhida pela artista para receber a festa exclusiva "Club Renaissance", que celebrou o lançamento do filme "Renaissance: A Film by Beyoncé" no país. Bey movimentou o mundo ao surgir por menos de 10 minutos no palco montado no Centro de Convenções de Salvador, na Boca do Rio, em dezembro de 2023, para agradecer ao público pelo carinho ao longo dos anos.
Foto: Instagram
A passagem relâmpago movimentou o estado a ponto da artista ser citada em um Projeto de Resolução na Assembleia Legislativa da Bahia, para receber a Comenda Dois de Julho, a mais alta honraria da Casa. Na justificativa da proposta, foi citado o impacto da passagem da artista por Salvador e como a vinda de Beyoncé colocou a cidade, mais uma vez, nos holofotes internacionais.
A cidade também já foi beneficiada por Bey por meio de sua fundação, a BeyGOOD. Através da ONG fundada em 2013, a cantora direcionou R$ 150 mil em bolsas para estudantes de Salvador.