Rita Batista celebra protagonismo de Salvador no programa “Glô na Rua” durante Carnaval: “A gente dá lição”
Por Bianca Andrade / Manuela Meneses
As avenidas já foram novamente tomadas pela multidão que invade Salvador para a maior festa de rua do mundo. Entre confetes e serpentinas, a capital baiana vive, nesta sexta-feira (28), o segundo dia oficial do seu Carnaval. Neste ano, em que são celebrados os 40 anos do Axé Music, a cidade segue, mais uma vez, em destaque na cobertura nacional da folia. Responsável por apresentar o programa especial de transmissão "Glô na Rua", da TV Globo, a jornalista baiana Rita Batista destacou a importância da capital baiana para o projeto, que está em sua terceira edição.
"Eu fico muito feliz. O 'Glô na Rua' é um projeto bem campeão. A gente está no terceiro ano e a ideia é mostrar o Carnaval de Rua do Brasil. Este ano, a gente está em cinco regiões, dez capitais, é claro, incluindo Salvador. E Salvador é importantíssima para o projeto", celebrou Rita em entrevista ao Bahia Notícias no Camarote Expresso 2222.
A iniciativa nasceu em 2023 e teve Salvador como ponto de partida, o que consolidou a cidade como protagonista na transmissão da festa. "O projeto nasceu em 2023. A gente abriu o Carnaval de Salvador, aquele Carnaval icônico depois de dois anos de pandemia. E depois a gente foi para São Paulo, chamava as capitais por lá. E aí a direção da TV percebeu que o Brasil queria ser chamado através de Salvador", relembrou a apresentadora.
"Desde o ano passado, a gente está aqui residente, então Salvador é protagonista. Daqui, a gente distribui através da nossa central de blocos, como a gente está chamando. Os colegas estão nessas outras capitais mostrando esse Carnaval de Rua, mas, assim, o nosso Carnaval é maravilhoso", afirmou.
Rita ainda reforçou a singularidade da festa baiana e seu papel como referência para o país. "A gente dá lição e a gente sabe como fazer um Carnaval de Rua, né? Não é por acaso que a gente tem a maior festa popular do planeta", concluiu.
Com uma cobertura que abraça diferentes regiões do país, mas mantendo Salvador como epicentro, o "Glô na Rua" ainda conta com repórteres das afiliadas da Globo como responsáveis por destacar os Carnavais de outras cidades.