PSOL nega ter definido candidatura de Kleber Rosa em 2026: “Tendências internas”
Por Redação
Após a publicação de uma matéria sobre a definição do nome de Kleber Rosa como pré-candidato ao governo da Bahia em 2026, a direção estadual do PSOL negou que tenha havido uma definição sobre o tema. “A Direção Estadual do PSOL informa que ainda não deliberou sobre o processo eleitoral que se avizinha”, defendem representantes da sigla, por meio de nota.
“O Partido Socialismo e Liberdade da Bahia foi surpreendido por notícias e especulações na imprensa baiana acerca de eventuais aprovações de pré-candidaturas oficiais do partido para as próximas eleições. O Partido reconhece o direito das tendências internas de apoiar e construir pré-candidaturas para fazer o debate público, no entanto, reforça que não há pré-candidatura oficial, pois não houve debate nas instâncias partidárias”, indica.
Tendências internas da legenda chancelaram apoio à candidatura de Rosa em 2026, porém não houve um acordo formal com todas as instâncias do partido. “Reiteramos que nenhuma das figuras públicas do partido está acima da direção e das instâncias partidárias, ainda que reconheçamos o direito de filiados e figuras públicas de se proporem para as tarefas. Toda e qualquer posição oficial do PSOL Bahia será feita pela direção e deve ser devidamente informada aos meios de comunicação através da Presidência Estadual do Partido”, completa o PSOL.
Veja a nota na íntegra:
O Partido Socialismo e Liberdade da Bahia foi surpreendido por notícias e especulações na imprensa baiana acerca de eventuais aprovações de pré-candidaturas oficiais do partido para as próximas eleições.
A Direção Estadual do PSOL informa que ainda não deliberou sobre o processo eleitoral que se avizinha, tampouco emitiu parecer sobre o processo de escolha de nomes, sendo esta uma tarefa privativa deste colegiado que o fará após o devido debate com a militância partidária.
O Partido reconhece o direito das tendências internas de apoiar e construir pré-candidaturas para fazer o debate público, no entanto, reforça que não há pré-candidatura oficial, pois não houve debate nas instâncias partidárias.
Reiteramos que nenhuma das figuras públicas do partido está acima da direção e das instâncias partidárias, ainda que reconheçamos o direito de filiados e figuras públicas de se proporem para as tarefas.
Toda e qualquer posição oficial do PSOL Bahia será feita pela direção e deve ser devidamente informada aos meios de comunicação através da Presidência Estadual do Partido.
02 de julho de 2025, Salvador — Bahia
Executiva Estadual do PSOL Bahia