Zé Neto afirma que área da comunicação havia sido destruída no governo Bolsonaro e celebra chegada de Sidônio
Por Edu Mota, de Brasília
Presente em Brasília nesta terça-feira (9) na posse do novo secretário de Comunicação da Presidência da República, Sidônio Palmeira, o deputado federal Zé Neto (PT-BA), em conversa com o Bahia Notícias, lembrou que atuou com ele no movimento estudantil nos anos 80, na Universidade Federal da Bahia (UFBA). O deputado baiano disse que desde aquela época, Sidônio atuava de forma acolhedora e demonstrando capacidade de aglutinar pensamentos divergentes e unir as pessoas em torno das suas ideias, principalmente em defesa da democracia.
Zé Neto disse ao BN que em um primeiro momento, neste terceiro mandato do presidente Lula, o secretário anterior, Paulo Pimenta, teve que reconstruir a Secretaria de Comunicação, que, segundo ele, tinha sido destruída na gestão do então presidente Jair Bolsonaro. O deputado baiano elogiou o trabalho feito por Pimenta, que deixou a Secom para a chegada de Sidônio Palmeira.
"Quero parabenizar o trabalho realizado por Paulo pimenta. Foi um trabalho excelente de reconstrução do Ministério. E essa reconstrução se deu também em colocar para funcionar muita coisa que não estava funcionando no governo passado. A Secretaria de Comunicação não existia. Era o gabinete do ódio e os xingamentos nas redes e as bravatas do ex-presidente na porta do Planalto ou na porta da residência oficial. Então agora acabou com isso", afirmou Zé Neto.
Para o deputado do PT da Bahia, a experiência do agora secretário Sidônio Palmeira em campanhas eleitorais, como a do presidente Lula em 2022, o qualifica para empreender ações de comunicação principalmente para combater o mal da fake news e das mentiras propagadas em redes sociais.
"Com essa vitória de Donald Trump e essa agressão que nós estamos assistindo no mundo inteiro com relação às redes sociais, eu acho que o fato de Sidônio ter esse convívio com esses elementos, de ter participado da campanha de Lula, ter vivido as dificuldades da campanha, é óbvio que ele vai entender muito mais do que está se passando no governo, no dia a dia da sociedade, no debate político atual", afirmou.
"Na sociedade esse debate acirrado existe permanentemente, e eu acho que o trabalho agora é fazer com que o governo tenha uma dinâmica mais intensa de responder a esses ataques e mentiras, principalmente dentro das redes sociais, dentro dessa linguagem que nós estamos vivendo no mundo atual. Por isso é muito importante essa chegada de Sidônio para a comunicação do governo", concluiu o deputado Zé Neto.
Além de conhecer há muito tempo o novo ministro do governo Lula, o deputado Zé Neto também teve em sua campanha o novo secretário executivo da Secretaria de Comunicação, o publicitário baiano Thiago César, que também foi empossado nesta terça. Thiago foi o responsável pelo marketing da campanha de Zé Neto à prefeitura de Feira de Santana, no ano passado.
"A vitória de Lula na última eleição veio muito pela forma de comunicar a partir do comando de Sidônio. Eu tenho certeza que vamos ter um avanço muito grande na comunicação do governo com Sidônio Palmeira. E a presença ainda de Thiago na Secom, ele não é só bom como profissional. Ele é bom como ser humano. Quem conhece ele sabe da sensatez, do equilíbrio, da maturidade dele", finalizou o parlamentar baiano.