Área na Orlando Gomes já era utilizada como pátio da Transalvador; local está no PICS
Por Mauricio Leiro / Bruno Leite
Incluído no Plano Integrado de Concessões de Salvador (PICS), enviado pelo Executivo para a Câmara e já sancionado pelo prefeito Bruno Reis, um trecho do terreno na Av. Orlando Gomes já era utilizado como pátio de estacionamento da Transalvador antes de qualquer alteração do tipo de zoneamento.
Segundo informações obtidas pelo Bahia Notícias, a área em questão, que agora passará a ser considerada como uma Zona de Uso Diversificado (ZUD), já está sendo usada como pátio desde o início de 2021. A utilização aconteceu antes mesmo do Executivo ter remetido para a Câmara de Vereadores a proposta de alteração por zoneamento. A área, que é uma APR (Área de Proteção Rigorosa), não previa esse tipo de ocupação.
O tema foi um dos principais pontos do projeto de lei que foi problematizado pelos parlamentares. Porém outros pontos como a criação e a estruturação da Companhia de Desenvolvimento e Mobilização de Ativos de Salvador (Cdems) também foram citados. Além disso, outra parte da matéria que chamou atenção dos edis foi a alteração na nomenclatura de uma Área de Proteção Rigorosa da cidade (veja mais).