Operação da Polícia Civil no Detran-BA partiu de denúncia do Instituto Miguel Calmon
por Ailma Teixeira

Deflagrada pela Polícia Civil da Bahia na manhã desta quarta-feira (24), a Operação Mão Dupla foi originada de uma denúncia feita pela Fundação Instituto Miguel Calmon de Estudos Sociais e Econômicos (Imic). A investigação aponta que as fraudes em contratos, de 2012 a 2019, do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), com a fundação geraram um prejuízo estimado em R$ 19 milhões.
Esses desvios foram descobertos pelo atual superintendente do Imic, Marcos Cidreira. Ele lembra que ao assumir o cargo, há pouco menos de dois anos, se deparou com "desvios vultosos de verbas do governo do estado, via Detran, que deveriam ser usadas para fazer cursos".
"Foram feitos contratos fraudulentos e desvios de verba do Detran, então o Imic, com toda sua diretoria e conselho, ao perceber essas irregularidades na administração anterior, resolveu, por unanimidade, comunicar ao governador Rui Costa através do procurador-geral do Estado, Paulo Moreno, e oficializar a denúncia de desvios", detalha Cidreira, em entrevista ao Bahia Notícias. À época das supostas fraudes, Luiz Carlos Café era o superintendente e João Quadros, o presidente do Conselho de Administração.
A entidade encaminhou a denúncia à promotora Rita Tourinho, do Ministério Público da Bahia, ao Departamento de Repressão e Combate ao Crime (Draco), ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) e à própria Procuradoria-Geral do Estado (PGE). Por consequência, o superintendente lembra que o então presidente do Detran-BA foi demitido.
"Foi uma denúncia robusta, com provas irrefutáveis das irregularidades. Foi feita uma auditoria e foi entregue por mim aos órgãos", ressalta Cidreira, ao pontuar que o Imic atua como colaborador da Polícia Civil nesta operação. Segundo ele, os documentos e materiais que devem ser apreendidos pelos policiais hoje certamente são aqueles já repassados, por livre e espontânea vontade, pela fundação. O objetivo do Imic, como defende o superintendente, sempre foi o de não atuar como cúmplice das ilegalidades.
OPERAÇÃO MÃO DUPLA
Com cerca de 70 policiais nas ruas, a Polícia Civil deflagrou a operação tendo como alvo o Detran, duas fundações de direito privado e uma empresa privada. Foram identificadas ilegalidades no processo licitatório e na execução de contratos, com a participação de ex-dirigentes do Detran-BA e de outros agentes públicos ligados ao órgão (saiba mais aqui).
Notícias relacionadas
Notícias Mais Lidas da Semana
Podcasts

'Terceiro Turno': Ansiedade e críticas marcam indefinição de reforma administrativa de Rui
A ansiedade tem tomado conta de partidos da base e figuras aliadas ao governador Rui Costa (PT). Eles aguardam a reforma administrativa no alto escalão, prometida e aguardada desde 2020, e que segue sem acontecer. A espera pela definição tem caminhado junto com as críticas à articulação política e a abertura ao diálogo por parte do mandatário. As consequências da demora e a opção pelo não-diálogo adotada pelo Executivo podem influenciar ainda na formação da base para as eleições de 2022, até porque tem partido aliado que já está em diálogo com o grupo adversário, liderado pelo ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM). Diante disso, o episódio 74 do podcast Terceiro Turno discute o que está em jogo e quais são as expectativas em relação a aguardada reforma administrativa de Rui Costa.
DESENVOLVIMENTO SALVANDO VIDAS
Ver maisFernando Duarte

Lula apto para 2022 influencia cena nacional e disputa na Bahia, gostemos ou não
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve destaque no noticiário da última semana e tende a manter os níveis de atenção na que se inicia. Depois de ter anuladas as condenações contra ele, o que o coloca como um potencial candidato em 2022, os olhos se mantêm no Supremo Tribunal Federal durante a discussão sobre a suspeição do ex-juiz Sérgio Moro para julgar o petista. Independente do resultado sobre a atuação de Moro, Lula de volta à cena mexe com qualquer configuração prevista para o pleito do próximo ano - e não apenas no plano federal.
Buscar
Enquete
Artigos
Meus Deus! 36 meses é muito tempo
Essa foi a reação que tive ao saber que o Ministério da Saúde trabalha com um planejamento de ações para os próximos três anos visando vacinar, prevenir, tratar e cuidar das pessoas atingidas pelo vírus causador da Covid-19. A informação foi revelada pelo Dr. Lauricio Cruz, diretor do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis (DEIDT) do Ministério, em reunião com os deputados estaduais e distritais representando a União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE) na última terça-feira (13).