Prefeitura de Salvador e Embratur assinam acordo para fortalecer a promoção internacional do turismo da capital baiana
Por Redação
A Prefeitura de Salvador assinou, na última segunda-feira (18), um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Embratur, com o objetivo de fortalecer a promoção internacional da capital baiana. O documento prevê a atuação conjunta entre a agência nacional e a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) para atuar em três eixos: promoção internacional, compartilhamento de dados e inovação.
A assinatura ocorreu em Brasília, durante um encontro entre Ana Paula Matos, vice-prefeita e titular da Secult, e Marcelo Freixo, presidente da Embratur. Também participaram, por parte da agência, o diretor de Gestão e Inovação, Roberto Gevaerd; a gerente de Gestão de Gabinete da Diretoria de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade, Sáskia de Lima; e a coordenadora de Afroturismo, Diversidade e Povos Indígenas, Tania Neres. Por parte da Prefeitura, estiveram presentes a chefe de gabinete da vice-prefeitura de Salvador, Tainá Barros, e a chefe do Escritório de Cooperação Internacional, Isabelle Schaun.
O ACT tem vigência de 12 meses a partir da assinatura. A parceria entre a Embratur e Salvador inclui participação conjunta em eventos internacionais e o compartilhamento, análise e produção de dados. O termo também prevê cursos para profissionalizar o trade turístico baiano no uso de dados e estudos para elaborar estratégias de mercado e digitalização de negócios locais.
Ana Paula Matos comemorou a parceria: “A gente está muito feliz. Salvador tem se destacado em crescimento no turismo internacional. Nós temos trabalhado com um eixo de promoção do afroturismo muito importante e acho que a gente pode fazer ainda melhor de forma conjunta. Tenho certeza que esse trabalho com inovação será de extrema relevância”, destacou.
Marcelo Freixo destacou a importância do ACT: “A Embratur já é muito parceira do governo da Bahia e da prefeitura de Salvador nas ações de promoção internacional. Fazemos isso porque entendemos a importância da capital baiana como um dos principais portões de entrada do Brasil. Esse acordo é um aprofundamento das relações, o que vai nos permitir alcançar resultados ainda melhores, atraindo ainda mais voos internacionais e turistas estrangeiros”, afirmou.
Em 2024, a Bahia recebeu 143.605 turistas estrangeiros, um crescimento de 56% em relação ao ano anterior. Isso sem considerar turistas que entraram por outras unidades federativas e incluem o estado em seus roteiros. Este ano, até julho, 115.594 visitantes de outros países visitaram a Bahia, um aumento de 60,96% em relação ao mesmo período de 2024.
Para a promoção internacional de Salvador, o ACT prevê o compartilhamento de materiais audiovisuais e multimídia para campanhas publicitárias, eventos e postagens nas redes. Em inovação, o documento sugere o desenvolvimento de soluções tecnológicas para o turismo internacional, além do estabelecimento de parcerias estratégicas com a film commission local para o desenvolvimento de novas ações.
No último ano, a Embratur e a Prefeitura de Salvador já realizaram ações conjuntas, como a participação da capital baiana na FITUR 2024, que rendeu a Salvador o prêmio de “Melhor Destino Criativo”. A Agência também levou operadores dos EUA para um famtour na cidade e celebrou, em parceria com o governo estadual e o trade, o novo voo Paris-Salvador, reforçando a conectividade.
O acordo assinado contribui para o fortalecimento da posição de Salvador no turismo internacional. Para se ter uma ideia, recentemente, a capital baiana foi apontada no ranking da ICCA como o principal destino do Nordeste para eventos internacionais. A área técnica da Embratur e o governo local também discutem uma série de iniciativas em inovação para criação de rotas turísticas temáticas na região.
Além disso, a Embratur e a Prefeitura já têm algumas agendas marcadas para colocar o ACT em prática. Entre elas, em 9 de setembro, a agência estará na capital baiana com o workshop Trilhas do Afroturismo, com um dia de imersão no tema com várias palestras e debates voltados para a internacionalização do afroturismo. E em novembro, a capital receberá o Plano Brasis, novo plano de marketing internacional do país.