Com novo desafio na GCM, Sturaro defende valorização da tropa, prevenção da violência e integração com Polícia Militar
Por Gabriel Lopes
Após atuar como prefeito-bairro do Centro Histórico, o coronel da Polícia Militar da Bahia, Humberto Sturaro, passou a ocupar desde o último dia 2 o posto de diretor-geral da Guarda Civil Municipal de Salvador.
Em entrevista ao Bahia Notícias, ele detalhou as atribuições de sua nova função e apresentou as diretrizes que pretende adotar em sua gestão. Segundo Sturaro, os pilares serão focados na valorização da tropa, prevenção da violência e integração com outras forças de segurança.
"Desde o princípio da criação da Guarda Municipal eu sempre fui um defensor dessa categoria. Eu nunca enxerguei a Guarda Municipal com usurpação de função de segurança pública ou da Polícia Militar. Eu sempre vi a guarda municipal como um parceiro. Eu sempre achei necessário que a Guarda Municipal tivesse um espaço na mesa da Secretaria de Segurança Pública", disse.
Durante o bate-papo, o diretor da GCM defendeu a utilização da Guarda em policiamento ostensivo na cidade, especialmente após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Além disso, o coronel propõe que os Guardas Municipais passem a atuar de forma mais direta em eventos do calendário soteropolitano.
Por fim, ao ser questionado sobre seu futuro na vida pública, ele garantiu que apesar de já ter se candidatado a cargos políticos, não pretende disputar as próximas eleições, e comenta como se deu sua indicação ao cargo na prefeitura, com apoio do deputado federal Capitão Alden.