Executiva nacional do Podemos pode 'forçar' Bacelar a apoiar Moro e ACM Neto em 2022
por Gabriel Lopes

Em meio ao cenário de especulações e caminhos possíveis a serem seguidos pelo deputado federal Bacelar, o indicativo do seu partido, o Podemos, é pela permanência do parlamentar baiano na sigla, apoiando as candidaturas de ACM Neto, ao governo da Bahia, e do ex-juiz Sergio Moro, ao Palácio do Planalto. As informações são de interlocutores do partido em Brasília.
Moro está recém filiado ao Podemos e sua chegada balançou a relação política de Bacelar com o grupo do governador da Bahia, Rui Costa (PT). Isso porque o petista afirmou, em mais de uma ocasião, que não teria como sustentar o alinhamento entre as siglas caso o Podemos - presidido por Bacelar no estado - endossasse a candidatura do ex-ministro e ex-juiz à presidência. Na avaliação de Rui, esse apoio também colocaria a reeleição de Bacelar em risco (leia mais aqui).
"Da relação pessoal com ele não tem nenhuma alteração, agora na relação partidária não tem como manter uma relação na medida que a pessoa está em um partido daquele que é responsável por esse caos que o Brasil vive. Tem dois grandes responsáveis: o atual presidente e o outro é ele, e portanto não é possível, do ponto de vista da relação partidária. Nós vamos ter que conversar para ver alternativas para ver o posicionamento dele", afirmou Rui Costa ao ser questionado sobre o assunto pelo Bahia Notícias no final do ano passado.
Para manter o deputado em sua base, Rui Costa não descartou sugerir que o aliado se filie a outro partido. "Devemos intensificar as conversas politicas com o Podemos e com outros partidos também. É necessário que a gente possa encontrar uma solução. Vamos discutir esse mês e em fevereiro todo o arranjo, já que em março abre o prazo para os deputados legalmente poderem sair dos partidos”, disse Rui. “É uma decisão que ele tomará. [Deixar o partido] é uma das alternativas", disse o governador.
A eventual saída do Podemos da base de Rui e aproximação com ACM Neto já havia sido adiantada pelo Bahia Notícias (relembre aqui), fruto do 'namoro' entre o União Brasil, nova sigla derivada da fusão entre DEM e PSL, e o ex-prefeito de Salvador.
Segundo o jornal O Globo, paralelo a isso, a cúpula do União Brasil também tem intensificado conversas para filiar Moro e lançar sua candidatura pelo novo partido. De acordo com a publicação, a legenda está empenhada em conseguir lançar um candidato para ter novamente uma bancada expressiva de deputados na Câmara e já abriu diálogo, inclusive, com a presidente do Podemos, Renata Abreu (leia mais aqui).
A possibilidade foi confirmada pelo Bahia Notícias. Lideranças do União Brasil revelaram que "o desejo da nacional ao Podemos é grande" para confirmar o apoio a ACM Neto e o resultado disso é que o presidente estadual da sigla, deputado federal Bacelar também pode migrar para o arco (leia mais aqui).
Outra movimentação, a nível nacional, é para a possibilidade de federação entre o Podemos e o Cidadania. No último final de semana, a presidente do partido, deputada Renata Abreu se reuniu com o partido comandado por Roberto Freire. Caso concretizada, a união garantiria a primeira aliança a favor de Sergio Moro, com objetivo de ampliar recursos e tempo de TV.
A iniciativa vem após o Cidadania também começar as tratativas para formar federação com o PSDB, que tem o governador João Doria, de São Paulo, como pré-candidato a presidente. A união já é debatida internamente com os estados e de acordo com Roberto Freire, caso confirmada, o Cidadania retiraria a pré-candidatura do senador Alessandro Vieira à presidência.
Notícias relacionadas
Notícias Mais Lidas da Semana
Podcasts

'Terceiro Turno': Paralisia das casas legislativas na Bahia antes do início da campanha
O período eleitoral ainda nem começou oficialmente, mas as principais casas legislativas do estado já estão em ritmo de campanha. Tanto na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) quanto na Câmara Municipal de Salvador (CMS), as sessões do plenário, que costumam ocorrer pelo menos uma vez por semana, ficaram esquecidas por um bom espaço de tempo.
Buscar
Enquete
Artigos
Campanhas publicitárias e a diversidade no alvo
Mais uma vez, aparentemente, fomos surpreendidos pela campanha do novo carro “VW Polo” tendo um casal gay na peça publicitária. “Mas só que não”. Quem não se lembra da campanha publicitária de uma empresa de cosméticos para celebrar os dias dos pais em 2020? Há algum tempo muito já se comenta que a diversidade aumenta a capacidade de produção, possibilita a criatividade e a inovação das empresas, ou melhor, de todas as organizações. Dentro de um marco do sistema capitalista a proposta vai amenizando o sofrimento e oportuniza uma aparente inclusão para alguns grupos. As empresas dizem e