Gleisi Hoffmann sai em defesa de Haddad, alvo de uma onda de memes com críticas a aumento de impostos
Por Edu Mota, de Brasília
A presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), decidiu sair a campo para combater a atual onda de memes que têm o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, como alvo. Depois de alguns dias de silêncio desde que as redes sociais foram inundadas com memes que buscam atrelar à imagem de Haddad a postura de criador de impostos e taxas, os dirigentes do PT decidiram se movimentar.
Segundo Gleisi Hoffmann, os “ataques” ao ministro da Fazenda não seriam memes, mas pura desinformação. A presidente do PT disse acreditar que o “sucesso” do terceiro mandato do presidente Lula estaria por trás das críticas ao ministro que comanda a economia do país.
“Os ataques mentirosos contra o ministro Haddad são mais uma prova de que a economia do país está melhorando, e isso deixa a oposição apavorada”, disse Gleisi.
“A arrecadação está crescendo por dois motivos: o aquecimento da atividade econômica e a ação firme da Fazenda contra as distorções no cálculo de impostos. Vamos em frente. Continuaremos incomodando essa gente que torce contra o Brasil”, completou a presidente do PT.
Apesar da crítica da presidente do PT aos inimigos do governo, as postagens que estão viralizando nas redes sociais, segundo empresas de monitoramento da internet, estão sendo multiplicadas por perfis tanto de direita quanto de esquerda.
Já o alvo dos memes, o ministro Fernando Haddad, tem reagido com indiferença às postagens nas redes sociais. Em conversas com aliados, o ministro afirmou que está focado no trabalho para que o projeto político do governo Lula seja bem-sucedido.
A Secretaria de Comunicação da Presidência da República também não se pronunciou sobre a onda de memes. As postagens que ganharam força nos últimos dias, mostram principalmente paródias de superproduções cinematográficas que se utilizam o rosto do ministro, e que impulsionam apelidos como “Taxad”.
Diversos outros trocadilhos aparecem nos memes para criticar Fernando Haddad, tais como “Zé do Taxão”, “MadTax’, “Rombocop”, “Taxman”, entre outros. As muitas brincadeiras se repetem em diversos tipos de postagem, replicadas em inúmeros compartilhamentos e envios de mensagens.
A iniciativa para carimbar a imagem do comandante da equipe econômica como alguém que só quer saber de cobrar mais impostos e taxas do contribuinte levou a brincadeira até mesmo a Nova York. Um meme que se utilizou de foto do ministro em imagem manipulada de cartaz de filme foi reproduzido em telão da Times Square, um dos pontos mais famosos da cidade de Nova York.
O meme, que afirma ser Haddad o “Taxa Humana” – em uma paródia do filme Tocha Humana – foi divulgado pelo estudante brasileiro Hugo Montan, de 19 anos. Em conversa com o site Poder360, o jovem disse ter agido sozinho, que desembolsou US$ 45 para publicar o meme no telão, e que chegou a temer por represálias após a repercussão da sua ação.