Fabya Reis avalia esforço para reconhecer 2 de julho como Dia da Consolidação da Independência do Brasil
Por Victor Hernandes / Paulo Dourado
A secretária Fabya Reis, de Assistência e Desenvolvimento Social, fez uma avaliação nesta quarta-feira (2) sobre o esforço do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de transformar o Dois de Julho, dia da Independência da Bahia, no “Dia da Consolidação da Independência do Brasil”. Segundo ela, em entrevista dada durante as comemorações do Dois de Julho, a tentativa acaba por ser um movimento "pedagógico".
"Penso que esse é um movimento pedagógico para o Brasil, histórico, em que a gente integra todo o início do processo da independência do Brasil, aqui na Bahia", avalia a secretária.
"Eu acho a vinda do Lula uma potência em termos simbólicos de reconhecer esse movimento, também liderado pelo nosso governador Jerônimo [Rodrigues], mas por toda essa frente. Então, hoje, os baianos ficam mais felizes, o sol brilha mais bonito, porque nós estamos aqui nesse dever cívico de celebrar a nossa independência do Brasil, que começou na Bahia", concluiu.
A proposta assinada pelo petista agora deve ser encaminhada ao Congresso Nacional para ser apreciada e colocada em votação.