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Pesquisa avalia intenção de viagem na pandemia para traçar estratégias para setor
Foto: Reprodução/Pixabay

Uma pesquisa lançada pelo Ministério do Turismo vai identificar informações sobre a retomada das viagens por motivos pessoais feitas pelos brasileiros em meio à pandemia da Covid-19. Na Bahia, o levantamento tem o apoio da Secretaria de Turismo do Estado. A pesquisa fica disponível para acesso de qualquer cidadão até o próximo dia 13 de fevereiro.

 

As repostas vão nortear tanto o setor público quanto o privado nas ações de retomada da economia do turismo. 

 

A partir dos dados obtidos, a Setur pretende traçar estratégias para a promoção do destino Bahia junto ao público interno, seja este consumidor residente no território baiano ou em outro estado.

 

A previsão é de que os resultados da pesquisa sejam encaminhados ao estado 30 dias após a finalização.  

  

A intenção da Secretaria de Turismo ao estimular a divulgação da pesquisa é também conseguir implantar iniciativas importantes para a reconquista de mercados emissores de turistas ao estado, exemplo de São Paulo com taxa de 14,1% de emissão de turista à Bahia, Minas Gerais com 6,6% e o próprio turista baiano que costumar viajar pelo estado e representa 55% do fluxo turístico na Bahia.

 

A pesquisa conta com 11 perguntas de múltipla escolha e pode ser respondida em pouco mais de um minuto. Entre as informações que poderão ser mensuradas na pesquisa estão as perspectivas dos consumidores quanto à confiança em realizar viagens e utilizar meios de hospedagem (a pesquisa está disponível aqui)

 

https://pesquisas.turismo.gov.br/index.php/656981

  

O secretário de Turismo do estado, Fausto Franco, pontua que com a aplicação das primeiras doses da vacina na população brasileira, existe uma expectativa de que as pessoas tenham mais segurança para planejar viagens e acredita que a pesquisa irá captar esse cenário. Entretanto, o secretário ressalta que os cuidados no combate a pandemia não podem ser deixados de lado.  “Para a gente acompanhar a mudança de comportamento das pessoas em relação a viagens é necessária a realização de pesquisas e criar ações eficazes para promoção do turismo com segurança, utilizando máscara, com uso de álcool em gel e distanciamento social. A chegada da vacina é uma luz no fim do túnel e nos deixa esperançosos, mas com muito equilíbrio e pé no chão porque sabemos que ainda iremos conviver com esse vírus por um tempo”.  

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