Rui se diz 'alegre' para eleição de 2022 e alfineta oposição: 'Apressado come cru'
por Anderson Ramos / Nuno Krause

O governador Rui Costa (PT) aproveitou a manhã desta segunda-feira (17) para alfinetar a oposição, liderada pelo ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, sobre a corrida pelas eleições de 2022 na Bahia. Os aliados do PT ainda não definiram a composição da chapa que disputará a reeleição, que deve ser liderada por Jaques Wagner, porém, diferente da oposição, não apresentou formalmente o nome do senador como pré-candidato ao governo.
"A pressa que temos que ter neste momento é para cuidar das pessoas. Estou alegre e sorridente, porque eu dizia que apressado come cru. Esse ano eu já estou alegre com os números internos que eu tenho. A pressa é inimiga da perfeição, e vai mais uma vez cair do cavalo", afirmou Rui, em entrevista coletiva.
O governador está presente no Parque de Exposições de Salvador, onde assina o convênio para a construção de 485 casas em seis municípios baianos que foram afetados pelas chuvas.
Sobre o tema, ele criticou a ajuda que vem sendo oferecida pelo governo federal às vítimas das enchentes. "Não posso citar o que cada município recebeu. Eu sei que em muitos a maioria diz que não recebeu nada. O estado recebeu, até agora, de total de recursos, R$ 2 milhões. Incluindo assistência social, Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil. Estimamos um planejamento de R$ 1 bilhão e meio. Não quero polêmica política, só quero repetir: Se há a discriminação, que nem empréstimo de Banco do Brasil está liberando, pelo menos liberem para os municípios consertarem os danos da chuva", disse.
Neste domingo (16), a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) reconheceu mais uma morte decorrente das fortes chuvas que ocorreram em diversas regiões do estado desde o início de dezembro. De acordo com o governo estadual, agora são 27 mortos em toda a Bahia.
No total, o estado acumula ainda 30.306 desabrigados, 62.156 desalojados e 523 feridos em decorrência das chuvas. O total de atingidos é de 965.643 pessoas. Os números correspondem às ocorrências registradas em 199 municípios afetados. Desse total, 190 estão com decreto de situação de emergência.
Notícias relacionadas
Notícias Mais Lidas da Semana
Podcasts

'Terceiro Turno': O caos no transporte público e os possíveis impactos nas eleições
Não é exagero dizer que o sistema de ônibus de Salvador é um dos maiores problemas que os moradores da cidade enfrentam no seu dia-a-dia. As reclamações são as mais variadas possíveis, que vão desde atraso, queixas sobre o trajeto, violência e claro, o preço da tarifa
Buscar
Enquete
Artigos
Transporte público como Direito
O prefeito de Salvador Bruno Reis embarcou na última semana para Brasília para acompanhar a aprovação do PL 4392/21 que prevê a transferência de recursos da União aos municípios com o fim de subsidiar a gratuidade do transporte de idosos, dentre outras. Na terça-feira (17), chegou à Câmara de Salvador o PL 150/2022, que autoriza a concessão, por tempo determinado, de subsídio tarifário ao transporte público por ônibus em Salvador. Sem discussão, sem participação da população e sem debate sobre modelo. Mais remendos.