Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies

Marca Bahia Notícias
Você está em:
/
Notícia
/
Geral

Notícia

Prefeitura de Salvador aguarda licenças para expedir alvarás de dois trechos do VLT

Por Matheus Caldas

Prefeitura de Salvador aguarda licenças para expedir alvarás de dois trechos do VLT
Foto: Divulgação / Skyrail Bahia

Cerca de 10 dias após expedir o alvará para autorizar as obras do VLT/Monotrilho em toda a Avenida Sububana, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) ainda analisa mais dois trechos que necessitam da liberação: Calçada-Comércio e Calçada-Acesso Norte. 

 

A informação foi divulgada ao Bahia Notícias nesta segunda-feira (14) pelo titular da Sedur em Salvador, Sergio Guanabara. “Essa parte ainda encontra-se em análise da Sedur. Estou aguardando o projeto chegar aqui com as licenças do Iphan [Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional], do Ipac [Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia] e da SPU [Secretaria do Patrimônio da União], que ainda não chegaram”, explicou.

 

O secretário também afastou a possibilidade de conflitos entre a prefeitura da capital e o governo do estado, responsável pela obra (leia mais aqui). “Ao longo deste tempo todo, o estado pôde perceber que o município nunca deixou de ser parceiro dele em relação às obras sobre as quais o município tem a responsabilidade de licenciar. Nós entendemos que toda ação é muito importante para a população e é nesse conjunto de raciocínio que a gente trabalha aqui no município”, disse.

 

O PROJETO
O VLT terá duas linhas: a verde e a laranja. A segunda compreende a maior parte do modal, que liga Ilha de São João, localidade situada em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador, até o Acesso Norte. A linha verde, por sua vez, é uma bifurcação que vai de São Joaquim até o Comércio, na Cidade Baixa.

 

A ordem de serviço para a intervenção foi assinada pelo governador Rui Costa (PT) no dia 10 de dezembro do ano passado. O valor total estimado para a obra é de R$ 2 bilhões (leia mais aqui). 

 

A primeira fase do projeto consiste na construção de 21 estações em 19,2 km de extensão, com início na Ilha de São João, passando pelo Subúrbio Ferroviário, Calçada e seguindo até o Comércio.

 

A segunda fase vai expandir o projeto e levar o VLT até a estação Acesso Norte do Metrô de Salvador, com mais cinco estações em 4,08 km.

 

PREVISÃO DO GOVERNO

Na última semana, o titular da Sedur estadual, Nelson Pelegrino, indicou que as discussões avançam no sentido de encerrar a operação dos trens do Subúrbio entre outubro e novembro (leia mais aqui). O modal, tradicional modelo de transporte da região, vai ser substituído pelo VLT. 

 

A proposta vai ser apresentada ao governador Rui Costa (PT). Após isso, deve ser apresentado à imprensa o cronograma de obras.