STF forma maioria para condenar Carla Zambelli a mais de 5 anos de prisão
Por Redação
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria de votos para condenar a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) a 5 anos e 3 meses de prisão pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal. O julgamento ocorre no plenário virtual da Corte.
Além da condenação, a maioria dos ministros também se posicionou favoravelmente à cassação do mandato da parlamentar, medida que só será efetivada após o trânsito em julgado do processo, ou seja, quando não houver mais possibilidade de recurso.
No entanto, o julgamento foi suspenso após um pedido de vista do ministro Nunes Marques, que terá até 90 dias para analisar o caso antes de a votação ser retomada. Apesar da interrupção, a maioria dos votos já foi alcançada após o ministro Dias Toffoli antecipar sua decisão, seguindo o mesmo posicionamento de Cristiano Zanin.
O relator do caso, ministro Gilmar Mendes, votou pela condenação e foi acompanhado pelos ministros Cármen Lúcia, Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Cristiano Zanin e Dias Toffoli.
EPISÓDIO NA ELEIÇÃO DE 2022
Carla Zambelli responde à ação no STF por um episódio ocorrido na véspera do segundo turno das eleições de 2022. Na ocasião, a deputada sacou uma arma e apontou para um homem em via pública no bairro dos Jardins, em São Paulo. A vítima era apoiador do então candidato Luiz Inácio Lula da Silva. O caso levou a Procuradoria-Geral da República a apresentar denúncia contra a parlamentar.