Lula diz que Zelensky foi humilhado por Trump: “cena grotesca”
Por Redação
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou, no sábado (1º), que o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, foi "humilhado" pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante um encontro recente. A reunião, realizada na sexta-feira (28), tinha como objetivo discutir uma possível solução para o conflito entre Ucrânia e Rússia, mas terminou em um acalorado bate-boca diante da imprensa internacional. As informações são da Agência Brasil.
“Acho que o Zelensky foi humilhado. Na visão de Trump, ele merecia isso”, afirmou Lula durante conversa com jornalistas em Montevidéu, no Uruguai, onde participou da posse do novo presidente do país, Yamandú Orsi.
No encontro, Trump repreendeu Zelensky, acusando-o de ser "desrespeitoso" com os Estados Unidos. A declaração ocorreu após o líder ucraniano sugerir que os EUA poderiam se arrepender no futuro de fechar um acordo com a Rússia para encerrar a guerra.
O confronto entre os dois líderes expôs as tensões entre os aliados tradicionais dos Estados Unidos e da Europa. Após o episódio, líderes europeus manifestaram apoio a Zelensky, evidenciando uma crescente divisão entre as potências ocidentais desde o retorno de Trump ao cenário político.