Azi diz que comando da nova sigla na Bahia ficará com egresso do DEM: 'Força maior'
por Especial de Brasília | Gabriel Lopes

Nome importante do Democratas, o deputado federal e presidente do DEM na Bahia, Paulo Azi, aponta que a administração do União Brasil na Bahia ficará com quadros egressos do Democratas no estado. O partido é derivado da fusão entre DEM e PSL, que será concretizada em convenção entre as siglas nesta quarta-feira (6), em Brasília.
"É natural que na Bahia o comando neste primeiro momento ocorra pelos quadros do Democratas, em função do apelo e da força eleitoral do partido na Bahia ser maior do que o PSL, o natural é isso. Logo que se consolidar o processo de fusão nós vamos conversar com os membros e fazer a indicação da nova comissão provisória estadual", aponta o parlamentar baiano.
Azi também destaca que a Bahia deve ter uma atenção especial do novo partido logo após a fusão. "A gente acredita que também lá faremos a maior bancada de deputados federais e estaduais e o partido já elegeu a Bahia com a candidatura de ACM Neto como sua prioridade nacional", acrescenta.
GESTÃO DO PARTIDO E TOMADA DE DECISÕES
Com a fusão, o União Brasil agregará parlamentares com ideologias e pensamentos políticos variados. Azi explicou ao Bahia Notícias que um modelo para a tomada de decisões será adotado no partido e que, assim como na Bahia, as forças dos estados serão consideradas caso a caso para a presidência estadual.
"Nesse primeiro momento está se discutindo estado por estado a composição das novas comissões provisórias. Em alguns a presidência será comandada por um quadro egresso do Democratas, em outros estados por quadros egressos do PSL. Isso definido em função da força e representatividade de cada partido em cada estado. Estabelecemos um modelo de governança que as decisões terão que ser consensuadas (sic), exigirá um quórum de 3/5 dos seus membros e nem o Democratas e nem o PSL isoladamente detém esse quórum. Então, nós teremos que exercitar a capacidade de diálogo e negociação e entendimento", disse.
Notícias relacionadas
Notícias Mais Lidas da Semana
Podcasts

'Terceiro Turno': A inflação que afeta o bolso e pode pesar nas urnas
Nos últimos meses as idas dos brasileiros aos supermercados são marcadas pela surpresa. Mas infelizmente está longe de ser algo bom. A inflação corroeu o poder de compra das famílias e o salário que já não é alto, ficou ainda menor com as variações nos preços de produtos básicos
Buscar
Enquete
Artigos
Transporte público como Direito
O prefeito de Salvador Bruno Reis embarcou na última semana para Brasília para acompanhar a aprovação do PL 4392/21 que prevê a transferência de recursos da União aos municípios com o fim de subsidiar a gratuidade do transporte de idosos, dentre outras. Na terça-feira (17), chegou à Câmara de Salvador o PL 150/2022, que autoriza a concessão, por tempo determinado, de subsídio tarifário ao transporte público por ônibus em Salvador. Sem discussão, sem participação da população e sem debate sobre modelo. Mais remendos.