"Salvador precisa assumir suas responsabilidades com a creche e fundamental I e II", diz Adélia Pinheiro
Por Carine Andrade
Em entrevista ao podcast Projeto Prisma, do Bahia Notícias, a titular da Secretaria da Educação (SEC), Adélia Pinheiro, repercutiu a entrevista do prefeito de Salvador, Bruno Reis (União), oportunidade em que ele afirmou que a prefeitura tem disposição para assumir até 23 mil alunos do fundamental II na rede municipal.
De acordo com Adélia, Salvador, Vitória da Conquista e Feira de Santana são os municípios baianos em que a rede estadual acolhe o maior número de estudantes do fundamental II. Para ela, “é muito bom saber dessa disposição do prefeito”.
A secretária frisou que “o número de estudantes de Salvador no fundamental II, que nós acolhemos na nossa rede, é maior que 23 mil. No momento, nós temos feito também no planejamento e replanejamento da nossa rede a municipalização de escolas onde a estrutura física, estudantes e, muitas vezes, professores passam para gestão municipal”, explicou.
A titular da SEC também salientou que, permanentemente, as secretarias municipais de educação se reúnem para fazer o planejamento da transição e da municipalização de unidades escolares e que, no caso da capital baiana, não é diferente. “Então, eu vejo com muito bons olhos porque Salvador precisa mesmo assumir as suas responsabilidades na creche, no fundamental I e no fundamental II”, destacou.
Confira o trecho da entrevista: