'Ainda Estou Aqui' é batido por Anora e perde Oscar de Melhor Filme
Por Bianca Andrade / Laiane Apresentação / Leonardo Almeida
O filme 'Ainda Estou Aqui', de Walter Salles, protagonizado por Fernanda Torres, não conseguiu trazer o Oscar de Melhor Filme para o Brasil na madrugada desta segunda-feira (3). O prêmio ficou com o filme Anora, que foi o maior vencedor da noite com cinco estatuetas. Contudo, o longa brasileiro não volta de mãos vazias, já que conquistou o Oscar de Melhor Filme Internacional.
Além de Anora e Ainda Estou Aqui, concorriam 'O Brutalista', 'Um Completo Desconhecido', ‘Conclave’, 'Duna: Parte 2', 'Emilia Pérez', 'Nickel Boys' e 'A Substância'.
Mais cedo, Fernanda Torres não venceu o Oscar de Melhor Atriz, perdendo o prêmio para Mikey Madison, que foi a protagonista do filme Anora.
Ao longo dos anos, o Brasil foi sido indicado ao Oscar por 13 vezes, porém, em outras categorias, e nunca tinha levado a estatueta. A primeira indicação brasileira foi em 1960, com "Orfeu Negro" o filme se tornou uma das maiores sensações brasileiras.
O filme, que estreou no Brasil em novembro, e ganhou datas ao redor do mundo, passou de R$ 100 milhões em bilheteria, se tornando a 5ª maior de um filme brasileiro. De acordo com dados da Comscore Movies e Box Office Mojo, a produção de Walter Salles já levou mais de 5 milhões de pessoas ao cinema.
AJUDA DE SALVADOR NA CAMPANHA PARA O OSCAR
A capital baiana teve uma participação especial na corrida do longa 'Ainda Estou Aqui' rumo ao Oscar. Salvador foi a primeira cidade a exibir o longa de Walter Salles. O filme entrou em cartaz no dia 19 de setembro no Cine Glauber Rocha e permaneceu até o dia 25, registrando um total de 2.800 pessoas em 14 sessões.
A estreia especial em Salvador foi necessária para que o filme se tornasse elegível no Oscar. Para participar da premiação, o longa precisava estrear nos cinemas entre 1º de novembro de 2023 a 30 de setembro de 2024.
O longa se tornou o filme brasileiro mais assistido da Bahia em 2024. De acordo com a Agência Nacional do Cinema (Ancine), a produção, dirigida por Walter Salles e estrelado por Fernanda Torres e Selton Mello, também é o filme mais assistido de Salvador no ano.
Na capital, ‘Ainda Estou Aqui’ atraiu mais de 50 mil espectadores a salas de exibição, com cerca de 706 sessões realizadas até 27 de novembro.