Pereira desiste de concorrer à presidência da Câmara e apoia Hugo Motta; Rueda diz que Elmar segue na disputa
Por Edu Mota, de Brasília
Em nota divulgada na noite desta terça-feira (3), o 1º vice-presidente da Câmara, deputado Marcos Pereira (Republicanos-SP), desistiu de sua candidatura à sucessão de Arthur Lira (PP-AL) em 2025. Além da desistência, Pereira, que é presidente do Republicanos, anunciou que irá apoiar para a disputa o seu colega de partido, deputado Hugo Motta (PB), que é o líder da sigla na Câmara.
Na nota à imprensa, Marcos Pereira disse que recebeu apelo de vários líderes para que ajudasse na busca da construção de uma candidatura de consenso e que equilibrasse os diversos grupos que possuem articulação na Câmara.
“A candidatura à presidência da Câmara é uma construção coletiva com todos os líderes partidários e deputados. Sou mais um entre os 513. Recebi um apelo de vários líderes de partidos que não possuem candidaturas para que, em prol do Brasil, buscasse uma solução consensual que unifique a Câmara com serenidade, diálogo e previsibilidade. Diante deste cenário, abri mão de minha candidatura e decidi colocar ao presidente Arthur Lira a opção do líder da bancada do Republicanos, Hugo Motta, para que ele seja o nome de consenso entre todas as alas políticas do plenário", disse o deputado Marcos Pereira.
A notícia da desistência de um dos postulantes à cadeira de Arthur Lira pode causar novas reviravoltas nas negociações para a disputa pelo controle da Câmara dos Deputados. Lira já havia se reunido com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com o ex-presidente Jair Bolsonaro para negociar com ambos o apoio ao seu preferido, o deputado Elmar Nascimento (União-BA).
Havia a expectativa, desde ontem, de que o presidente da Câmara iria anunciar nesta quarta (4) o nome do escolhido para receber o seu apoio, e, segundo alguns líderes, esse nome seria o de Elmar Nascimento. A decisão do deputado Marcos Pereira de fortalecer a candidatura do seu colega de partido, Hugo Motta, entretanto, pode vir a atrasar novamente o anúncio do apoio de Lira ao líder do União Brasil.
Apesar das pressões de um grupo de deputados por novas desistências de candidatos e apoio a Hugo Motta, o presidente do União Brasil, Antonio Rueda, de sua parte, negou que Elmar Nascimento vá abandonar sua candidatura. Em entrevista a O Globo, Rueda disse que é "zero" a chance de Elmar desistir, e que o fato do deputado Marcos Pereira ter saído da disputa não afetará a candidatura do União Brasil.
"Elmar é candidato. Se Marcos não se viabilizou não é culpa nossa. Elmar hoje é o candidato mais viável", disse Antonio Rueda ao Globo.
