Segunda, 27 de Julho de 2020 - 13:40

Com reabertura de shoppings, SSA teve menor queda no fluxo de veículos desde março

por Ailma Teixeira

Com reabertura de shoppings, SSA teve menor queda no fluxo de veículos desde março
Foto: Max Haack / Secom PMS

Com a reabertura dos shoppings e grandes lojas na última sexta-feira (24), a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) identificou a passagem de 564.125 carros pelas vias monitoradas por radares e fotossensores. O número representa uma queda de apenas 11% em relação ao registrado na sexta-feira usada como referência: 632.622. É a menor marca já registrada para esse dia da semana desde o início da quarentena.

 

O órgão tem acompanhado o fluxo de veículos nas ruas em todo esse período e os gráficos mostram que a redução só não foi menor do que na quinta-feira (23), véspera da reabertura. Na ocasião, a queda no fluxo de carros foi de 8%.

 

De acordo com a assessoria da Transalvador, o que se observa ao longo do tempo é uma oscilação ascendente, com os números cada vez mais próximos do que era registrado em dias normais, quando não há alterações no trânsito. Com a flexibilização gradativa dos decretos que suspendiam atividades não essenciais e a menor adesão da população à quarentena, na última semana a redução no volume de veículos nas principais vias não passou de 20%.

 

REABERTURA DO COMÉRCIO

Na sexta, não só shopping e lojas acima de 200m² puderam abrir as portas, mas também templos religiosos e eventos drive-in foram autorizados a funcionar. Os setores fazem parte da fase 1 do plano de reabertura da Prefeitura de Salvador junto com o Governo do Estado. Como a taxa de ocupação de leitos de UTI Covid ficou abaixo de 75% por cinco dias seguidos, a etapa foi iniciada.

 

O Bahia Notícias acompanhou o movimento em dois dos principais shoppings da cidade e mostrou que a reabertura foi com longas filas nas portas, aferição de temperatura e tentativa de ordenamento do espaço com sinalizações e regras (veja aqui).

Histórico de Conteúdo