Augusto Vasconcelos destaca importância do 2 de julho e faz projeção do PCdoB nas urnas em 2026
Por Victor Hernandes / Eduarda Pinto
O secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Augusto Vasconcelos (PCdoB) destacou a importância sociopolítica do 2 de julho, na Independência do Brasil na Bahia, e fez uma projeção dos espaços a serem disputados pelo PCdoB nas eleições estaduais e nacionais de 2026.
Em entrevista, o gestor, que foi um dos principais nomes do partido na Câmara de Vereadores de Salvador, ressalta que a militância do grupo está diretamente ligada ao simbolismo do 2 de julho. Vasconcelos está licenciado da Câmara para exercer a função de secretário.
“O Dois de Julho reforça a participação popular nessa conquista importante que foi a independência do Brasil na Bahia, reforçando que não houve qualquer processo de mudanças da história nacional sem o envolvimento dos movimentos sociais e da organização do povo. E o PCdoB é oriundo dessas lutas. A história do nosso partido tem vinculação direta com as pautas da classe trabalhadora e dos movimentos sociais e nós vamos levar isso também para as eleições”, detalha o secretário.
Sobre a disputa nas urnas, Vasconcelos defende que “a nossa expectativa é que nós possamos assegurar a manutenção do projeto do presidente [Luiz Inácio] Lula [da Silva], do governador Jerônimo [Rodrigues], que têm avançado bastante nas agendas do desenvolvimento com inclusão social, geração de emprego, distribuição de renda”, delimita.
“Vamos manter evidente o nosso desejo de ampliar também a bancada do PCdoB nas próximas eleições, tanto para deputado federal. Temos um time muito consolidado que tem trabalhos em todas as regiões do estado e quadros experientes, quadros novos também. E nós vamos trabalhar coletivamente para o êxito desse projeto e estamos muito confiantes de que dará certo”, completa.