Bruno Reis assume dificuldades no transporte público: “Custo elevado para um serviço que não é de boa qualidade”
Por Eduarda Pinto / Leonardo Almeida
O prefeito Bruno Reis (União) afirmou que os gargalos do transporte público de Salvador são o “maior desafio” da gestão municipal e admitiu as limitações na qualidade do serviço ofertado na capital baiana. Em conversa com a imprensa na tarde desta quarta-feira (5), durante anúncio do novo titular da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), o gestor comentou sobre as dificuldades financeiras para manter o modal e voltou a afirmar que o transporte público sobre pneus “está falido”.
LEIA TAMBÉM:
“Esse é o maior desafio de qualquer prefeito. Hoje o sistema de transporte público em pneus está quebrado, a conta não fecha. É algo que exigiu e vem exigindo uma dedicação grande do prefeito. Estudei com propriedade o assunto e vou mergulhar ainda mais, espero enfrentar o problema do transporte público e resolver. Então, esse é o grande desafio, é um transporte público de qualidade, que hoje infelizmente tem um custo elevado para um serviço que não é de boa qualidade”, avaliou Bruno Reis.
Sobre as metas para este ano, a fim de minimizar os problemas da mobilidade urbana, o prefeito de Salvador afirmou que espera entregar 590 novos ônibus para a frota da capital baiana, além da criação de um “eletroterminal” na localidade do São Raimundo, nas proximidades da Estação da Lapa.
“Meta para o setor de 2025 fazer entrega de 590 novos ônibus, seja os que a prefeitura está comprando, por dois financiamentos que foram aprovados pela Câmara, implantar um eletroterminal público ali no estacionamento São Raimundo, aquela área prefeitura iria vender, mas não vai, vai implantar um maior terminal de eletromobilidade do Brasil. Ele fica próximo da estação da Lapa, para facilitar a alimentação do sistema de transporte como um todo. Vamos seguir nessa política reativando linhas e vamos diminuir o tempo de deslocamento das pessoas com obras grandes de mobilidade que estão em curso”, afirmou Bruno Reis.
O prefeito também aproveitou a oportunidade para exaltar o currículo do novo secretário de Mobilidade, Pablo Souza, que chegou para substituir o então titular da pasta, Fabrizzio Muller. Bruno Reis disse que a escolha por Pablo foi “estritamente técnica” e lembrou que o agora secretário já foi diretor de planejamento das linhas de ônibus da capital baiana.
“Ele [Pablo] estava trabalhando para a FIFA, para o ICLEI, acompanhando a operação de transporte de Copa do Mundo para vocês terem ideia. E agora nós o convidamos, ele aceitou e vem substituir Fabrizzio. Tenho certeza que tecnicamente está preparado, conhece profundamente o transporte público de Salvador. Já foi diretor de planejamento das nossas linhas. Está com muita vontade, gás, é uma escolha estritamente técnica. Se tem uma área da cidade que não há qualquer interferência em gestão política, é a mobilidade”, disse Bruno Reis.