Juíza ordena prisão de primeiro suspeito de conspiração por invadir o Capitólio dos EUA

Uma juíza federal do estado de Ohio, nos Estados Unidos, ordenou nesta sexta-feira (22) que Donovan Crowl, membro da milícia armada de extrema direita Oath Keepers, fique preso enquanto aguarda julgamento. Ele é acusado de conspirar para o ataque ao Capitólio no início do mês.
Na ocasião, cinco pessoas morreram, após um um grupo de extremistas apoiadores do ex-presidente Donald Trump tentar impedir a certificação da vitória eleitoral de Joe Biden, de acordo com o G1.
"As acusações contra o réu são muito sérias", disse Sharon Ovington, juíza do distrito sul de Ohio.
O suspeito é um carpinteiro autônomo, veterano da Guerra do Golfo e não tem endereço fixo, segundo os procuradores federais. Ele já estava detido pela polícia americana e teve agora sua prisão preventiva decretada.
Os advogados de defesa argumentam que Crowl sofre de câncer de pele e não deve receber o tratamento adequado na prisão. Além disso, eles defendem que, por ser um veterano de guerra, o réu merece confiança e obedecerá a quaisquer regras impostas pela Justiça.
Crowl e seus companheiros de grupo Thomas Caldwell e Jessica Watkins são os primeiros suspeitos a serem acusados de conspirar para assumir o controle do Congresso dos EUA e impedir a certificação de Joe Biden como presidente.
Todos os três são membros da mesma milícia antigoverno.
Na denúncia, os investigadores disseram ter descoberto mensagens trocadas entre os três suspeitos mostrando um aparente esforço coordenado para invadir o Capitólio.
Notícias relacionadas
Notícias Mais Lidas da Semana
Podcasts

'Terceiro Turno': Ansiedade e críticas marcam indefinição de reforma administrativa de Rui
A ansiedade tem tomado conta de partidos da base e figuras aliadas ao governador Rui Costa (PT). Eles aguardam a reforma administrativa no alto escalão, prometida e aguardada desde 2020, e que segue sem acontecer. A espera pela definição tem caminhado junto com as críticas à articulação política e a abertura ao diálogo por parte do mandatário. As consequências da demora e a opção pelo não-diálogo adotada pelo Executivo podem influenciar ainda na formação da base para as eleições de 2022, até porque tem partido aliado que já está em diálogo com o grupo adversário, liderado pelo ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM). Diante disso, o episódio 74 do podcast Terceiro Turno discute o que está em jogo e quais são as expectativas em relação a aguardada reforma administrativa de Rui Costa.
DESENVOLVIMENTO SALVANDO VIDAS
Ver maisFernando Duarte

Lula apto para 2022 influencia cena nacional e disputa na Bahia, gostemos ou não
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve destaque no noticiário da última semana e tende a manter os níveis de atenção na que se inicia. Depois de ter anuladas as condenações contra ele, o que o coloca como um potencial candidato em 2022, os olhos se mantêm no Supremo Tribunal Federal durante a discussão sobre a suspeição do ex-juiz Sérgio Moro para julgar o petista. Independente do resultado sobre a atuação de Moro, Lula de volta à cena mexe com qualquer configuração prevista para o pleito do próximo ano - e não apenas no plano federal.
Buscar
Enquete
Artigos
Meus Deus! 36 meses é muito tempo
Essa foi a reação que tive ao saber que o Ministério da Saúde trabalha com um planejamento de ações para os próximos três anos visando vacinar, prevenir, tratar e cuidar das pessoas atingidas pelo vírus causador da Covid-19. A informação foi revelada pelo Dr. Lauricio Cruz, diretor do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis (DEIDT) do Ministério, em reunião com os deputados estaduais e distritais representando a União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE) na última terça-feira (13).