Presidente do Podemos na BA, Heber Santana comenta tentativa de fusão com PSDB: "Processo decisório não encaixou"
Por Redação
O presidente estadual do Podemos na Bahia, Heber Santana, comentou em entrevista ao Projeto Prisma sobre o processo de fusão entre a sigla e o PSDB, que foi encerrado sem avanços. Segundo ele, a tentativa de junção entre os dois partidos foi motivada principalmente pela exigência da cláusula de desempenho, que tem levado legendas a buscarem alternativas como federação, fusão ou incorporação.
“Minha única filiação é o PSC, depois disso o partido fez o processo de junção com o Podemos, então passei a ser Podemos. Estou hoje na presidência aqui no estado, e tínhamos aberto essa conversa com o PSDB, fomos procurados na expectativa de construir essa unidade. A cláusula de desempenho tem forçado essas arrumações e os partidos têm procurado através de federação, fusão e incorporação se juntar para que de alguma forma fiquem mais fortes”, explicou Heber.
Apesar das tratativas, o dirigente afirmou que as negociações não avançaram por falta de alinhamento entre as duas siglas. “Mas acabamos não chegando a um entendimento, o processo decisório precisava ficar muito claro e como para o PSDB, na minha avaliação, era mais necessário fazer a junção do que para gente, mas ao mesmo tempo o PSDB tinha algumas condições que nesse processo não se encaixavam de maneira interessante para o Podemos, decidimos encerrar as conversas e vamos continuar trabalhando para fortalecer o partido no Brasil e na Bahia”, concluiu.