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Prefeituras-Bairro superam 17 mil atendimentos durante medidas restritivas

Prefeituras-Bairro superam 17 mil atendimentos durante medidas restritivas
Foto: Bruno Concha/Secom

Após um mês do início das medidas restritivas na capital baiana, realizaram 17.685 atendimentos nesse período. Para superar este período, considerado o mais crítico da pandemia de Covid-19 em Salvador, os serviços da Prefeitura têm funcionado de maneira a atender as demandas mais urgentes da população. 

 

Os órgãos estão atendendo somente com hora marcada e, ainda assim, apenas os serviços considerados essenciais. São eles o Cartão SUS, dispensação de medicamentos e pré-cadastramento para vacinação de idosos residentes em Salvador que possuem cartão SUS de outros municípios.

 

Dentre os serviços realizados nesse período de restrição, o cartão SUS lidera os números, com 45,64%, seguido pela dispensação de medicamentos, com 31,60% e o pré-cadastramento de idosos, com 10,36%. O percentual restante se refere a atendimentos de outros serviços, agendados antes da vigência do decreto municipal. 

 

Quanto aos estabelecimentos, a Prefeitura-Bairro da Barra/Pituba lidera a quantidade de atendimentos, com 3.386, equivalente a 19,15% do total. Em seguida estão a Prefeitura-Bairro de Itapuã com 2.646 serviços, ou 14,96% do total, e a de Valéria, com 2.153 atendimentos, ou 12,17% da totalidade.

 

“Nesse momento, a atuação das Prefeituras-Bairro é de extrema importância, já que executamos serviços diretamente ligados à saúde da população. Isso é fruto da dedicação de todos os servidores, que durante esse período delicado têm mantido um elevado número de atendimentos, sempre com qualidade e presteza ao cidadão”, ressalta o titular da Secretaria Geral de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro (SACPB), Humberto Viana.

 

Moradora do Subúrbio, Denise Maria Souza atestou a qualidade do serviço prestado pelas Prefeituras-Bairro. “Agendei o serviço de atualização do cartão SUS no dia 19 de março, uma sexta-feira. Já na segunda-feira, dia 22 de março, fui atendida, inclusive antes do horário marcado. Resolvi tudo sem problemas aqui na Prefeitura-Bairro do Subúrbio”, declarou.

 

O cidadão pode agendar o atendimento para os serviços prestados pelas Prefeituras-Bairro através de três canais de comunicação: Um deles é o site Hora Marcada, no endereço horamarcada. salvador. ba. gov. br . Outra opção é o portal Fala Salvador, no site falasalvador. ba. gov. br , no qual também é possível solicitar diversas atividades municipais e acompanhar o andamento das demandas efetuadas.

 

Quem preferir, pode acessar ainda o canal de inteligência artificial no WhatsApp, que funciona todos os dias pelo número (71) 98392-3927. Ao primeiro contato, será necessário efetuar um cadastro com a atendente virtual Jana, que apresentará os locais, datas e horários disponíveis para agendar o serviço.