Kleber Rosa quer mudança radical na Segurança Pública: 'Problema na concepção'
Por Leonardo Almeida / Leonardo Costa / Anderson Ramos
Nascido e criado no Engenho Velho da Federação, bairro da periferia de Salvador, o cientista social e policial civil, Kleber Rosa, é a aposta do PSOL para a disputa ao governo da Bahia nas eleições de 2022. Militante de movimentos sociais de longa data, esta é a primeira vez que Kleber vai encarar as urnas. Caso eleito, ele promete priorizar a fatia da população pobre do estado.
“Eu vejo três pontos como fundamentais: a fome, uma política de reforma agrária de acesso à terra, com agricultura familiar; e uma mudança radical da política de Segurança Pública. Isso impacta diretamente a vida da nossa população na cidade e no campo, de forma absolutamente prioritária. Não é fácil apontar prioridades diante de tantas questões que são urgentes. Obviamente, estamos falando do desemprego. Mas o desemprego você não resolve numa tacada, numa canetada. Mas o problema da fome você pode resolver com um projeto objetivo de transferência de renda. Isso é a coisa mais urgente. Para mim, a fome é algo que dói e só quem passou fome sabe o quanto a fome dói. Eu sou de uma realidade onde experimentei todas essas iniquidades muito comuns às pessoas que estão em vulnerabilidade social e vulnerabilidade econômica. Eu sei o que é fome”, disse o psolista.
Rosa é o primeiro dos quatro postulantes ao Palácio de Ondina que serão entrevistados pelo Bahia Notícias nas próximas semanas. Na ocasião, o candidato foi questionado sobre temas do seu plano de governo e também sobre suas propostas para áreas como educação, saúde, segurança pública e meio ambiente.
A entrevista foi transcrita através da participação do candidato no podcast Projeto Prisma, transmitido na última segunda-feira (29) e que está disponível no canal do Youtube do BN (veja aqui). Confira os principais momentos (clique aqui).