Manuel Rocha revela articulação para candidatura ao Congresso em 2026
Por Eduarda Pinto
O deputado estadual Manuel Rocha (União Brasil) confirmou sua pré-candidatura a deputado federal em 2026. Em entrevista ao Projeto Prisma, nesta segunda-feira (28), o parlamentar deu detalhes sobre a articulação para a próxima eleição, envolvendo inclusive a mobilização do legado político de seu pai, o deputado federal José Rocha.
Ao Bahia Notícias, Manuel detalha que o patriarca já anunciou que vai deixar a Câmara e vem buscando apoio para uma eleição ao Senado. “O deputado José Rocha decidiu que não vai ser candidato a deputado federal. É claro que para concorrer a senador depende de uma construção coletiva, depende de um convite de quem lidera o projeto, mas ele já expressou isso a ACM Neto”, revela.
“Dada a essa decisão dele de não ser candidato a federal, eu tenho já feito essa migração do apoio político dele para esse projeto, que está sendo construído por mim para a Câmara Federal. Cerca de 90% da base eleitoral dele já está migrada para o apoio a esta pré-candidatura minha e também tenho construído novos espaços, na região do Sisal, Região Metropolitana e vamos trabalhar para viabilizar”, detalha.
Ele avalia que, entre os esforços, tem aproveitado o “ano não-eleitoral” para iniciar as visitas às regiões não alcançadas por ele nas últimas eleições e fortalecer relações políticas durante todos os meses.
“Uma candidatura a federal, ela precisa ser muito melhor construída. Há uma expectativa de que na federação a linha de corte seja de 100 mil votos para se eleger a deputado federal. O deputado José Rocha teve 78 mil votos na eleição passada, eu tive 66 [mil]. Então é uma candidatura que precisa ser construída e é o que eu tenho feito”, conclui.
Confira o trecho da entrevista: